carro seminovo

Descubra as vantagens e desvantagens de comprar um carro seminovo

Como nem todo mundo está disposto ou tem condições de adquirir um carro zero quilômetro, a compra de carro seminovo tem aumentado nesses últimos anos.

Muita gente tem o sonho de ter seu próprio veículo, tanto para usar para ir ao trabalho, fazer viagens e passeios com a família, ou mesmo sair para outros lugares.

Com isso, os veículos seminovos ganham mais espaço a cada ano no mercado, se tornando uma opção mais viável para quem não pode dispor de um valor tão alto em um automóvel novo.

Mas, apesar disso, há quem confunda o seminovo com o usado. É claro que um seminovo já foi usado, mas por pouco tempo, como dois ou três anos, e isso se percebe pelo estado de conservação do carro, entre outros aspectos.

A seguir, explicaremos o conceito de um seminovo, suas vantagens e desvantagens, além do que considerar no momento de fazer a compra de seu automóvel.

Afinal, o que é um seminovo?

Para um carro ser considerado um seminovo,é preciso seguir alguns padrões, como ter no máximo três anos de uso e ter tido apenas um único dono.

Além disso, precisa ter a lataria em perfeitas condições e que sua parte mecânica também esteja ótima, além de ser necessário que o veículo tenha baixa quilometragem.

Essas regras básicas colaboram para que a desvalorização do veículo seja menor e para que os compradores tenham veículos de qualidade, pagando um preço justo por eles.

Elas foram criadas para melhorar o mercado de automóveis usados e seminovos, mas um carro seminovo, mesmo já tendo sido usado, não se classifica na mesma posição que o usado.

O carro usado normalmente já teve mais de um dono, 4 anos ou mais de uso, tem algumas imperfeições na lataria e na mecânica, além de ter uma quilometragem de rodagem maior.

Vantagens de um seminovo

Embora não venham com aquele cheiro de novo da fabrica e percam o exclusivismo de uso, a aquisição de um seminovo traz muitas vantagens por manter várias das qualidades de um carro zero, e algumas dessas possíveis vantagens são:

Segurança

Para quem sonha em ter um carro zero quilômetro e sabe que com o mesmo preço é possível comprar um seminovo, com as mesmas qualidades, acessórios e equipamentos modernos, é importante pesquisar.

Sendo assim, a ideia pode fazer cada vez mais sentido quando uma comparação é feita entre o nível de segurança dos novos veículos básicos com poucos acessórios de proteção.

Além de que os seminovos, que podem ser muito mais bem equipados, como sistemas de:

  • Sensores de colisão;
  • Frenagem avançada;
  • Câmeras laterais e traseiras;
  • Airbags para passageiros.

Esses sistemas de segurança ajudam a melhorar consideravelmente a vantagem de comprar um carro seminovo.

Custo-benefício

Assim que sai da concessionária, o veículo novo sofre uma grande desvalorização, podendo chegar a menos 20% do seu valor total, e com um ano de uso perde mais 10% desse valor.

Assim sendo, adquirir um seminovo pode ajudar o consumidor a pagar até 30% menos do custo de um carro, fazendo uma boa economia. Assim, quanto mais alto o tempo de uso, mais barato o veículo fica.

Garantia

Além da garantia de até 3 meses que as concessionárias oferecem, dependendo do tempo de uso, o modelo pode ainda ter a garantia de fábrica.

Muitas montadoras investem em longos prazos de garantia para conseguir com que os clientes se convençam a comprar um carro zero quilômetro com elas.

As garantias dadas pela maioria delas costumam ser de três a cinco anos, portanto, comprar um seminovo com um ou dois anos de fabricação, tem grandes chances dele ainda ter a vigência da fábrica.

Modelos e acessórios

Como os carros se desvalorizam muito depois da compra, existe a possibilidade de conseguir adquirir um seminovo mais completo por um preço mais baixo.

Ou até com itens opcionais que aumentariam o valor do preço de um comprado na fábrica, como bancos de couro, travas elétricas, vidros automáticos, som automotivo interno, controle de estabilidade, freios abs, entre outros.

Motores econômicos

Nos dias atuais, existem muitos motores econômicos para um carro, como os híbridos e os turbinados, que têm uma melhor performance.

Ou seja, veículos com esses motores consomem menos combustível e têm potência melhor ou tão boa quanto a de motores comuns, e seus custos são bem altos.

Então, a forma mais vantajosa de adquirir um carro com essa tecnologia, sem pagar um preço tão alto, é comprando um seminovo que tenha esse tipo de motor.

Negociação

A ideia de negociação em um automotivo mais próximo na compra do seminovo também pode ajudar muito para quem deseja adquirir um automóvel. Existem ótimas oportunidades para abater o preço desses carros.

