Quais são os melhores investimentos para 2022

Com 2022 se aproximando é hora de fazer planejamentos, olhar para dinheiro, investimentos, portabilidade previdência privada, carteira de ações e, claro, traçar novos planejamentos e metas para o próximo ano, não é mesmo?

Entender onde colocar o seu dinheiro para o futuro é um planejamento que não pode ficar para depois e, por isso, reunimos alguns investimentos para que sua carteira se diversifique e tenha cada vez mais sucesso. Acompanhe!

Investimentos para 2022

Quando falamos em melhores investimentos para 2022, muitas são as dúvidas afinal, estamos em um momento imprevisível e tomado por diversos fatores de risco como alta da inflação, aproximação de eleições, instabilidade nas contas públicas, maior percepção de risco no Brasil pelos estrangeiros, entre outros, mas isso não quer dizer que não se deve investir, afinal, é preciso que seu dinheiro trabalhe para você.

E é justamente por tantos cenários e incertezas que é importante conhecer o seu perfil de investidor, seus objetivos, prazos, riscos e possibilidades para entender o que de fato faz sentido para sua carteira.

Títulos de renda fixa

O mercado financeiro de 2021 fez com que a renda fixa voltasse aos topos dos investimentos. Fazem parte desses investimentos títulos públicos negociados pelo Tesouro Direto e títulos privativos negociados por bancos e corretoras, como CDBs, LCAs e LCIs.

Mesmo com menor potencial de retorno, a renda fixa atrai muitas pessoas por ser uma opção segura, ou seja, menores são as chances de perder o seu dinheiro.

Justamente pelos momentos de incerteza financeira, esse é um investimento indicado para investidores mais conservadores ou para aqueles que têm objetivos de curto prazo e faz todo sentido que ela faça parte de seus investimentos em 2022.

BDRs

Se no Brasil a Bolsa não rendeu como o esperado em 2021, os Estados Unidos seguem com bons números em seu mercado e até o início de dezembro, o S&P 500, principal índice do mercado de ações norte-americano, subiu mais de 26%.

Sendo assim, vale a pena olhar para os BDRs (Brazilian Depositary Receipts), os ativos que replicam ações negociadas em bolsas do exterior. Por meio deles, você consegue investir na Bolsa brasileira, em algumas das maiores empresas do mundo, como Amazon, Microsoft, Apple, Google, Facebook, Nike e Tesla.

Além da oscilação dessas empresas na Bolsa, você ainda conta com a exposição cambial. Ou seja: quando o dólar se valoriza em relação ao real, como ocorreu neste ano, você também sai ganhando.

Vale lembrar que esse é um ótimo investimento, mas claro, com altos riscos. É preciso avaliar a fundo a empresa em que se pretende investir, pois da mesma forma que o ganho pode ser alto, a perda também pode ser representativa.

Criptomoedas

Engana-se quem pensava que as criptomoedas não tinham vingado e ficariam no passado. Em 2021 houve uma grande ascensão do Bitcoin e, até dezembro, a criptomoeda valorizou mais de 80%.

Além do Bitcoin, um dos grandes nomes do ramo, algumas das principais criptomoedas do mundo também passaram por enorme valorização, como a Ethereum.

É preciso ter conhecimento para esse tipo de investimento já que eles são super voláteis e arriscados, mas quando se joga bem, certamente é uma grande aposta.

Caso você decida investir em criptomoedas para 2022, especialistas recomendam que essa alocação seja uma das menores do seu portfólio, sem ultrapassar a marca de 10% da sua carteira, por exemplo.

Ações

As ações são como pequenas partes das empresas listadas na Bolsa de Valores e, ao comprar, o investidor passa a ter direito sobre seus lucros. Essas ações oscilam de acordo com a lei da oferta e demanda.

Mesmo que 2021 não tenha sido o melhor dos anos para as ações, a expectativa do mercado é que ela volte a ter melhores preços e rendimento e, para quem tem perfil mais arrojado e gosta de renda variável, pode ser uma opção interessante.

Como está a sua carteira de investimentos e quais seus planos para o próximo ano? Aproveite as dicas, analise seu perfil e escolha as melhores possibilidades para seu dinheiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.