Reformas

10 Cuidados com reformas em um apartamento

Não há nada melhor do que ter uma casa ou um apartamento do jeito que você gosta, por esse motivo, projetos de reformas são muito comuns e às vezes até necessários para a fortificação do seu lar.

Práticas como mudar a cor de um quarto, mover móveis ou renovar todo o ambiente fazem uma grande diferença. 

Especialmente, quando se trata de tornar sua casa mais aconchegante, sofisticada e funcional.

Sendo assim, com os projetos de reforma, a renovação se torna um momento especial em sua história. 

Além de evitar atrasos, perdas e outros problemas que podem tornar a experiência da reforma ruim, como não conseguir uma demolidora de casas responsável.

Abaixo, aprenda 10 precauções que você deve tomar em um projeto de renovação de sua casa.

  • Tenha um plano

Antes de iniciar um projeto de renovação, é essencial um bom planejamento sobre as possibilidades e seus desejos. 

Sendo assim, não vá contratar mão de obra sem ter certeza do que você quer fazer. Você precisa organizar seus pensamentos, entender o que você quer mudar e quanto de seu orçamento está disponível para tal.

Portanto, é bom também ouvir ideias de quem entende do assunto. Sejam designers de interiores ou um arquiteto, é sempre bom ouvir a opinião de um profissional.

  • Contrate um profissional

Após escolher o que você quer modificar em sua casa ou apartamento, é hora de procurar um arquiteto para desenvolver o projeto de renovação. Isto pode parecer apenas uma despesa extra. 

No entanto, contratar um profissional para este serviço significa economizar até 30% do valor total, no final do projeto.

Além disso, um profissional qualificado garante a segurança estrutural da renovação e evita a geração excessiva de resíduos. 

Além de garantir o respeito durante todo o projeto, ao mesmo tempo em que atende às normas técnicas de execução.

Com um arquiteto, você pode definir quais são seus desejos e necessidades e pensar sobre a melhor maneira de realizar a renovação. 

Em conclusão, um profissional garante que seu trabalho também aconteça dentro do prazo, eliminando atrasos e imprevistos.

  • Pense bem no quanto pode gastar com a reforma

O custo de um projeto de renovação, geralmente, varia de acordo com a área e o volume. 

Ao apresentar os serviços a serem desenvolvidos, inclua opções de material com base no modelo a ser utilizado, marca e quantidade.

Isto permite um maior controle de gastos, evitando que o projeto ultrapasse o orçamento estabelecido.

Sendo assim, priorize coisas mais essenciais, o que é mais importante, uma geladeira ou uma cadeira gamer profissional?

  • Busque por mão de obra qualificada

Além do projeto de renovação da casa, a contratação de mão de obra qualificada é outra precaução que deve ser tomada no momento da construção. 

O motivo é que a equipe de execução consiste na metade das despesas durante a reforma.

Tendo em  vista que muitos não sabem como instalar devidamente uma janela de vidro 4 folhas, então deixe certas coisas para quem sabe dessas coisas, é melhor do que se causar prejuízos. 

A escolha da mão de obra com base no preço não é a melhor alternativa para garantir a segurança e a qualidade. 

Portanto, antes de contratar, escolha profissionais com experiência e boas recomendações. Esta é uma forma de evitar problemas que podem tornar a renovação mais cara e causar atrasos.

  • Respeite as autorizações necessárias

Durante a renovação, algumas aprovações devem ser solicitadas, seja em seu condomínio ou com a prefeitura. 

Por este motivo, um projeto de renovação que contenha todas as mudanças que devem ser realizadas é um passo essencial para garantir tais autorizações.

Por exemplo, no caso de apartamentos, o documento deve conter as mudanças planejadas. 

Documentos como o projeto com as mudanças, os materiais previstos e o tempo estimado de conclusão. 

Entre em contato com a administração de condomínio para saber melhor sobre o que for necessário. 

Além disso, devem ser respeitados os horários, a limpeza das áreas comuns e a discartamento dos escombros.

  • Avise seus vizinhos sobre seus planos

A reforma de um apartamento é diferente da reforma de uma casa independente, pois você tem espaços comuns em um apartamento que precisará ser considerado como parte de sua reforma.

Assim como muitos vizinhos muito próximos que provavelmente terão uma opinião bem forte sobre qualquer reforma que você queira fazer. 

