SEO

4 dicas de SEO para imobiliárias

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de estratégias que otimizam as páginas de um site para que apareçam bem posicionadas nos resultados de pesquisa dos buscadores, como no caso do Google, Yahoo ou Bing.

Seu propósito é facilitar o encontro entre os usuários e os conteúdos mais adequados para sua busca, em outras palavras, as pessoas conseguem encontrar aquilo que estão procurando com mais facilidade e segurança.

Essas estratégias funcionam para diferentes tipos de empresas, inclusive as imobiliárias, por isso é muito importante estar atenta a elas. Isso porque o site institucional e os conteúdos são totalmente desenvolvidos para quem procura os imóveis.

Quando a imobiliária aparece de maneira orgânica entre os primeiros resultados de pesquisa, vai receber uma quantidade maior de visitantes e sem que para isso seja necessário pagar por anúncios.

É importante dizer que cerca de 90% dos usuários preferem clicar em resultados orgânicos que aparecem na primeira página. É justamente por isso que tantos profissionais de marketing defendem o SEO e a produção de conteúdo como estratégia.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, o presente artigo mostrará qual é a real importância do SEO para as imobiliárias e quais ações podem ser utilizadas para melhorar essa estratégia.

Importância do SEO para as imobiliárias

Antes de entender qual é a importância do SEO para as imobiliárias, é interessante saber como essas ações funcionam para esse tipo de empresa.

O SEO pode ser aplicado tanto no conteúdo quanto na estrutura do site, pois quanto mais preparada a plataforma estiver, melhor será sua pontuação e sua indexação nos resultados de pesquisa.

Para conseguir vender e alugar imóveis dos mais variados tipos, como uma casa com escada tripla extensiva, uma imobiliária pode investir em SEO técnico, SEO on page e SEO off page.

Mas independentemente da ação adotada pelo negócio, o fato é que o SEO é importante para o posicionamento da marca e ajuda as imobiliárias de várias maneiras.

Em primeiro lugar, é necessário lembrar que a sociedade está inserida no mundo digital, e quem não é visto perde muitas oportunidades de negócios.

As pessoas não têm mais tempo e paciência de ficar procurando o imóvel perfeito por longos períodos, elas querem encontrar essa propriedade, mas sem ter muito trabalho e é exatamente nesse cenário que o SEO trabalha.

Só que as imobiliárias precisam conhecer muito bem essa ação e saber aplicá-la do jeito certo. Além do mais, é algo que precisa ser constante e planejado em longo prazo, com isso, o site do negócio sempre estará bem posicionado.

A importância do SEO para as imobiliárias é explicada por meio de suas vantagens, e uma delas é o fato de melhorar a experiência dos clientes, inclusive para aqueles que acessam a internet por meio de dispositivos móveis.

Uma empresa de higienização poltrona encontra no SEO uma maneira de repaginar seu canal e trazer mais conforto para o cliente que estiver navegando em suas páginas, e a mesma situação se aplica para as imobiliárias.

O SEO também ajuda a oferecer todas as informações que os internautas procuram, e quando o indivíduo encontra um site completo, com todos os detalhes sobre o imóvel e fotos de qualidade, fica muito mais propenso a fechar negócio.

Quanto mais o site é acessado na internet, mais passa a ser considerado como um canal de informações importantes pelo Google e outros mecanismos de pesquisa.

Quanto mais uma empresa aparece de maneira orgânica durante as pesquisas dos usuários, mais exposta estará a sua marca. Naturalmente, os clientes começam a enxergar uma referência naquilo que ela faz.

É justamente por isso que as estratégias de SEO são fundamentais, afinal, fazem com que as páginas da imobiliária apareçam no topo dos mecanismos de pesquisa.

Trabalhar com essa ação aumenta as buscas orgânicas pelo site, algo que todo tipo de negócio, como uma empresa de instalação de insulfilm janela quarto, procura alcançar.

Existem dois tipos de pesquisa nos buscadores, sendo a paga e a orgânica. A busca paga requer um investimento em anúncios patrocinados, e eles vão aparecer nas primeiras posições, porém, identificados como anúncios.

Depois deles aparecem os resultados orgânicos, e o primeiro lugar é ocupado pelo site mais popular sobre o assunto. Para definir essa popularidade, os buscadores analisam uma série de fatores e, a partir disso, fazem a indexação.

