Tecnologia no esporte: conheça os benefícios, tendências e 4 exemplos

Em um cenário em que estamos cada vez mais conectados ao mundo digital — por meio de smartphones, tablets, notebooks, smartwatches etc. — não é difícil perceber o uso crescente da tecnologia no esporte, saiba mais na 20Bet login.

Atualmente, desempenha um papel fundamental, auxiliando inúmeros atletas, de diversas modalidades esportivas, a evoluir seu desempenho em preparativos e torneios.

Monitorar o andamento das partidas também ficou mais fácil e eficiente, graças aos dispositivos inteligentes. Quer saber mais sobre a importância da tecnologia para o esporte? Siga o seguinte:

O que é tecnologia no esporte?

O ambiente esportivo sempre foi bastante complexo. A busca por novas estratégias e técnicas para melhorar o desempenho dos atletas, levou à adoção de métodos, objetos e acessórios nas rotinas de diferentes modalidades.

Tudo isso com a ideia de proporcionar mais conforto ao esportista, ao mesmo tempo em que é possível extrair um excelente desempenho.

Além disso, as tecnologias aplicadas ao esporte auxiliam na obtenção de dados fundamentais para a reprodução das estatísticas esportivas. Assim, a tomada de decisão do treinador pelo seu atleta é aprimorada.

Quais são os benefícios da tecnologia no esporte?

Como deixamos claro até aqui, a tecnologia se tornou uma grande aliada do esporte, proporcionando inúmeros benefícios ao meio ambiente.

Cada inovação que chega ao mercado, estimula os atletas a superarem seus limites, além de apoiar os juízes no acompanhamento das partidas.

Assim, quando o olho humano deixa de captar determinada informação, a inteligência artificial preenche essa lacuna, contribuindo para um resultado mais justo.

No futebol, por exemplo, os árbitros utilizam pontos eletrônicos para aumentar a eficiência de suas ações. Essa mesma tecnologia também é utilizada em quadras de vôlei e tênis para aumentar a precisão dos resultados.

Qual a influência da tecnologia no esporte?

Em um cenário em que estamos cada vez mais conectados ao mundo digital — por meio de smartphones, tablets, notebooks, smartwatches etc. — não é difícil perceber o uso crescente da tecnologia no esporte.

Atualmente, desempenha um papel fundamental, auxiliando inúmeros atletas, de diversas modalidades esportivas, a evoluir seu desempenho em preparativos e torneios.

Monitorar o andamento das partidas também ficou mais fácil e eficiente, graças aos dispositivos inteligentes. Quer saber mais sobre a importância da tecnologia para o esporte? 

Saiba mais sobre a Certificação Anatel, quais os passos para obtê-la e como a Master pode ajudar nesse processo!

Quais são as 4 tecnologias utilizadas no esporte?

O mundo esportivo evolui continuamente e, portanto, também requer mudanças constantes. Os resultados gerados pelos atletas sempre podem melhorar, assim como a precisão do acompanhamento durante os torneios.

De processos simples a grandes soluções, você já deve ter ouvido falar de algumas das principais tecnologias usadas no esporte hoje. Veja abaixo.

1. Árbitro Assistente de Vídeo (Var)

O VAR ganhou muita popularidade recentemente no futebol. Essa tecnologia permite a conferência de lances em uma partida, com o objetivo de possibilitar ao árbitro a análise dos lances. Essa reavaliação tem sido decisiva para determinar se uma equipe é punida ou não.

2. Traje de esgrima

Você costuma assistir a competições de esgrima? Caso contrário, você deve ter se perguntado como funciona a pontuação neste esporte dinâmico.

Repleta de movimentos rápidos, fica claro que a esgrima não poderia depender apenas do olhar dos juízes para definir os vencedores de cada partida. Isso abriria espaço para resultados um tanto imprecisos.

Dessa forma, floretes e espadas foram desenvolvidos com sensores inteligentes, capazes de detectar o impacto de cada golpe no oponente. Ao serem pressionados, os sensores ativam uma luz no dispositivo de sinalização.

Para que isso funcione corretamente, as fantasias permitem que uma pequena corrente elétrica percorra toda a sua extensão.

3. SmartWatch

Relógios inteligentes não são mais novidades no mercado. Existem modelos mais simples para esportistas casuais, até smartwatches com tecnologia de ponta para monitorar o desempenho de atletas de elite com máxima precisão.

Eles podem medir a frequência cardíaca, quantidade de calorias gastas, passos dados ao longo do dia e até o nível de oxigenação no sangue.

4. Tecido Inteligente

Outra tecnologia que permite dar um passo adiante no monitoramento de desempenho são os trajes inteligentes. Essa solução consiste na confecção de roupas especiais, conectadas a sensores que analisam os movimentos realizados pelos atletas.

A partir disso, é possível monitorar os músculos utilizados na atividade, os batimentos cardíacos e o nível da respiração. Tudo em tempo real.

Tendências tecnológicas no esporte

Até agora, está comprovado que as inovações tecnológicas no meio esportivo só aumentam. Para garantir a evolução do setor, muitos negócios estão investindo em soluções para aumentar o desempenho e a atenção do atleta, mas também melhorar a experiência do público.

Assim, o foco tem sido melhorar e personalizar a experiência de quem frequenta os eventos. Um grande exemplo foi o The Football Club Barcelona, que desenvolveu o Barça Innovation Hub.

É um laboratório focado em pesquisa e inovação, com o objetivo de elevar a experiência dos visitantes e torcedores em suas partidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *