trabalhar no calor

Xô, constrangimento: 5 dicas para trabalhar no calor

Com as altas temperaturas, a adoção de alguns truques faz toda a diferença para trabalhar com mais conforto

O verão é um período difícil para diversos trabalhadores. Afinal, o calor típico dessa época do ano costuma causar diversos incômodos para o dia a dia dos funcionários, mesmo aqueles que trabalham em escritórios e outros ambientes fechados. Não é por menos que mais pessoas optam por utilizar camiseta anti odor para trabalhar, evitando assim uma situação constrangedora causada pelo suor em excesso.

Contudo, é possível adotar outras medidas que tornam o horário do expediente mais agradável e suportável. Confira algumas dessas valiosas dicas abaixo.

Hidrate-se constantemente

Uma recomendação clássica para essa época do ano é hidratar-se bastante durante todo o dia. Durante o calor, o corpo sua mais e, assim, há maior necessidade de repor a água perdida, uma vez que a água é essencial para a manutenção celular e manter o bem-estar do organismo.

O ideal é ingerir pelo menos 2 litros de água por dia. Para ajudar nesse controle, leve de casa ou deixe na sua mesa no trabalho uma garrafinha de água, preferencialmente uma com marcadores de quantidade. Isso fará com que você tenha uma melhor noção de como está o seu consumo durante o expediente. Sem contar que você pode aproveitar o momento de reabastecer a garrafinha para esticar as pernas e descansar a mente por alguns momentos.

Opte por roupas leves

Uma dica antiga, mas que é certeira e essencial para o clima quente: usar roupas de tecidos naturais, como algodão, e que sejam leves. As roupas feitas com tecidos sintéticos impedem a transpiração do corpo e, com isso, aumentam a sensação de calor. Evite também roupas apertadas, pois elas também colaboram para essa sensação e causam desconforto. 

Não deixe de dar atenção aos pés, já que eles tendem a inchar mais com o calor. Escolha um modelo que seja confortável e não os aperte. Uma boa dica é levar uma sapatilha baixa para usar na saída do almoço ou ao voltar para a casa.

Mas atenção! Não é porque o clima está quente que deve-se ignorar o código de vestuário do local em que se trabalha e vestir roupas como se estivesse na praia. Esse ambiente não permite o uso de peças que sejam muito justas, curtas ou decotadas. Assim, o ideal é ter razoabilidade ao se vestir para o trabalho.

Leve lenços umedecidos e spray de água aromatizada

Para tornar o período de trabalho mais refrescante, tenha esses dois produtos à mão para utilizar ao longo do dia. O uso do spray de água aromatizada é capaz de refrescar e manter a pele hidratada, reduzindo a sensação de calor. Já o uso dos lenços, é ótimo para higienizar as mãos e pés – algo valioso para quem utiliza sandálias. Isso sem contar que eles também podem ser usados para secar o rosto antes de alguma reunião.

Tenha uma peça substituta à mão

Essa é uma dica importante para quem sofre de sudorese e tem um compromisso importante, no qual deve estar apresentável. Leve uma roupa a mais para se trocar, evitando assim ficar com uma roupa marcada pelo suor. Isso fará toda a diferença ao encontrar com um cliente ou ter uma reunião com os chefes.

Incentive o uso do umidificador de ar

Nesse período, muitas empresas apelam para o uso do ar-condicionado para regular uma temperatura mais agradável no escritório. No entanto, além disso, converse com seus chefes sobre a possibilidade de comprar um ou mais umidificadores de ar para os diversos ambientes de trabalho. Com ele, o ar se torna menos seco e o ambiente fica mais agradável, diminuindo a sensação de calor e proporcionando um frescor mais do que desejável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *