imóvel

5 Dicas para adquirir seu primeiro imóvel

Independência dos pais, liberdade espiritual, financeira e geográfica. São muitos temas deste tipo que giram em torno dos principais objetivos almejados por pessoas de todas as idades nos dias de hoje. E, geralmente, a aquisição de um Imóvel compõe essas ambições.

Não é à toa que, nos tempos atuais, haja um desejo tão grande por este tipo de compra. Não se trata de um simples bem material. Na verdade, a aquisição da casa própria se trata mais de um anseio de viés social, familiar, emocional e, pode-se dizer também, psicológico.

Dispondo de um Circuito de câmeras de segurança, de mobília nova e completa ou tão somente da estrutura básica, a aquisição dos apartamentos e residências simples tem sido cada vez mais valorizada por indivíduos de todas as classes sociais.

Por esta razão, será de grande utilidade apresentar neste texto algumas das maiores vantagens por trás da compra do próprio imóvel, seja ele uma casa com varanda ou um apartamento com tela em sacada e salão de festas.

Por fim, serão fornecidas cinco dicas práticas de como fazer um bom negócio na hora de adquirir este patrimônio. Serão algumas das principais orientações que precisam ser dadas a quem entra neste processo que, embora vantajoso, necessita de alguns bons cuidados.

Assim, será possível comprar um espaço que sirva bem a si mesmo e à família, e ainda sobrará poder aquisitivo para adquirir também um bom suporte para churrasqueira simples, para passar bem os finais de semana.

Quais as vantagens de ter o próprio imóvel?

Achar um lugar confortável, seguro e discreto para residir é uma necessidade primária, à qual todos os indivíduos estão sempre procurando suprir. Entretanto, são muitas as pessoas que encontram diversas dificuldades nessa procura.

Em grande parte das vezes, isto é o que faz com que surja o problema de não saber o que escolher. É aqui que surge o confronto entre alugar ou comprar uma casa.

Para auxiliar as pessoas a saírem dessa dicotomia, é necessário conhecer melhor os tipos de benefício por trás da aquisição de um imóvel.

Por esta razão, serão descritos em detalhes alguns desses benefícios listados no artigo, que são, a grosso modo, o fato de que a compra de uma casa pode proporcionar:

  • Corte de gasto mensal;
  • Segurança no investimento;
  • Valorização do imóvel;
  • Reserva financeira sólida;
  • Escalamento do patrimônio;
  • Liberdade;
  • Mais segurança para a família.

Mesmo levando em conta o valor da manutenção condominial, a economia que se tem ao adquirir a própria casa é incomparável às demais opções de vida, se for o caso de parar para levar todas as condições e gastos em conta.

Benefícios de adquirir a casa própria

É verdade que o aluguel se trata de uma alternativa muito viável para quem necessita com urgência de uma moradia, porém não dispõe de dinheiro suficiente para comprar uma casa no momento.

Entretanto, em alguns casos, esse é somente um estágio de transição para o momento da compra de uma residência própria.

É essencial refletir bem e planejar uma forma de deixar de ser locatário o quanto antes. Afinal de contas, a pessoa dispensa grande quantidade de dinheiro ao longo de vários anos, e a única parte beneficiada durante o processo é o proprietário do imóvel.

Além disso, uma vez que esse dinheiro nunca irá render nada, nem mesmo poderá retornar para aquele quem faz esses pagamentos, é de suma importância sair desta condição.

Uma vez que tudo aquilo que se pode realmente chamar de meu tem um valor maior, desde a livre escolha de um modelo de elevador em escada à troca dos pisos, é interessante explorar mais um pouco esse tipo de benefício.

Menos uma conta mensal

Quando uma pessoa se livra do aluguel, as despesas, tanto pessoais quanto de viés familiar, começam a adquirir um nível mais saudável, a partir do fato de que elas deixam de ser utilizadas para a liquidação da mensalidade, para serem empregadas em outras coisas.

Isto é, aqueles que optam pela aquisição da casa própria podem trocar um gasto mensal por um investimento a longo prazo, que irá valorizar bastante as suas finanças.

A pessoa se torna mesmo capaz de fazer uso de tudo aquilo que economizou para um empreendimento novo, ou mesmo investir no próprio negócio profissional, adquirindo uma porta de madeira para escritório, por exemplo.

Segurança no investimento

Investir dinheiro em imóveis trata-se de uma opção muito segura, que apresenta excelentes chances de valorização que poderão transformar o dinheiro em títulos, ou até mesmo em ações.

Fazer o investimento em papéis pode até ser tido por muitos como uma opção mais rentável, especialmente quando o investidor está inteirado a respeito do mercado de capitais.