No entanto, para uma negociação justa, é preciso ter em mente o valor atualizado do veículo de interesse. A Tabela FIPE tem todas as informações de preço de qualquer modelo de carro.

Documentação

O custo baixo na documentação é uma das maiores vantagens em comprar um carro seminovo. Os gastos de documento e emplacamento de um veículo podem chegar até um salário mínimo.

Enquanto a transferência de um seminovo custa entre duzentos e trezentos reais. Afinal, a maioria vem com DPVAT E IPVA pagos e o emplacamento de veículo usado, raramente precisa ser feito.

Retirada rápida

Tirar um carro seminovo da concessionária é muito mais rápido do que um novo, logo depois de começar a transferência de documentos e negociar o pagamento, seja ele parcelado ou à vista.

É algo muito vantajoso para quem precisa ou deseja pegar seu novo veículo o mais rápido possível, sem burocracias e dores de cabeça.

Desvantagens de um seminovo

Assim como em todas as ocasiões, mesmo que poucas, a compra de um seminovo também traz algumas desvantagens para o consumidor. São exemplos:

Manutenção

Diferente de um novo, um carro seminovo vai precisar ter passado por uma revisão automotiva completa, antes de ser 100% confiável.

Após o curto tempo de garantia passar, podem acabar surgindo despesas extras como a troca de alguma peça ou outro acessório que estrague rapidamente.

Juros

Mesmo que muitos bancos ofereçam taxas competitivas para a compra de veículos seminovos, o mercado não tomou como prática financiamento de automóveis sem taxas de juros.

Apesar de acontecer com frequência para incentivar a compra de um carro novo saído diretamente da fábrica.

Carro danificado

Mesmo fazendo o test-drive na concessionária, não é possível saber dos problemas que o veículo pode causar no futuro.

Apenas o uso diário pode ajudar a indicar a real condição do carro, portanto, é importante levá-lo em um mecânico de confiança para fazer uma avaliação completa.

Garantindo assim que o laudo de vistoria de carro apresente que ele está em boas condições de uso, possibilitando a compra do item.

Revenda

Para pessoas que trocam de carro com frequência, é preciso saber que quanto mais antigo o carro, mais difícil será para passá-lo para frente.

Além disso, não é um bom sinal se o veículo tiver tido muitos donos em um curto espaço de tempo, posto que pode indicar que o carro não é tão bom ou útil como aparenta ser.

O que levar em conta para fazer um bom negócio?

Antes de realizar uma compra, surgem muitas dúvidas se esse será ou não um bom negócio, e para ter certeza disso, é necessário estudar tudo sobre o veículo.

Além de comprar em uma concessionária especialista em seminovos. Esses são critérios muito importantes para garantir um bom negócio na hora de comprar um carro seminovo.

Algumas dicas que também ajudam a garantir isso são ver a procedência do carro, se já passou por leilão, por exemplo. Informações como essa costumam ficar guardadas nos bancos de dados de todas as seguradoras.

Certificar-se de que os documentos do veículo estão em ordem e os pagamentos estão em dia, como multas, também é essencial. No site do Detran, é possível ter essas informações.

Ficar atento quando um carro demora muito a ligar, pode indicar que ele tem problemas mecânicos no motor ou em outras peças do veículo. Um chiado agudo, por exemplo, pode indicar que alguma correia está solta.

Além disso, é vital se atentar ao estado do corpo do carro, como as portas, capô e porta-malas. Portanto, observe se estão em bom estado e funcionando como devem.

A avaliação da quilometragem também é uma ação importante. Ainda é comum ser feita a adulteração dela, por isso, é essencial ver o estado de conservação de itens como bancos, câmbio, volante e pedais.

Por último, antes de fechar a compra, é fundamental levar o veículo em uma oficina mecânica são paulo de confiança, para saber sobre todas as condições mecânicas do carro.

Como se ele precisa de alguma troca de peças ou está danificado em alguma parte. Assim, fazer um test-drive também ajudará a conhecer o veículo e saber como ele funciona e como ele se comporta em movimento.

É importante também prestar atenção em qualquer barulho que ele faça que não seja normal, tanto no alinhamento e balanceamento da suspensão, nas condições do sistema de transmissão, entre outros. 

Considerações finais

Em negócios e transações que envolvam a movimentação de muito dinheiro, é necessário ter o cuidado redobrado para garantir que essa decisão não causará arrependimentos no futuro.

Assim como em qualquer compra, é preciso conhecer bem o carro seminovo que vai adquirir. Logo, saber sobre todas as vantagens e desvantagens de comprá-lo e como avaliar se será ou não um bom negócio é essencial.

Para isso, é importante conhecer o auto socorro mais próximo que possa ajudar com possíveis revisões que o veículo venha precisar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.