Como a área do Marketing está sendo revolucionada pela Tecnologia?

A área de Marketing é bem mais complexa do que aparenta para quem não atua nela. Pilar essencial na estratégia de expansão das empresas, tem papel importante também na geração de valor e adequação às necessidades e preferências dos clientes.

    Uma empresa que possui uma boa estratégia de comunicação se diferencia em relação aos demais players do mercado, além de ter mais facilidade em vender, fidelizar clientes e conquistar novos.

Entretanto, com as diversas mudanças que ocorrem a cada momento, como a área de Marketing reage a essas mudanças? Qual é o impacto que a tecnologia traz para as empresas na comunicação?

Como o cenário do Marketing vem mudando?

Uma coisa é certa: a evolução trazida pela tecnologia na área de Marketing é constante e ampla. Com o passar dos anos, a tendência é que as tecnologias facilitem cada vez mais as rotinas das empresas e profissionais, para que foquem no que traz mais valor a empresa.

Ao se adaptar às transformações digitais e novas preferências do mercado, o marketing se desenvolve ao passo que a sociedade muda. Novas formas de aproximação com o consumidor são necessárias para aproximá-lo das empresas e promover a venda de produtos e serviços de forma mais pessoal e personalizada.

De acordo com a Pesquisa de Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, cerca de 94% das empresas escolheram a área como estratégia de crescimento. Não é à toa que a demanda por profissionais de Marketing Digital cresce a cada ano.

O desafio das empresas foi e continua sendo acompanhar as novas tecnologias e tendências de marketing, se adaptando rapidamente para continuarem competitivos.

Marketing Digital

Mesmo com base no marketing tradicional, várias tecnologias são desenvolvidas a todo momento. Diante de tantas mudanças, o marketing precisou se reinventar para promover produtos e serviços por meio das mídias digitais.

A forma como a publicidade se adaptou a internet e desenvolveu novas formas de se relacionar com os consumidores é conhecida como Marketing Digital. O ambiente virtual permite que a empresa conheça melhor o perfil de seus consumidores e, conforme mencionado, consegue posicionar melhor seus produtos.

No mesmo contexto, surgiu o inbound marketing.

A estratégia consiste em uma série de ações online destinadas a direcionar o tráfego para o site e converter esses cliques em consumidores. Basicamente, é uma maneira mais pessoal de usar o conteúdo para atrair novos clientes.

Business Intelligence

O Business Intelligence (BI), ou inteligência dos negócios, representa um conjunto de metodologias e ferramentas de coleta de dados internos, externos, qualitativos e quantitativos que, quando analisados, fornecem insights para a empresa.

A partir desses insights que geralmente se aplicam tanto ao marketing como à gestão empresarial como um todo, é possível ter tomadas de decisão mais embasadas em fatos e dados e garantir maior efetividade das estratégias.

Com o BI, você pode rastrear os caminhos necessários a seguir para atingir seus principais objetivos de negócios e ainda criar relatórios de reporte para executivos da companhia.

Big Data

    A evolução da internet e das tecnologias que nela se inserem permitiu a coleta de dados de usuários de diferentes fontes: pesquisas em sites de busca, histórico de navegação, atividade nas redes sociais, etc.

Com a visão de todas as informações juntas, é possível compreender uma visão muito mais completa do comportamento dos usuários de determinada companhia.

O Big Data permite coletar e analisar grandes quantidades de dados para identificar informações úteis para decisões de negócios. Ao analisar Big Data, as empresas podem prever com mais confiança o comportamento futuro dos consumidores e desenvolver estratégias com base nas novas informações que obtêm, se mantendo competitivos no mercado global.

Automação

A automação é outra grande tecnologia que vem revolucionando as empresas. Se iniciou com pequenas modificações em sistemas industriais mas atualmente, tem grande utilidade também na área de Marketing, podendo ser utilizada desde a etapa de atendimento ao cliente até o pós-venda.

Tem como principais papéis, a redução da interferência humana em processos repetitivos e o aumento da eficiência operacional, com atividades mais ágeis e com menos falhas.

Um exemplo da automação em Marketing é a segmentação de listas de e-mail através das características desejadas e envio automático de conteúdos pré-programados. É uma ferramenta muito utilizada também em plataformas de CRM, onde toda a gestão de relacionamento da empresa é realizada através de programações no sistema.

Outro cenário onde a automação também é utilizada é nos famosos chatbots de e-commerces e aplicativos de conversação, como o WhatsApp, por exemplo.

Essa tecnologia já alterou diversas práticas dos profissionais de marketing digital, permitindo que as equipes de comunicação deixem atividades repetitivas e muito operacionais com os “robôs” e foquem na alta performance das ações.

A tendência é que nos próximos anos, outras soluções apareçam no mercado e transformem o trabalho dos profissionais de marketing e outras áreas como por exemplo hootsuite.

Como visto neste artigo, uma das principais transformações da tecnologia na área de Marketing é a facilitação das atividades, permitindo às empresas maior assertividade nas estratégias criadas e melhora na abordagem comercial, graças ao refinamento de informações e expectativas dos clientes.

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