alugar

Conheça X benéficos ao alugar uma casa

Alugar uma casa é a solução para muitas pessoas que querem sua independência e privacidade, mas que no momento não podem comprar um imóvel.

No Brasil, cerca de 18,3% das moradias são alugadas, o que equivale a 13,3 milhões de imóveis, ou seja, existe muita gente que mora de aluguel. 

Mas, para além das questões financeiras, também existem as vantagens que fazem do aluguel a primeira opção de muitos.

A compra de um imóvel exige muita burocracia, visto que o futuro comprador precisa de uma quantia determinada para adquirir a propriedade ou dar entrada nela, além de preencher uma série de requisitos exigidos pelos bancos.

É necessário ter boas condições financeiras para pagar, salário compatível com a mensalidade, dentre outras exigências que são muito complicadas para algumas pessoas.

Comprar um imóvel também significa passar a vida toda morando no mesmo lugar, pelo menos para a maioria dos proprietários de imóveis, esta é a realidade.

O imóvel de aluguel não exige tantas despesas e os moradores podem simplesmente se mudar sempre que quiserem.

Para esclarecer melhor sobre o assunto, neste artigo, vamos mostrar porque algumas pessoas preferem alugar uma casa e quais são os benefícios da locação.

Por que algumas pessoas preferem alugar?

Existem algumas vantagens que fazem as pessoas optarem pela locação. Uma delas é a mobilidade, tendo em vista que o inquilino pode se mudar com mais facilidade e menos burocracia, ao contrário do que aconteceria se fosse dono do imóvel.

Muitos também preferem a locação diante de um cenário econômico incerto, como é o caso do Brasil há um bom tempo. Assumir a dívida de um financiamento pode ser muito arriscado em um país que vive em constantes crises.

Embora não seja possível fazer algumas melhorias por conta própria, como um paisagismo jardim, quem mora de aluguel pode personalizar o imóvel com uma decoração que transmite sua personalidade.

Aliás, o financiamento é um processo de compra extremamente longo, complexo e burocrático, e só deve ser feito quando:

  • Quiser um imóvel para a vida toda;
  • A parcela é acessível;
  • Se o imóvel tiver qualidade;
  • Não pretende se mudar do bairro ou cidade.

Nem todas as pessoas sonham com a casa própria, principalmente a geração atual, que tem outros planos para a vida completamente diferentes das gerações anteriores.

Outra razão que faz muitas pessoas optarem por alugar uma casa é a possibilidade de pagar menos agora e juntar dinheiro para comprar um imóvel à vista no futuro.

Há quem se prepare durante algum tempo para dar uma entrada de 30% do valor da propriedade e alugar outro imóvel para morar e que tenha um valor de aluguel semelhante ao que vai pagar na prestação da casa ou apartamento.

O imóvel próprio traz mais liberdade para fazer mudanças, como instalar transformador isolador trifásico a seco, mas tudo representa um investimento, além de que a locação não exige tantos valores.

Para entender um pouco mais o que faz com que tantas pessoas escolham o aluguel, é interessante conhecer as vantagens dessa modalidade.

Principais vantagens do aluguel

Alugar um imóvel traz muitas vantagens para os moradores, principalmente para aqueles que querem sua independência. Alguns dos benefícios que mais se destacam são:

1.    Redução de custos

Independentemente do tipo, um imóvel traz muitos custos de manutenção. Quem compra uma propriedade precisa arcar com todas as manutenções e reformas, o que representa uma grande despesa para as finanças.

Por outro lado, a locação livra o morador desses gastos, sendo que a responsabilidade de alguns consertos é totalmente do proprietário, a não ser que o dano tenha sido causado pelo locatário.

Por exemplo, se o locatário quebrar acidentalmente o vidro de uma janela, vai precisar arcar com esse custo. Agora, se a pia da cozinha de repente começa a apresentar um vazamento, então é necessário procurar o proprietário.

2.    Mais fácil para se mudar

Uma empresa impermeabilização estofados funciona em um imóvel próprio porque precisa se fixar no mesmo endereço enquanto estiver na ativa, mas as pessoas não têm essa mesma necessidade ou obrigação quando o assunto é moradia.

A locação é excelente para aqueles que não gostam de passar muito tempo no mesmo imóvel, então fica muito mais fácil se mudar sem precisar se preocupar com um monte de burocracia.

É possível rescindir o contrato de aluguel quando for necessário e encontrar novas oportunidades para se morar. Assim, se uma pessoa recebeu uma proposta de emprego em outra cidade, terá mais facilidade para se mudar.

