Infecções do trato urinário: Por que as mulheres sofrem mais do que os homens?

Ao longo da vida não é incomum que tanto homens quanto mulheres sofram de infecções do trato urinário. Na maioria dos casos, o tratamento é simples e esta enfermidade transcorre sem complicações. No entanto, as mulheres são mais propensas a sofrerem estes tipos de doenças. Você sabe por quê? Nós explicamos a seguir.

O que são Infecções do trato urinário?

O que são Infecções do trato urinário?

As infecções urinárias se originam quando aparecerem microorganismos patógenos na urina e nos dutos geniturinários. Estas infecções podem ocorrer em qualquer parte deste sistema. Podem aparecer na bexiga (vulgarmente conhecida como cistite), rim, ureteres (os tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga) ou na uretra (o tubo que vai da bexiga para o do lado de fora).

Infecções urinárias são geralmente causadas, por microorganismos, tais como bactérias, que normalmente penetram através da uretra e chegam até a bexiga, podendo se estender para os rins. Normalmente, o corpo é capaz de destruir estas bactérias, no entanto, devido às condições especiais, tais como gravidez, menopausa ou uso do diafragma, podem fazer nosso corpo incapaz de lutar contra eles.

Nestes casos, os sintomas aparecem como dor ao urinar, urina turva, febre baixa, dores na área ou a necessidade de urinar com mais frequência. O tratamento, na maioria dos casos, baseia-se em antibióticos para matar as bactérias em poucos dias.

As mulheres, mais propensas a Infecções do trato urinário

Embora nos homens também apareça, este tipo de infecção é mais comum que se dê em mulheres. Como se observa, a gravidez ou a menopausa são fatores de risco.

Mas há outra razão fisiológica mais simples: a uretra feminina é mais curta do que a dos homens e é mais próxima da vagina e do ânus, por isso, é muito comum que as bactérias entrem com mais facilmente no interior da bexiga, especialmente após a realização do ato sexual.

Fatores de risco mais comuns

  • Vida sexual ativa – Uma mulher com uma vida sexual ativa está mais propensa a sofrer de infecção urinária, por ser muito comum quando a transferência de bactérias dos órgãos genitais do homem para a mulher.
  • Gravidez – Durante a gravidez o sistema imunológico é mais vulnerável, de modo que as bactérias encontrarão mais fácil sua replicação e sobrevivência. Além disso, alterações hormonais e mudanças nos hábitos de higiene também ajudam na sua propagação.
  • Lactação – Muitas crianças sofrem de infecções do trato urinário, geralmente mal formações do trato urinário do bebê. Talvez o seu filho sofra de infecções do trato urinário muitas vezes, mas não se assuste. Consulte o seu médico e ele irá informá-lo sobre formas de prevenir e tratá-las.
  • Menopausa – Da mesma forma que ocorre durante a gravidez, na menopausa, as alterações hormonais também são muito fortes. Esses hormônios protegem as áreas genitais, e mudando, é mais propenso a infecções urinárias.

A infecção urinária quando não recebe tratamento pode causar diversos devido a estes micros organismos que entram pela uretra. Estas bactérias podem chegar à bexiga e rins e causar dores fortes.

Para um melhor diagnóstico e tratamento adequado para infecções do trato urinário, recomenda-se procurar um médico especializado no assunto o quanto antes, para tomar os devidos remédios para cada paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.