Landing page

Aprenda a criar uma landing page para sua imobiliária

Landing page é uma página que reúne todos os elementos necessários para fazer uma conversão, trabalhando desde o visitante de uma página até o momento em que ele se torna cliente da empresa.

Ela também é conhecida como página de aterrissagem, página de conversão ou página de captura, sendo fundamental para as estratégias de marketing digital.

Quando uma empresa investe em Inbound Marketing, seu objetivo é atrair pessoas que realmente têm potencial para se tornar cliente, por meio dos canais digitais utilizados, como no caso de sites e blogs.

O propósito é fazer com que essas pessoas consumam os conteúdos e se tornem clientes no funil de vendas. Mas para que isso aconteça, é necessário saber como converter os usuários em potenciais clientes e estes em clientes de fato.

É necessário que eles caminhem pelo funil de vendas e sejam trabalhados desde o momento em que descobrem a marca. Nesse processo, a landing page tem um papel muito importante, e neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre ele.

Vamos explicar o conceito de landing page, falar um pouco sobre sua importância e como uma imobiliária pode criar essa página.

O que é landing page

Landing page nada mais é do que uma página que tem o objetivo de converter os visitantes. Também conhecida como página de aterrissagem ou página de captura, trata-se do primeiro espaço onde o visitante acessa um site.

Utiliza-se de poucos elementos e seu foco é uma chamada principal para assim evitar distrações e garantir a conversão.

De nada adianta atrair muitos visitantes se eles não são convertidos em leads. Se uma empresa especializada em reforma gesso teto quiser levar essas pessoas para a próxima etapa, precisa fazer com que caminhem pelo funil de vendas.

Receber muitas visitas é sempre bom, mas elas não vão impactar o negócio se os visitantes não forem transformados em potenciais clientes. Justamente por isso a marca precisa criar páginas específicas que vão prender a atenção do usuário.

É necessário excluir tudo o que for excesso, como textos grandes, informações dispensáveis, menu, entre outros elementos que são comuns em páginas comuns.

De modo geral, dentro de uma estratégia de marketing, é comum que a empresa solicite o preenchimento do formulário em troca de um conteúdo, como:

  • E-book;
  • Planilhas;
  • Infográficos;
  • Vídeos.

Mas o material precisa ser bom o suficiente, a ponto de fazer com que o visitante ofereça algumas informações pessoais. Mas a landing page também pode oferecer uma oferta, avisar sobre a conclusão de uma compra, dentre outras ações.

Alguns donos de sites acreditam que o site institucional e a landing page são a mesma coisa, entretanto, ao criar sua página de aterrissagem, o objetivo de um fabricante de pintura epóxi impermeabilizante é converter leads por meio de conteúdos relevantes.

Dentro dessa estratégia digital, é fundamental que o site conte com boas estratégias de otimização, para que assim possa facilmente ser encontrado pelos motores de busca.

Nesse sentido, uma boa dica é divulgar a landing page por meio de chamadas dentro do site, facilitando a conversão de visitantes em leads.

Importância da landing page

Investir na criação de página de captura é fundamental para as estratégias de marketing, inclusive para as imobiliárias. Aliás, essas empresas precisam trabalhar ainda mais suas ações, tendo em vista a complexidade na negociação de um imóvel.

Por ser um mercado extremamente competitivo, é fundamental saber trabalhar adequadamente os potenciais clientes, e a landing page facilita o lead scoring.

Trata-se uma estratégia que prioriza os leads mais quentes, por meio de uma pontuação para os contatos, levando em conta as ações realizadas por eles.

Por exemplo, quando o visitante é convertido por um material de fundo de funil produzido pela imobiliária, significa que ele está mais preparado para negociar o imóvel, então, deve ser priorizado pelos corretores.

Ao fazer isso, tanto uma empresa de zeladoria e portaria quanto uma imobiliária conseguem facilitar o trabalho dos vendedores e ainda constrói uma relação positiva com os contatos.

Outra facilidade trazida por essa página é a segmentação dos clientes, visto que dependendo da conversão por meio de determinado material ou do tipo de informação solicitada no formulário, é possível segmentar melhor os leads.