Para uma imobiliária, o uso de SEO em longo prazo melhora o ranqueamento da plataforma, sem que para isso ela precise pagar pelos anúncios. No entanto, isso só vai acontecer se ela souber usar as estratégias de otimização.

Como melhorar o SEO da imobiliária

Quando a imobiliária sabe investir nas estratégias de otimização para seu site, ele passa a ter acesso a várias vantagens, como:

  • Aumenta o tráfego qualificado;
  • Gera autoridade de marca;
  • Atrai clientes;
  • Melhora o ranqueamento.

Na verdade, esses benefícios não alcançam apenas as imobiliárias, mas qualquer tipo de negócio, como um fabricante de porta de madeira almofadada. Só que, para ter acesso a eles, é necessário investir em algumas estratégias, como:

  1. Usar boas palavras-chave

Uma das coisas mais importantes em SEO é escolher boas palavras-chave, pois são elas que vão mostrar para o buscador o tipo de conteúdo que a imobiliária oferece. Enquanto o visitante procura sobre o tema, logo a empresa aparece para ele.

Supondo que alguém esteja procurando uma imobiliária em determinada cidade, usar o nome do local aumenta as chances de ser encontrado.

O que o gestor precisa fazer é realizar algumas pesquisas para compreender quais são os termos usados pelas pessoas e que se encaixam ao negócio. Mas para isso ele também precisa entender a persona e definir os objetivos de sua estratégia.

  1. Saber elaborar títulos

Se uma pessoa está procurando informações sobre cortina efeito wave em algum buscador, vai se interessar muito mais por um material que tem um título interessante sobre esse assunto.

Cuidar dessa parte é muito importante para que o primeiro contato com os potenciais clientes seja positivo, caso contrário, é difícil conquistá-los, e uma das coisas que o usuário mais observa durante uma pesquisa na internet é o título.

E quando ele é chamativo, consegue chamar o usuário para visitar a página, caso contrário os resultados não serão satisfatórios. Assim sendo, é fundamental investir tempo e dinheiro para que o título seja impactante e atraente.

Lembrando que ele precisa ser claro e mostrar para as pessoas o que é que elas vão encontrar na página. Tudo isso deve ser feito em até 65 caracteres para que ele apareça por inteiro nos resultados.

  1. Usar imagens de qualidade

Uma empresa de instalação de rede de proteção removível para janela basculante precisa compartilhar boas imagens de seus produtos e serviços para chamar a atenção das pessoas, e para as imobiliárias isso também é fundamental.

No entanto, a organização deve ter cuidado e evitar uma grande quantidade de elementos visuais em sua página. O tamanho da foto pode impactar a velocidade de carregamento e afetar o ranqueamento do conteúdo.

Aplicativos e sites são capazes de reduzir o tamanho dos arquivos, sem comprometer a qualidade visual que é tão importante para vender e alugar imóveis.

Outra característica muito importante é a tag alt, que pode ser construída para descrever claramente a imagem, contando com a palavra-chave presente no conteúdo, todas as vezes que for possível.

Por exemplo, se o imóvel que a imobiliária está vendendo possui divisória PVC área externa e fotografou essa característica, pode usar o termo para descrever, assim, o buscador vai saber exatamente do que se trata a imagem.

  1. Fazer boas descrições

A internet traz muitas possibilidades, ao mesmo tempo em que pode dispersar os leads. Se o conteúdo não conta com atributos positivos, os visitantes podem simplesmente se cansar da página e procurar outros canais, como as redes sociais.

A descrição do imóvel é fundamental para prender a atenção lead e fazer com que ele se interesse pela oferta em questão. Boas fotos e vídeos permitem que o indivíduo passe mais tempo na plataforma.

Além disso, quando a descrição não é boa o suficiente e faltam informações, é provável que o site atraia interações desqualificadas.

Apenas pela foto não é possível saber qual o tamanho do imóvel, de que maneira os cômodos são distribuídos, se tem lapidação de piso, entre outras características que representam detalhes importantes.

Considerações finais

As estratégias de SEO são fundamentais para as imobiliárias porque o consumidor moderno adquiriu o hábito de procurar imóveis na internet.

Uma vez que isso acontece, nada mais natural do que investir em otimizações para que o site do negócio apareça entre os primeiros resultados.

Sendo assim, um bom planejamento de SEO pode ser a estratégia ideal para que um imobiliária se destaque no mercado em que atua e no meio digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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