indústria

Como ter ações de marketing inteligentes para sua indústria?

Se engana quem pensa que o marketing está relacionado direta e exclusivamente ao ato de venda, diversos outros meios que compõem a economia podem gerar vantagens a partir do reforço da marca, um desses nichos é a indústria.

Para as indústrias o marketing pode ser extremamente desafiador, mas os benefícios acompanham o desafio. As indústrias precisam dividir seu foco de forma estratégica e inteligente, por isso é importante compreender bem a complexidade do mercado. 

Enquanto uma empresa pode focar apenas no público consumidor final, boa parte das empresas da área industrial está direcionada para atingir tanto um consumidor quanto outras empresas que serão intermediárias da relação de consumo. 

Esse olhar duplo faz com que o marketing industrial se desenvolva em múltiplos canais e em diferentes linguagens. Essa vertente do marketing pode ser citada como marketing empresarial, corporativo ou B2B. 

A sigla para Business to Business nomeia empresas que prestam serviços ou vendem produtos e insumos para outras empresas. Essa nomenclatura envolve desde indústria de base pesada ou até um coworking endereço fiscal. 

Toda tarefa de marketing exige uma atenção dedicada, a grande questão é que se trata de um processo, ou seja, uma construção que precisa ser mantida e renovada ao longo do tempo. 

Vender para pessoas e empresas são atividades diferentes e, por conta disso, impõe uma série de desafios diferentes, enquanto empresas que entram em contato direto com o público precisam de humanização, o marketing industrial demanda outras características. 

Em contraponto ao marketing tradicional, em que as empresas buscam a identificação e a humanização, para o marketing industrial o foco deve ser maior em demonstrar ações como responsabilidade, confiança, inovação, eficiência e pontualidade. 

Como toda a ação marketeira, o sucesso do marketing empresarial está relacionado ao planejamento estratégico de cada campanha.

Com isso o resultado será uma estratégia de marketing capaz de atrair, conquistar e manter os clientes e parceiros fidelizados. 

No marketing empresarial os esforços estão voltados para acolher mais empresas interessadas e atrair novas parcerias, isso é feito a partir de estratégias digitais, tradicionais e direcionadas especialmente para a relação B2B.

O que é marketing para indústrias?

O marketing industrial é o ramo da comunicação que estuda e aplica os melhores métodos para conectar uma empresa com outras.

O objetivo do marketing industrial é reforçar a autoridade de uma empresa e apresentar seu trabalho para futuras parcerias. 

A indústria é responsável por atender grandes companhias que precisam apresentar seu serviço para um mercado extremamente competitivo e complexo, uma fábrica especializada em equipamentos para postos de gasolina é um bom exemplo. 

Nesse sentido, a comunicação deve visar desenvolver estratégias que carregam resultados de forma consistente, Esse norte proporciona uma maior visibilidade e reconhecimento da marca a nível local e nacional, como consequência isso vai ampliar as oportunidades. 

Como o público alvo são outras empresas do setor, o planejamento de marketing deve ser feito a partir de ações eficientes e inteligentes. O foco principal é adicionar mais valor e reconhecimento no mercado para atrair novas vendas e conexões. 

Além de atrair um leque de clientes novos e marcar o nome da empresa como referência de mercado, o marketing para indústria também se mostra eficiente para fidelizar clientes. Para que essas estratégias apresentem resultados, é preciso se atentar a alguns detalhes. 

Cada ação de marketing direcionado para indústrias e para o mercado B2B devem ser inseridas no planejamento estratégico, a partir do perfil da empresa e da sua atuação dentro do próprio nicho. 

O momento atual da empresa deve ser levado em consideração, as estratégias indicadas para uma indústria de montagem de drywall no teto que está buscando construir sua marca é diferente de outra indústria que pretende impulsionar o crescimento. 

Em geral, boa parte do marketing industrial está relacionado com a manutenção de contato entre duas corporações. Essa conexão é fundamental para manter um fluxo de negócios e apresentar resultados mais consistentes ao longo do tempo. 

Como realizar uma estratégia de marketing para empresas

Por mais que as indústrias sejam uma das atividades de trabalho mais antigas e dominam boa parte da economia global, muito pouco foi explorado no marketing sobre essa área. Com isso, esse ecossistema ainda tem muito a crescer e evoluir. 

Uma característica inata, ou seja, que estará sempre presente no cotidiano das indústrias é que o mercado estará sempre aquecido e com alta competitividade. Mesmo em momentos de crise a disputa por espaço e por negócios é gigantesca, então é preciso se destacar. 