Mas se esse profissional mora em imóvel próprio, vai ter que enfrentar uma série de burocracias para conseguir vendê-lo, a não ser que prefira alugá-lo para outra pessoa.

O inquilino pode contratar uma empresa de limpeza e impermeabilização de estofados e receber as visitas que quiser, assim que estiver instalado no novo imóvel alugado.

Quando quiser se mudar, precisa apenas comunicar o proprietário, lembrando-se apenas de que alguns contratos estabelecem um prazo mínimo de locação. Caso o inquilino queira sair antes, terá de pagar uma multa.

3.    Baixo investimento inicial

Como falamos anteriormente, não são todas as pessoas que podem comprar um imóvel ou que desejam se comprometer com um financiamento imobiliário. O aluguel é, para elas, a melhor opção, visto que é financeiramente muito mais acessível.

Não é necessário se preocupar com o pagamento de entradas e outras transações financeiras que costumam pesar muito no bolso na hora de comprar uma casa ou apartamento, como no caso de documentação e escritura.

O inquilino precisa pagar apenas o primeiro aluguel e providenciar a mudança para a nova casa.

4.    Contratos flexíveis

Você já sabe que quem aluga um imóvel tem como vantagem a possibilidade de se mudar sempre que quiser, o que também leva a outro benefício que é a flexibilidade do contrato de locação.

Assim como no caso da locação de aparelhos esteticos, o contrato de locação de imóveis determina um prazo mínimo de permanência por parte do inquilino, mas esse período pode ser renovado, caso seja do interesse de ambas as partes.

Contudo, se o inquilino quiser rescindir o contrato, basta apenas comunicar o proprietário e procurar outro imóvel.

Este é um fator essencial para a qualidade de vida porque, muitas vezes, as pessoas desejam encontrar um lugar melhor para viver, onde se sintam mais seguras e protegidas contra várias perspectivas.

Logo, se o indivíduo mora em um bairro que ficou muito perigoso nos últimos anos, pode simplesmente locar outro imóvel para viver em uma região mais tranquila, com baixos índices de assalto e outros tipos de violência.

Também existem casos em que o próprio imóvel já não está mais tão bom, então o morador pode encontrar propriedades bem estruturadas e que ofereçam até mesmo alguns diferenciais, como escada extensiva galvanizada para acessar os maleiros.

5.    Diferentes opções de moradia

A variedade de imóveis para alugar é muito maior do que a quantidade de imóveis disponíveis para a venda. Isso é muito vantajoso porque é a oportunidade de encontrar uma moradia dos sonhos, sem precisar pagar uma fortuna.

É claro que o valor do aluguel é compatível com a estrutura e a localização da propriedade, no entanto, ele sempre será mais em conta do que a aquisição do bem.

Nesse sentido, uma família que precisa de um apartamento bem localizado e com boa estrutura de lazer pode alugar ao invés de comprar. Afinal, a compra exige uma série de burocracias e custos que podem impactar a saúde financeira.

Por outro lado, ao optar pela locação, essa mesma família pode encontrar o imóvel perfeito e todos os cuidados com a parte elétrica, como patch panel e switch, hidráulica e acabamento ficam por conta do proprietário.

Você só precisa se preocupar em arrumar seus pertences e partir para a nova casa. A moradia terá todas as características que a família precisa para ter conforto e segurança, além de boa localização.

6.    Ajuda a economizar

Por fim, qualquer pessoa que queira economizar encontra no aluguel de imóveis uma excelente oportunidade de refazer a vida e sair das dívidas.

Algo muito comum entre os proprietários de imóveis é se endividar para pagar todas as despesas do financiamento. Quando a situação fica insustentável, uma forma de desfazer esse nó é alugar um imóvel enquanto se paga as dívidas da propriedade.

Além disso, para quem está conquistando a Independência agora, o aluguel é uma alternativa de fazer o dinheiro render e investi-lo em outras melhorias, como adesivo personalizado para geladeira.

Considerações finais

O aluguel é uma forma de ter seu próprio lugar para morar, sem precisar de ninguém e ser totalmente independente, mesmo quando a pessoa não tem condições de comprar seu próprio imóvel.

Basta escolher a casa ou apartamento que mais te agrada e que seja compatível com sua realidade financeira para usufruir de todos os benefícios de alugar uma casa que mostramos ao longo deste conteúdo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.