inbound marketing

Como uma imobiliária pode realizar a inbound marketing?

Inbound marketing é uma estratégia necessária para qualquer tipo de empresa, inclusive para as imobiliárias, afinal, todas precisam atrair clientes, convertê-los e encantá-los.

Essa estratégia também é conhecida como marketing de atração e é diferente do conceito tradicional de publicidade, visto que atrai o público e ajuda a estabelecer um relacionamento com as pessoas, por meio de marketing de conteúdo, SEO e outras estratégias.

Empreendedores e consumidores mais velhos se lembram muito bem que as estratégias de marketing de antigamente se baseavam em interrupções. A marca interrompia as pessoas para mostrar seus produtos e serviços.

Além de interromper o consumidor, não era difícil encontrar produtos e serviços que deixavam muito a desejar e as pessoas não podiam fazer muito para poder fazer valer seus direitos.

Com a chegada da internet tudo mudou, principalmente o comportamento do consumidor. As organizações precisam criar maneiras diferentes de conquistar os clientes e é exatamente aqui que entra o inbound marketing.

As imobiliárias estão em um mercado extremamente concorrido e complexo, por isso também precisam investir nessa prática.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de inbound marketing e mostrar de que maneira uma imobiliária pode trabalhar com essa técnica.

Entenda o conceito de inbound marketing

O inbound marketing reúne várias estratégias que têm como objetivo criar e compartilhar conteúdos para determinado público-alvo, e assim conquistar a permissão para se comunicar com as pessoas.

A comunicação é feita de maneira direta, o que ajuda a estabelecer um relacionamento duradouro. Do mesmo modo, são os clientes que vão atrás da empresa, atraídos pela mensagem transmitida por ela.

Dessa forma, um fabricante de envelope a3 personalizado tem mais facilidade para apresentar suas soluções, converter clientes e fidelizá-los.

Benefícios do Inbound marketing

Embora esteja no auge do planejamento de marketing das empresas, empreendedores mais jovens se perguntam se realmente vale a pena investir nesse tipo de estratégia.

Em primeiro lugar, é necessário entender que produzir conteúdo relevante traz vários benefícios para o negócio, independentemente de seu porte ou segmento.

O marketing tradicional possui algumas deficiências que foram superadas pelo inbound, e é exatamente por essa razão que ele vem sendo cada vez mais usado para fortalecer a marca e aumentar suas vendas, mesmo que indiretamente.

Essa estratégia é querida pelas pessoas, pois engaja o público e estimula o compartilhamento. Dentre as vantagens trazidas por ela, estão:

  • Alcança o público certo;
  • Aproxima os clientes;
  • Tem poder de persuasão;
  • Reduz o ciclo de vendas;
  • Diminui os custos;
  • Fácil mensuração;
  • Aumenta o ticket médio.

Em primeiro lugar, ao investir em inbound marketing a imobiliária consegue atrair o público certo. Outras estratégias, como melhorar a arquitetura fachada comercial, são muito importantes para atrair o público ideal.

Só que por meio do marketing de atração, a imobiliária será capaz de chamar a atenção dos consumidores que realmente têm potencial para comprar.

Para se ter uma ideia, empresas que produzem cerca de 13 conteúdos por mês conseguem ter 4 vezes mais visitas em seus canais.

No entanto, além de alcançar uma grande quantidade de pessoas, essa estratégia alcança as pessoas certas, ou seja, aquelas que podem se transformar em clientes.

Essa ação é diferente das demais porque, com ela, a marca não tenta empurrar a todo custo seus produtos e serviços. Na verdade, ela cria uma relação de confiança e as pessoas se abrem para ouvir as dicas e o que a marca tem a falar.

A empresa passa a investir em uma comunicação aberta e constante, que possibilita entender a opinião da persona e assim melhorar seus produtos e serviços.

O inbound marketing também tem mais poder de convencimento porque os conteúdos se baseiam em informações sólidas.

A persona de um fabricante de forro de drywall tabicado entra em contato com materiais que falam sobre assuntos de seu interesse e terá tempo suficiente para se convencer da compra.

A marca constrói um relacionamento que fará toda a diferença na hora em que o consumidor precisar decidir-se sobre a compra.

Essa estratégia ainda é capaz de reduzir o tempo necessário que uma empresa precisa para vender, algo muito benéfico para as imobiliárias, que trabalham com um processo de vendas muito longo e complexo.