Entretanto, mesmo aqueles que possuem grande experiência nessa área reconhecem a existência de riscos que não devem ser negligenciados nessa modalidade.

A verdade é que existem muitas opções para quem quer investir de forma segura, tais como a Caderneta de Poupança, por exemplo, mas que não proporcionam uma rentabilidade tão vantajosa, colocando o imóvel no meio das boas alternativas de investimentos.

Junto a isso, existe também o critério da valorização. Ao considerar que o mercado de imóveis possui sempre uma concorrência bastante acirrada e está em processo constante de movimentação, aqueles que compram a própria casa podem receber algo de volta.

Sempre existe a chance do comprador poder observar o seu dinheiro investido em sua nova moradia valorizar, uma vez que a busca por casas e apartamentos sempre aumenta ao longo do ano. Além disso, o morador pode decidir se desfazer da casa no futuro.

À medida que o tempo vai passando e a procura por moradias cresce, é bastante normal ver os preços dos imóveis subirem.

Pensando nessa margem de lucro em potência ao longo prazo, em vez de adquirir uma casa alugada, aquele que opta por comprar a sua própria não só soluciona o problema de não ter onde morar, como também ganha a possibilidade de melhorar a vida financeira.

Liquidez e reserva financeira

Em meio a todo este contexto de mudança de vida geográfica e realização dos sonhos, são muitos os imprevistos que podem ocorrer a qualquer momento da trajetória do indivíduo e, por esta razão, é importante estar preparado para qualquer um deles.

Por esta razão, quando surge alguma coisa inesperada, não existe nada melhor do que dispor de uma reserva financeira sólida, como aquela que pode ser adquirida com a venda ou aluguel do próprio imóvel.

É bem verdade que a venda de uma residência pode requerer um certo tempo para ser consolidada. Porém, quando ela está estipulada no preço certo e se apresenta em boas condições, o imóvel certamente irá possuir boa liquidez, independente dos outros fatores.

É exatamente isso que garante a possibilidade de haver uma reserva financeira concisa. Ainda mais quando a casa dispõe de uma divisória de drywall com porta, é aí que existe mesmo a possibilidade de pedir um valor alto.

Além disso, existe também a possibilidade de conseguir um grande aumento do patrimônio. Uma das maiores preocupações das pessoas mais prevenidas é conseguir constituir um patrimônio firme, e que possibilite uma maior tranquilidade no futuro.

As mesmas motivações já citadas, que fazem uma casa própria ser um excelente investimento, também proporcionam qualidade de vida patrimonial a aqueles que já possuem um imóvel.

Segurança

O nível de confiabilidade por trás da aquisição de um imóvel também se observa a partir do proporcionamento de uma maior segurança para as famílias, nos mais amplos sentidos.

Sob o ponto de vista da moradia, os familiares se sentem mais tranquilos por terem a consciência de que possuem uma casa própria para residir.

A tranquilidade se mostra ainda maior a partir do momento em que eles sabem que a casa pode ser vista como reserva financeira e que, em uma ocasião de emergência, poderá ser usada para salvar a família.

Além do mais, aqueles que moram em uma residência alugada precisam estar atentos às regras definidas pelo proprietário, e que normalmente trazem limitações aos desejos de reformas e de mudanças semelhantes que se mostram necessárias ao conforto.

Previsibilidade no contrato

Juntamente às parcelas que já são previamente conhecidas, o comprador de um imóvel terá um amplo conhecimento de todos os pormenores contratuais, devendo fazer a leitura de tudo com muito cuidado e atenção.

As estipulações para o futuro do financiamento são bem previsíveis, de forma que é possível fazer ótimos planejamentos das próprias finanças por todo o tempo em que houver um compromisso com esse pagamento específico.

Dessa forma, a instalação de um portão de ferro basculante pode ser feita sem haver a preocupação de estar jogando dinheiro fora.

5 dicas para conseguir um bom imóvel

Por fim, cinco são as principais dentre as mais práticas dicas para adquirir um bom imóvel, e se livrar das opções que podem trazer dores de cabeça:

  1. Programar-se quanto às parcelas;
  2. Procurar saber o valor do FGTS;
  3. Economizar para pagar a entrada;
  4. Se ater às condições de pagamento;
  5. Poupar dinheiro para as despesas.

Tomando uma boa decisão quanto ao tipo de casa que se vai comprar, é possível evitar muitos problemas para o futuro. Assim, essa escolha pode se mostrar a mais importante da vida de muitos.

Considerações finais

Adquirir um imóvel é a realização do sonho de muitas pessoas. Finalmente, será possível ter um lugar para chamar de lar com propriedade.

Mas para que a escolha seja assertiva, é necessário se ater à natureza do tipo de compra que se está fazendo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.