Embora você não tenha que lidar com certas leis, você terá que lidar com o corpo de moradores e cumprir as regras de seu próprio complexo de apartamentos,o que vem com sua própria gama de desafios.

Existem condomínios que não aceitam colocar cortina de vidro varanda, por exemplo. 

Muitos que não permitem barulho em certos horários, também, é bom respeitar as regulações e prezar a boa convivência.

Antes de iniciar uma renovação, é muito importante respeitar seus vizinhos, portanto, fale com cada um deles sobre seu projeto, para informá-los sobre seu início. 

Além disso, lembre-se de respeitar os horários e, quando em condomínios, as leis previstas.

Além de evitar problemas maiores, já que no prédio existem câmeras de segurança e saberão se você está fazendo algo fora do regulamento do edifício. 

  • Cuidado com a estrutura

A identificação da parte estrutural do apartamento é uma precaução importante em projetos de renovação. 

Vigas, pilares e fundações devem ser evitados, assim como as paredes que possuem muitos pontos elétricos.

Imagina, você acabar danificando a estrutura do prédio inteiro, porque demoliu uma viga principal. 

Por isso, é bom ter a planta do prédio e se comunicar com os profissionais necessários para que esse tipo de problema não venha a acontecer.

Tenha bastante cuidado, seria bom até saber sobre uma inspeção elétrica predial para ter certeza de não acabar atingindo nenhuma rede elétrica importante.

Além disso, acrescentar paredes à reforma também requer cautela, já que introduzem novas sobrecargas na estrutura do edifício. 

Em uma casa, se forem acrescentadas a um segundo andar, é essencial que a laje esteja preparada para recebê-las. Portanto, imagina a cautela necessária para um prédio de múltiplos andares. 

Materiais sustentáveis e ecológicos são uma excelente opção para esta situação, uma vez que são leves. Pesando menos que a alvenaria, sua aplicação também é mais fácil.

  • Invista em materiais de qualidade

Uma reforma não deve envolver apenas investimento no projeto e mão de obra. Trabalhar com materiais de qualidade é uma forma de garantir segurança, economia e qualidade. Tudo isso para evitar perdas e problemas.

Portanto, ao definir os serviços executados, escolha os melhores materiais dentro de seu orçamento. Há muitas opções disponíveis no mercado.

Sem mencionar que a tecnologia e as técnicas de construção estão em constante evolução e crescimento. 

Portanto, fique por dentro destas novidades, observando as práticas e como elas estão sendo utilizadas.

Muitos materiais de construção têm sido melhorados com a tecnologia e as técnicas já desenvolvidas. Ser perfeito para projetos sustentáveis que trazem praticidade e beleza aos ambientes.

  • Fique atento a infiltrações

Seja em uma casa ou em um apartamento, as infiltrações geralmente estão presentes. 

Causando problemas que vão desde um simples descascamento da pintura da parede até arranhões na estrutura da propriedade.

Em áreas próximas ao solo, elas aparecem como manchas escuras na parede, já na área do teto, é costumeiro encontrar falhas no telhado ou mesmo problemas na impermeabilização da laje.

Tome cuidado extra ao lidar com esta questão, certifique-se de encontrar e resolver a causa da infiltração. Caso contrário, este problema continuará a surgir, gerando custos e danos extras.

  • Proteja sua mobília

Por último, mas não menos importante, outra precaução que deve ser considerada durante um projeto de reforma é evitar que seus móveis sejam danificados pelo pó e pela sujeira ou até pela transportação, uma vez que muitos optam por retirá-los do local de obra.

Existem transportadoras que oferecem serviço de entrega com Fiorino, o que é uma boa pedida caso você queira mover poucas coisas e não queira gastar com um caminhão.

Proteger os móveis por:

  • Envolvê-los em plástico;
  • Embrulhando-os em panos;
  • Armazenando-os em caixas;
  • Separando frágeis dos comuns.

Afinal, muitos deles ainda serão utilizados após a reforma. Além das 10 precauções, você também deve ser paciente durante o projeto de renovação de sua casa. 

Considerações finais 

Em resumo, podemos dizer que as reformas pequenas são parte dos planos de muitas pessoas, assim como as de grande porte, que neste caso precisam de mais preparação.

Tendo em vista que essa preparação vai gerar mais economia e proveito de recursos que poderão ser aplicados no futuro em novas renovações.

Sendo assim, para que tudo ocorra da maneira esperada, os passos citados aqui são como um mini guia do que fazer para alcançar uma ótima reforma no apartamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.