Como todo o bom planejamento de marketing, a primeira etapa é colocar no papel quais são as metas mais importantes para a empresa naquele determinado momento e quais são os recursos que podem ser investidos naquele momento. 

É importante nessa fase ter claramente a meta mais importante para a organização e as metas secundárias, essa compreensão vai fazer com que a empresa de equipamentos para lavagem de tapetes residenciais escolha as estratégias mais assertivas para a meta. 

A partir desse momento, a empresa constrói uma estratégia, no meio da imensidão de oportunidades e formatos que o marketing atual oferece, é necessário compreender qual ferramenta atua melhor no sentido de cumprir a meta definida. 

Depois da fase de planejamento chegou a hora da estratégia de marketing entrar em funcionamento, mas o trabalho está muito longe de acabar, é nesse ponto que os resultados são acompanhados, mensurados e as ações modificadas em tempo real para render mais. 

No setor das indústrias, boa parte das empresas está no mercado a muito tempo e até já apresenta bons resultados, nesses casos o marketing vai operar para reforçar a marca, apresentar a história e a credibilidade de anos de trabalho e vender mais.

Em suma, a receita mais próxima de ideal para fazer uma indústria de tenda para casamento ao ar livre funcionar bem é necessário compreender o mercado, atuar ativamente, com planejamento e constância. 

Dicas para se destacar com marketing para indústrias

O ecossistema de comunicação entre empresas pode parecer mais frio e tranquilo do que o de empresas que atuam diretamente com o público, mas agir no marketing desses segmentos demanda uma grande série de conhecimentos e habilidades. 

As empresas que fornecem produtos para um curso de reparo em placa de celular online lidam com com fornecedores, clientes, parceiros, funcionários e compradores em potencial para sua atuação no cotidiano, a relação da empresa com esses itens será ditada pelo marketing industrial. 

 No meio empresarial, relacionamento é uma palavra chave, uma vez que bons contatos podem abrir a porta para bons negócios. O marketing é responsável por alavancar essas relações, algumas atitudes que reforçam isso são: 

  • Participação em feiras e eventos especializados do setor; 
  • Tenha presença e explore o meio digital para construir uma identidade; 
  • Mantenha contato com atualizações frequentes com parceiros e fornecedores; 
  • Invista também na mídia tradicional. 

O valor de cada estratégia de marketing é dado a partir de qual resultado é pretendido e qual meio essa empresa se relaciona. Uma empresa de tela mosquiteira para janela de apartamento pode usar mais de uma estratégia em conjunto e simultaneamente. 

Na indústria, graças ao seu alto nível de complexidade e competitividade, muitas empresas disputam a atenção de clientes e fornecedores com base na inovação. Para chegar a ser uma referência no seu mercado é preciso propor uma novidade ou um serviço muito eficiente. 

Atualmente, o cenário industrial sofre uma retração da demanda ao mesmo tempo que startups e gigantes do setor assumem a vanguarda da inovação. Nesse sentido é fundamental acompanhar as tendências e atuar ativamente para se destacar no mercado. 

Para construir sua marca, são necessárias estratégias diferentes, adaptando-as para aquelas que desejam impulsionar o crescimento!

Resumindo, o Marketing Industrial nada mais é do que a manutenção do relacionamento entre duas empresas. Como já diz o termo, em inglês, business to business. Quer um exemplo?

É o caso de indústrias de produção de máquinas agrícolas, em que seu principal cliente são outras empresas, organizações e negócios. Então, essa comunicação com outras empresas (o B2B, Marketing Industrial) é uma maneira de divulgar seus produtos com eficiência.

Considerações finais

Se engana quem acha que o marketing está restrito à venda e a conexão com um público consumidor. Indústrias cada vez mais tem aberto o olho para oportunidades que o marketing oferece. 

O principal objetivo do marketing digital é  gerar ações que como resultado oferecem um fortalecimento da marca, tanto em visibilidade quanto pelo reconhecimento de seu trabalho. Com essa base é possível ganhar mais espaço em seu mercado.

Além de atrair mais compras, o marketing industrial fideliza sua base de contratos vigentes e aumenta a percepção de valor dos produtos feitos na indústria. Entre empresas, o relacionamento claro e assertivo é ainda mais importante do que no marketing tradicional. 

Uma indústria de aparelhos para lavagem de tapetes grandes pode utilizar diferentes ações de marketing para gerar valor. Essas estratégias atendem diretamente às demandas da empresa e constroem uma conexão com seu público. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.