Um CRM imobiliário se trata de uma ferramenta que ajuda a melhorar as rotinas com resultados positivos por meio de análise de dados, mas as imobiliárias precisam saber escolher a melhor opção para seus objetivos.
Normalmente, o mercado imobiliário é reconhecido por seu tradicionalismo, porém nos últimos anos também começou a se ater às ferramentas tecnológicas. Seus principais objetivos são otimização de processos, redução de custos e melhor experiência do cliente.
Dentre os diversos recursos disponíveis para isso, um dos mais destacados é o CRM Imobiliário. Através dele, os corretores podem se posicionar e organizar seu trabalho diário. Isso é possível devido a plataforma ter diferentes funções como:
- Gerar relatórios periódicos;
- Enviar lembretes;
- Gerenciar leads;
- Cadastrar clientes.
A verdade é que empresas de todas as esferas e nichos estão podem fazer uso dessa ferramenta, considerando todas as facilidades que ela pode trazer ao seu dia-a-dia de trabalho.
Portanto, para que uma imobiliária modernize seus processos e otimize sua rotina interna, é preciso entender a fundo o que se trata um CRM e como este recurso pode ajudar no setor de imóveis.
O que é um CRM imobiliário?
A sigla CRM pode ser traduzida do inglês Customer Relationship Management para Gestão de Relacionamento com o Cliente. Sua função é ser um sistema que faz o intermédio do relacionamento entre a empresa e os clientes.
No setor imobiliário, ele possibilita auxiliar os corretores a ter um registro de informações sobre os clientes que atendem, ao mesmo tempo em que os gestores podem acompanhar a performance da equipe através de dados mais precisos.
Além disso, esse sistema tem outras vantagens por possibilitar a automatização de processos repetitivos e ainda permite a interação uma interação mais facilitada entre todos os envolvidos no projeto.
Uma empresa terceirizada copeira poderá usar tipos diferentes de CRM e plataformas para auxiliar em sua rotina. Basta saber escolher qual é mais benéfico para o modelo de negócios.
Seja para venda ou locação, existem diversas opções para realizar os procedimentos, desde a negociação com um potencial cliente que entrou no funil de vendas, até o fechamento de negócio.
Todas as informações geradas e armazenadas são compiladas para facilitar a geração de relatórios. A geração desses dados é importante porque permite construir um banco de dados completo e útil para tomadas de decisões mais decisivas.
Mas é possível porque as plataformas de CRM exibem o comportamento do consumidor e reúnem informações que ajudam os profissionais a entregar bens e serviços de acordo com as necessidades das pessoas.
Investir nesse recurso é essencial para garantir que os processos sejam otimizados e o tempo necessário para a realização das atividades seja cumprido. Também ajuda as empresas a se adaptarem aos perfis e comportamentos dos clientes.
Como o CRM Imobiliário pode aumentar as vendas?
Os profissionais do setor imobiliário geralmente lidam com uma rotina de trabalho muito atarefada, o que pode acarretar em erros e dificuldade de aumentar os resultados, além de falta de previsibilidade nas taxas de conversão.
Ademais, o tempo que se perde em uma administração, atendimento de potenciais clientes e dificuldade na execução de processos comerciais.
Dessa forma, o uso de um software de CRM se faz necessário, já que ele possibilita que os profissionais do setor possam acompanhar de maneira coesa e objetiva, o status de todos os clientes e leads. Existem outros pontos que podem ser citados também.
Conhecimento mais preciso do público
Os interesses do público ficam mais organizados assim como seus dados, dessa forma, o corretor imobiliário saberá utilizar as informações mais relevantes para atender as expectativas do cliente.
Por exemplo, se o cliente trabalhar de casa, pode se interessar muito mais por um imóvel que tenha um home office planejado. Portanto, baseado nessa informação, já é possível facilitar o trabalho do corretor, pois basta ele puxar quais imóveis tem essa característica.
Mas, de modo geral, ter as informações dos clientes reunidas e de fácil acesso permitirá apresentar imóveis que realmente façam sentido para o perfil do cliente e aumentar as oportunidades de vendas.
Atendimento de qualidade
Ainda sobre o interesse do cliente, ter as informações do que eles buscam pode ajudar a antecipar a oferta de um imóvel. Por isso, um CRM se mostra como a melhor opção para realizar um bom atendimento.
Ele permite analisar os dados e informações, e assim, ajudar o corretor a adaptar o atendimento de acordo com o que o potencial cliente necessita. Isso gera confiança e sentimento de compreensão.
Portanto, se caso uma pessoa estiver interessada em um imóvel que possua cômodos extras para fazer um aluguel quarto no futuro, poderá encontrar justamente o que procura com a ajuda de seu corretor.
Isso facilita para que o corretor faça um bom atendimento e tenha a recomendação do cliente para outras pessoas que tenham interesse em adquirir um imóvel.
Segmentação de interesses
Como mencionado anteriormente, conhecer e entender os interesses dos clientes é fundamental para vender qualquer produto, ainda mais quando se trata de imóveis.
Com isso em mente, o corretor deve entender que para alguns, a aquisição de imóveis pode parecer um processo muito mais preocupante. Sendo assim, precisam passar uma boa visão para o cliente sobre quais as características e outros detalhes que aquele imóvel tem.
A melhor maneira para isso é compreender exatamente o que o lead está buscando com a aquisição daquela casa ou apartamento.
Por exemplo, se uma pessoa estiver procurando por uma casa que tenha toldo retrátil para garagem, o CRM permite segmentar e encontrar os imóveis que tenham justamente essa característica.
E com isso, o corretor pode apresentar as opções disponíveis e surpreender positivamente o cliente, e assim, a oportunidade de fazer a venda é muito maior.
Como ter mais proveito em usar um CRM?
Um CRM imobiliário tem diversas funções que, quando bem utilizadas, podem agregar muito mais valor para o negócio.
No setor imobiliário, o CRM é pensado para reunir as informações e apresentá-las de forma simplificada, objetiva e rápida para melhorar o atendimento, vendas, cobranças, relatórios e análises internas.
Portanto, utilizar um CRM, assim como pode ser feito em uma empresa de limpeza de piso cerâmico pós obra, pode melhorar significativamente os processos e garantir maiores resultados para a imobiliária. Ainda, os pontos abaixo irão potencializar mais os resultados.
Elabore campanhas de marketing com as informações
Com o avanço da internet, é possível atingir resultados extraordinários e muito mais rápido do que alguns anos atrás. Afinal, cada vez mais empresas estão procurando utilizar a internet para fazer marketing.
Isso pode ser observado ao olhar para uma empresa que disponibiliza aluguel de aquecedor de ambiente externo e teve resultados expressivos ao investir em campanhas de tráfego pago no Facebook, Instagram e Google.
Porém, esses resultados só podem ser atingidos com informações bem segmentadas para definir o rumo das campanhas. É aí que o CRM para o ramo imobiliário entra.
Com as informações e dados dos clientes que são armazenados no sistema, será possível entender o comportamento do consumidor, qual público tem mais probabilidade de comprar e outras características úteis como idade, gênero e muito mais.
Assim, as campanhas terão uma segmentação muito mais poderosa e atingir o público correto será muito mais fácil, possibilitando obter mais vendas.
Use as informações para atender novas demandas
Embora o próprio sistema tenha inteligência para agregar muito valor à otimização de tempo e processos, não se pode subestimar o poder analítico para gerar demanda e desenvolver novas estratégias.
Portanto, assim como uma gráfica que desenvolveu um banner de parede personalizado pode fazer para atender uma nova demanda utilizando as informações coletadas de seus clientes, o setor imobiliário também pode realizar o mesmo.
As pessoas estão sempre dando indícios do que desejam. Tudo o que é preciso fazer é sintonizar a frequência correta para receber esses sinais.
Portanto, deve-se pensar em como criar uma boa estratégia de marketing imobiliário com base nas informações coletadas em seu CRM.
Alinhe o marketing e vendas via CRM
Essa é uma das táticas mais importantes que foi feita em uma fabricante de chapa frisada para melhorar a performance da equipe de vendas e ter um marketing mais direcionado aos clientes certos.
Dessa forma, utilizar o software de CRM em uma imobiliária facilitará o alinhamento do setor de marketing com a equipe de vendas. Isso porque o marketing será responsável por atrair público qualificado e os corretores poderão fechar mais negócios.
Porém, como dito anteriormente, tudo depende de como as informações e dados serão utilizados. Para garantir o melhor resultado, é preciso analisar tudo antes de colocar em prática e mesmo após a execução, continuar acompanhando para melhorar ainda mais.
Considerações finais
Um CRM permite facilitar muito a vida dos corretores através de uma velocidade, organização e automatização dos processos internos que podem acabar atrapalhando a performance dos colaboradores da empresa.
Portanto, ter este software a disposição pode colocar uma imobiliária na frente de seus concorrentes, conseguir mais vendas e maximizar continuamente os resultados que ela tem ao usar o CRM imobiliário da forma correta.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.