A imobiliária descobre exatamente quem são as pessoas que estão interagindo com ela, e essa facilidade é ainda mais importante para os negócios que não possuem um porte ou segmento definido.

Por fim, trabalhar com essa página é importante para diminuir o custo de aquisição de clientes, pois a estratégia é mais barata e gera excelentes oportunidades para o negócio.

Se uma empresa de serviço de limpeza tivesse que utilizar outras estratégias para obter informações sobre as pessoas interessadas em seus serviços, teria de passar várias horas fazendo ligações e entrevistas.

Mas por meio de uma divulgação adequada e uma boa estratégia, a página de aterrissagem pode ser utilizada como motor de vendas do mês, trazendo oportunidades para os vendedores e aumentando o potencial do negócio.

Como criar uma boa landing page

Agora que você já sabe qual é o conceito e a importância dessa página para sua imobiliária, chegou o momento de saber como criá-la. Algumas dicas para isso são:

Definir o objetivo

A primeira coisa que você precisa fazer é definir o objetivo da página, considerando o trabalho do negócio. Pense no que a imobiliária quer conseguir, como convencer o cliente a conhecer algum imóvel, fazer o download de um material, entre outros.

Antes de criar um material sobre um imóvel com quarto infantil planejado com escrivaninha para enviar em troca do preenchimento do formulário, primeiro conheça o perfil dos clientes.

É necessário conhecer as características do público para decidir o que será apresentado na página de captura. Lembrando que o ideal é suprir as necessidades dos consumidores em primeiro lugar.

Escolher um bom título e descrição

O título da página é responsável por atrair os visitantes, é necessário que ele seja claro e conciso, transmita o objetivo principal e mostre para o visitante a ação que ele deve realizar.

O subtítulo também precisa ser chamativo e induzir o senso de urgência, lembrando que a descrição também é um fator essencial. Ela deve ser clara e mostrar de maneira simples o que está sendo oferecido.

Mesmo que a descrição seja algo obrigatório, procure transmitir a mensagem e explicar a oferta e o valor que o serviço oferece para o visitante.

Inserir um CTA

CTA é uma sigla para Call To Action, uma chamada para ação que orienta o usuário a fazer alguma coisa dentro da página, como preencher o formulário.

A imobiliária deve incluir este botão para que o usuário forneça suas informações e receba em troca um material sobre apartamentos com sacada de vidro fumê.

O botão deve contar com uma chamada, como “baixe o conteúdo”, “faça o download gratuito”, “agende uma visita”, dentre outras possibilidades.

É fundamental que ele tenha uma cor chamativa e que seja capaz de atrair o visitante, ao mesmo tempo em que induz uma ação.

Pensar em um design atrativo

A página de captura precisa ter um bom design para atrair os usuários e a criatividade é um diferencial na hora de criá-la. As cores precisam ser fortes, como no caso do azul, laranja e verde, contrastando com tons mais amenos, como o branco e o cinza.

Se uma empresa de frete de caminhão de mudança não quiser criar uma página do zero, pode utilizar o template de outro site e fazer algumas pequenas edições, de modo a enaltecer a marca.

Incluir o formulário

Um dos elementos mais importantes da página de aterrissagem é o formulário, utilizado para converter o visitante em lead. Se não houver um formulário, não é possível converter usuários em leads.

Deixe claro todos os campos que precisam ser preenchidos e utilize opções que podem ser selecionadas pelo visitante, facilitando e agilizando o preenchimento.

A imobiliária deve perguntar apenas o que é necessário em troca de um conteúdo sobre impermeabilização de fachada de prédio. O excesso de informações pode incomodar o usuário e prejudicar a conversão.

Lembre-se de que a intenção é guiar o visitante pelo funil de vendas e iniciar um relacionamento com ele. Dessa forma, a imobiliária vai conhecer melhor seu futuro cliente até que ele realmente esteja pronto para comprar.

Considerações finais

O marketing digital oferece muitos recursos para as empresas, e dentre os mais importantes está a landing page. É por meio dela que seu negócio vai agilizar as conversões e conquistar potenciais clientes.

Em um processo de compra e vendas tão complexo quanto o do mercado imobiliário, contar com essa página é fundamental para facilitar as negociações e obter excelentes resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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