Decoração portuguesa

Decoração portuguesa para cozinhas

Se você adora essa decoração, confira algumas dicas de como incorporá-la na cozinha da sua casa e deixá-la ainda mais bonita e aconchegante!

Portugal é um país conhecido por sediar lugares belos como as cidades de Porto e Lisboa, além do Algarve – região praieira que atrai turistas todo o ano durante o verão.

Na parte culinária, o país também se destaca por pratos tradicionais como o bacalhau, a francesinha, o queijo da Serra da Estrela e o pastel de nata. Na parte arquitetônica, o país é famoso por seus azulejos azuis feitos de cerâmica com ornamentos na decoração.

Muita gente pensa que só é possível encontrar tais azulejos no interior de igrejas e em restaurantes, dado que essa peça decorativa se tornou patrimônio histórico. Mas a verdade é que eles estão presentes em outros ambientes, como os domésticos. Inclusive, esses azulejos são um ótimo material de revestimento para cozinha. Confira algumas dicas para inspirar a decoração do cômodo!

Cores

Esse tipo de azulejo é basicamente composto pelas cores branco e azul e possui estampas bastante elaboradas. Algumas peças podem compor quadros com uma montagem específica que cria figuras próprias e, juntas, parecem formar um quebra-cabeça.

Uma dica básica é selecionar móveis e itens decorativos que combinem com azul e branco. Vale apostar em um degradê, colocando outras tonalidades de azul na cozinha. Ou apostar em tons contrastantes como o amarelo. Essa última opção é ótima para realçar algum detalhe ou determinada área da cozinha.

Localização

Existem diferentes áreas da cozinha em que o azulejo português pode aparecer. Um exemplo disso é na parte atrás da pia, de modo a cobrir o espaço entre o exaustor e a pia.

Outra possibilidade é colocá-lo como detalhe nas bancadas e armários. Se é preciso subir escadas para acessar a cozinha da sua casa, que tal forrar os degraus com esses azulejos? 

É comum que essa área passe despercebida, mas, com os azulejos, passam a ser uma das áreas mais notadas da casa, sem dúvida! É possível optar por modelos mais leves (sem tantos detalhes) ou altamente detalhados, que podem ficar em áreas com intensa circulação de pessoas.

Paredes e chão

A parede da cozinha é outra área estratégica para colocar o azulejo português. É possível revestir toda uma parede ou apenas uma região específica dela (perto da pia ou da mesa, por exemplo). 

É importante lembrar que, ao optar por colocar os azulejos em uma área maior, é necessário balancear a decoração e investir em móveis simples e sem muitos detalhes, para não deixar o ambiente sobrecarregado de cores e detalhes e nem roubar a atenção dos visitantes. 

Também é recomendado evitar colocar os azulejos na parede mais próxima ao fogão, já que isso pode danificar o azulejo a longo prazo a partir de gorduras e vapores. Se optar por essa localização, lembre-se de limpar os azulejos regularmente.

Colocar este azulejo em uma parede inteira confere uma maior sensação de profundidade ao espaço, o que é estratégico para quem mora em casas ou apartamentos menores. 

 Há pessoas que preferem colocar o azulejo em uma parte do chão da cozinha, o que também deixa esse cômodo bastante estiloso. Contudo, é necessário ter o mesmo cuidado: mantê-lo higienizado. Se quiser colocar um tapete na cozinha, escolha um modelo simples para não sobrecarregar a decoração com o azulejo no piso.

O azulejo português é um modelo que pode ser considerado atemporal e traz simplicidade e charme para o ambiente em que são colocados. Um detalhe que vai fazer toda a diferença na decoração da cozinha e da casa integralmente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.