Agora, ao oferecer conteúdo completo e relevante, fica muito mais fácil e rápido movimentar os leads pelo funil de vendas, fazendo com que se decidam mais rapidamente.

Se a imobiliária consegue vender mais rápido, então também vai vender mais e reduzir os custos envolvidos nessa etapa. Os custos diminuem porque é mais barato conquistar clientes com o inbound marketing do que com as ações pagas.

Assim, se uma empresa de refrigeração consegue reduzir o desperdício de recursos, então terá mais dinheiro para investir em estratégias que realmente tragam algum resultado.

Outra vantagem é a mensuração em tempo real, visto que é possível e importante acompanhar os resultados das estratégias inbound para entender o que funciona ou não e o que precisa ser melhorado.

Por fim, algumas ações de inbound marketing, como no caso do marketing de conteúdo, educam os leads e os clientes, fazendo com que se interessem e confiem mais na marca, o que eleva o ticket médio.

Ou seja, a imobiliária cria conteúdos que fortalecem a relação com os seus clientes, e por isso eles vão gastar mais na próxima compra.

Estratégias de inbound marketing para imobiliárias

As imobiliárias são empresas que lidam com a compra, venda e locação de imóveis, e por esse motivo, trabalham com um processo de vendas mais longo e complexo, que lida com grandes quantias, além de mediar os sonhos e os objetivos de vida das pessoas.

Mas, assim como no caso de um centro de cirurgia veterinária, as imobiliárias também podem investir em estratégias de inbound marketing para atrair os seus clientes, e algumas das principais práticas são:

1 – Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a principal estratégia de inbound, aliás, é uma das principais estratégias de marketing digital.

Trata-se da criação de materiais ricos e relevantes, em diferentes formatos, usados para atrair, encantar e fidelizar clientes e potenciais clientes.

Para entender seu funcionamento, vamos pensar em uma pessoa que queira comprar um imóvel e esteja fazendo pesquisas na internet. Só que essa pessoa tem muitas dúvidas em relação à compra de imóveis e quer solucioná-las.

Se a sua imobiliária tem um blog com conteúdos ricos postados frequentemente, será capaz de esclarecer as dúvidas desse usuário que, consequentemente, vai enxergar a imobiliária como uma líder de seu segmento.

Supondo que ele se interessou por um imóvel, pode entrar em contato com os vendedores para saber um pouco mais sobre ele, como a necessidade de procurar uma empresa de aquecedor a gás conserto, reparos em geral, e assim por diante.

Mas a imobiliária não precisa falar apenas sobre os imóveis que vende ou aluga, muito pelo contrário, pode abordar vários outros assuntos relacionados à sua área de atuação e que sejam do interesse da sua persona.

Ou seja, é possível falar sobre um bairro específico na cidade onde determinado empreendimento será lançado, dar dicas para organizar a mudança e dicas de decoração.

2 – Investir em SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization que em português pode ser traduzido como otimização para motores de busca.

É um conjunto de estratégias que uma empresa de instalação de aquecedor solar residencial pode usar para otimizar suas páginas, de modo que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Para as imobiliárias, as estratégias de SEO são muito vantajosas porque quando uma pessoa procura um imóvel, o primeiro lugar que vai fazer essa pesquisa é o Google.

O buscador vai apresentar, por ordem de relevância, uma lista de links onde o usuário pode conferir todas as informações que precisa sobre o tipo de imóvel procurado.

Se a sua imobiliária aparecer entre os primeiros resultados, terá muito mais chances de atrair um novo comprador.

No entanto, para isso, é necessário escolher boas palavras-chave e otimizar as páginas do site para que elas possam ser acessadas por qualquer tipo de dispositivo.

3 – E-mail marketing

Assim como uma empresa de limpeza de fachada acm, o e-mail marketing pode ser usado pela imobiliária para fidelizar seus clientes e envolver aqueles que ainda não compraram com ela.

O e-mail é uma excelente estratégia porque ajuda a estabelecer uma relação de confiança com o público e serve como ponte para as vendas.

Considerações finais

Para trabalhar com inbound marketing do jeito certo, é muito importante que a imobiliária conheça seus próprios objetivos, saiba quem é sua persona, construa uma boa base de contatos e qualifique seus leads.

Com isso, vai atrair as pessoas certas e facilitar o processo de venda de imóveis, de modo que ele seja menos burocrático e mais fácil para o corretor e o comprador.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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