OKR de Marketing

OKR de Marketing: descubra o que é e como funciona

Empresas que desejam se tornar uma referência no mercado podem incorporar o OKR de Marketing, uma metodologia que ajuda as marcas no gerenciamento dos seus objetivos e metas.

 

Você tem noção de todos os objetivos da empresa, das equipes de trabalho e o que fazer para engajar os colaboradores para atingir tais resultados – ou mesmo o que pode ser feito, em etapas, para atingi-los? 

 

Ter conhecimento e controle sobre esses aspectos é importante para o sucesso nos negócios, ganhar espaço no mercado e conquistar clientes.

 

A solução para isso é o OKR de marketing, sigla para o termo Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-chave), uma excelente ferramenta que ajuda na gestão de metas e objetivos nos negócios. Confira mais a respeito dessa ferramenta nos tópicos a seguir.

O que são os OKR?

O OKR é um método de gerenciamento que visa auxiliar as empresas em pontos como a definição de metas/objetivos e a mensuração dos resultados conquistados.

 

Assim é possível entender se os processos e tarefas estão sendo direcionadas rumo aos objetivos e metas estabelecidas em planejamento e se a evolução está indo de acordo com o planejado.

 

Pode parecer bobagem, mas o processo de decidir as estratégias, metas e objetivos que se deseja alcançar nos negócios não é uma tarefa fácil, mas é uma ação fundamental para realmente desenvolver uma marca. 

 

O alinhamento das equipes é outro grande desafio para muitas empresas e que se relaciona diretamente com objetivos claros e sua transmissão efetiva.

 

É em meio a estes desafios que o OKR surge para propor uma maneira eficiente de trabalho e para alcançar o sucesso. 

 

A metodologia tem o bônus de proporcionar às equipes mais agilidade, alinhamento, engajamento e foco.

 

Para que isso seja possível, o OKR de marketing foca em objetivos e resultados-chave que favorecem a imagem da empresa.

 

Deste modo é possível ajudar na divulgação de produtos e serviços, fortalecer a presença no ambiente digital, gerar mais leads (potenciais clientes) e melhorar o relacionamento com a audiência.

Como funcionam os OKR de marketing?

Os OKR de marketing estão relacionados a benefícios que a equipe de marketing precisa gerar para os clientes e, consequentemente, para a empresa de engenharia civil e de outros segmentos.

 

Para começar a implementá-los nos negócios, é importante definir dois aspectos fundamentais na metodologia:

Objetivos

Elaborar descrições qualitativas do que a empresa deseja conquistar. Neste momento, podem ser listadas resoluções de problemas ou novas oportunidades que contribuem para o sucesso.

Resultados-chave

Estes devem ser os resultados que correspondem ao modo como você irá medir se a companhia está caminhando ou não no rumo certo. 

 

Ou seja, parâmetros para avaliar se as atividades executadas diariamente levam a novas oportunidades e soluções de problemas.

 

É fundamental ter em mente todos os objetivos no segmento de marketing, desde os mais simples até os mais complexos e variados.

 

Um bom exemplo é o crescimento no número de clientes que visitam o site da empresa para conhecer os serviços, ou mesmo ações para ampliar o número de vendas de piso de concreto polido em um determinado período.

 

Isso torna o OKR uma ferramenta muito interessante para enxergar realmente as forças e oportunidades, além de se adequar a muitas realidades e segmentos de atuação. 

 

Assim, os gestores e líderes podem fazer adaptações conforme as próprias necessidades ou planejamento da empresa.

Diferenças entre KPI e OKR de marketing?

O assunto OKR é muito confundido com os KPI, sigla de Key Performance Indicator (Indicadores-Chave de Desempenho).

 

O que as pessoas precisam ter em mente é que essas duas siglas são muito diferentes, apesar de auxiliarem no desenvolvimento da marca e poderem ser implementadas em conjunto, se complementando. 

 

A diferença principal se dá porque o OKR consiste em definir maneiras de melhorar a performance, decidindo onde se quer chegar e como alcançar isso por meio das estratégias.

 

Já os KPI estão relacionados a saúde atual da empresa, os produtos, serviços e outros detalhes importantes que contribuem para o sucesso.

 

Com isso, os ganhos da empresa de laje protendida e outras áreas dependem muito desses dois fatores funcionando ao mesmo tempo.

Benefícios do OKR

Após conhecer o conceito de OKR, é interessante entender porque ele deve ser implementado no seu negócio.

 

As empresas que adotam essa metodologia diariamente tendem a conquistar muitos benefícios no trabalho.

 

Afinal, para além dos impactos junto ao público, é possível engajar e direcionar os colaboradores, ter mais controle de processos e estabelecer as prioridades, além de transformar os objetivos em ações efetivas e mensuráveis/rastreáveis.

 

Os principais ganhos ao utilizar o OKR são:

  1. Auxilia a estabelecer as prioridades

Com organização e estabelecendo metas bem objetivas. Essa é uma das prioridades do OKR.

 

Ao escolher os objetivos primários e secundários, os gestores podem ter uma visão mais ampla do que uma administração de condomínios precisa alcançar, ou qualquer que seja o negócio de atuação.

 

Além disso, o método possibilita um alinhamento dos colaboradores conforme os objetivos e metas definidas.

 

Definindo o que é ou não prioridade, a equipe consegue se esforçar para o que realmente importa, algo que aumenta o nível de engajamento, motivação e eficiência do trabalho.

  1. Transformação dos objetivos em ações 

Quando não se define as metas de um planejamento estratégico, as chances de se perder são grandes.

 

Não é sempre que os objetivos pensados para a empresa se tornam ações efetivas e muitos acabam ficando só no plano das ideias, o que impede o crescimento e pode comprometer o sucesso da companhia. 

 

Por isso, além dos objetivos maiores, é preciso traçar um planejamento claro e que possa ser acompanhado no curto e médio prazo.

 

A partir do momento em que os objetivos se tornam ações, as ideias são colocadas em prática e isso acontece graças à implementação do OKR e os mini-objetivos. Assim, também consegue-se alinhar as equipes, metas e objetivos.

 

Com tudo extremamente alinhado, os ganhos na gestão condominial podem acontecer com o tempo.

  1. Mensuração do desempenho e resultados

Para que o método OKR seja aplicado corretamente, os profissionais precisam tornar os objetivos reais. 

 

O jeito de ter sucesso nesse passo é dedicando tempo para mensurar os resultados obtidos pelos indicadores de desempenho, podendo ajustar os aspectos necessários.

 

Sendo assim, é imprescindível realizar avaliações semanais, quinzenais e até mensais. 

 

Esse procedimento ajuda na eficiência do método, tornando mais simples o momento de correções e ajustes dos processos que não geram resultados.

 

Com isso, os gestores podem ter mais assertividade na execução das atividades, além de ganhar mais consistência no trabalho. 

 

Desta maneira as empresas de auditoria em SP ou mesmo um comércio de eletrônicos podem manter uma excelente produtividade, além de obter resultados interessantes.

  1. Mais engajamento por parte dos funcionários

Um ponto positivo em utilizar o OKR nos negócios é o grande poder de integração entre os profissionais da empresa, que reconhecem a importância de sua atividade, bem como qual é o objetivo maior de suas ações.

 

Para isso, grande parte dos objetivos nas empresas tem influência da cultura de feedbacks. 

 

Sendo assim, a cada meta criada pode existir certa demonstração de que o trabalho do colaborador é relevante para o crescimento da companhia.

 

Isso gera impactos até no crescimento individual. As empresas que focam em ter uma gestão estratégica e bem objetiva podem ter mais engajamento por parte da equipe como resultado.

 

Gestores que conseguem dar uma boa orientação sobre o escopo de trabalho e qual impacto das ações permitem que  os colaboradores entendam melhor as motivações e destinem seus esforços para o que realmente é mais importante.

 

Ao entender a metodologia OKR, cada etapa se torna mensurável e as prioridades da empresa de atuador pneumático, por exemplo, podem ser sempre colocadas à mesa, possibilitando que tudo caminhe rumo aos objetivos desejados.

Exemplos de OKR de marketing

Entender alguns exemplos de OKR de marketing pode ajudar a simplificar a rotina de trabalho da sua empresa e propor novas oportunidades. Alguns exemplos são:

Foco na geração de leads

Gerar leads consiste em atrair potenciais clientes, um objetivo muito comum e importante para as áreas de marketing e vendas, bem como para o empreendimento como um todo.

 

Com esse objetivo, a equipe pode desenvolver atividades como criar conteúdos para o blog da empresa, focando no topo de funil, com assuntos mais gerais sobre as possíveis dores e necessidades desses usuários.

 

Deste modo, é possível atrair novos leitores e potenciais clientes que passam a conhecer melhor a marca, se aprofundando em outros conteúdos disponíveis, fazendo-os demonstrar interesse na marca.

 

O resultado-chave é o aumento na taxa de visitante no blog, acessando conteúdos de topo de funil, ou mesmo ações voltadas à conversão desses usuários em consumidores.

Fortalecimento da marca

Conhecido como branding, o fortalecimento da marca é o trabalho que a empresa de ensaio de dureza e de outros segmentos podem fazer para se tornarem reconhecidas como referência na área de atuação.

 

Um objetivo que pode ajudar nesta meta é o aumento e melhora na produção de conteúdos estratégicos, algo que ajuda a ganhar mais autoridade.

 

O resultado-chave é um aumento expressivo de visitas ao blog e no compartilhamento de conteúdos nas redes sociais.

Engajamento por e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ótima estratégia para ter contato direto com os clientes.

 

Um dos objetivos que as empresas podem ter é o excelente desempenho e relacionamento por meio de ações de e-mail visando atingir o crescimento e fortalecimento, ou mesmo ações mais específicas.

 

Nesse sentido, os resultados-chave podem consistir em aumento nas inscrições de newsletter, taxas de abertura e cliques nos e-mails.

 

Esses são alguns dos inúmeros exemplos de OKR de marketing que podem ajudar as empresas a conquistarem sucesso, credibilidade, boas vendas e diversos ganhos positivos para o negócio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.C

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