isolamento acústico correto do seu espaço

Saiba como fazer o isolamento acústico correto do seu espaço

Conheça materiais e dicas que ajudam muito a deixar uma casa mais silenciosa e tranquila

O convívio com outras pessoas para quem mora em imóveis muito próximos um dos outros, em alguns momentos, pode ser difícil. Isso porque naturalmente surgem barulhos no dia a dia, o que pode ser um incômodo, principalmente se conversas altas, sons de móveis se arrastando ou de portas se fechando com força são ações rotineiras.

O uso do drywall na sua moradia é uma das alternativas que melhor proporciona isolamento acústico na sua casa e ajuda a diminuir esses sons externos. Abaixo, conheça quais os melhores métodos podem ser feitos para conseguir esse desejado silêncio em casa.

Melhores materiais para conseguir isolamento acústico

Existem várias possibilidades para conseguir impedir a entrada de barulhos na sua residência. A ideia do isolamento acústico é descobrir quais são os lugares mais barulhentos do seu espaço e aplicar uma solução capaz de vedar esses sons. Felizmente, existem alguns materiais que são apropriados para esse objetivo.

Drywall com rocha ou lã de vidro

Um deles é a combinação de drywall com lãs de rocha ou de vidro. A técnica do drywall para esse fim utiliza placas de espessura média que são colocadas nas paredes e, assim, conseguem diminuir a passagem de som. Ao serem combinadas com a lã, o resultado é ainda mais eficiente, tornando sua casa mais silenciosa.

Espuma acústica

Outro material muito bom para essas situações é a espuma acústica, que é bastante comum em estúdios. No entanto, elas também podem ser utilizadas sem problemas em apartamentos. Trata-se de placas leves que têm um formato liso e que lembram muito uma caixa de ovos. A sua qualidade é tão boa que elas conseguem reduzir o som externo, ao mesmo tempo que não absorvem os barulhos internos, impedindo também que o som da sua casa incomode os vizinhos.

Isolante acústico

Trata-se de uma espécie de manta acústica fina que se destaca por sua versatilidade, podendo ser aplicada tanto no chão quanto no teto de um cômodo. Outra possibilidade é o uso de um painel de fita isolante que pode ser combinado com materiais como o drywall, como explicado acima. Uma das grandes vantagens dessa escolha é que não há necessidade de grandes reformas no seu espaço, podendo ser feito até mesmo pelo morador.

Janelas e portas antirruído

Além das opções que cobrem paredes e o piso, ainda há a possibilidade de bloquear o som com vedação em janelas e portas. Isso é feito com o uso de materiais pesados, tais como madeira, aço, alumínio e PVC, que são colocados em todo o entorno e batente das janelas. No caso das portas, a vedação acontece em madeira maciça que recebe isolante acústico.

Como reforçar o isolamento acústico da sua casa

Além do uso dos materiais citados, existem outras táticas e ideias que ajudam a melhorar o isolamento acústico da sua residência. Uma delas que consegue esse efeito e ainda aprimora o ambiente é o uso de plantas de decoração. O uso de jardins verticais ou o posicionamento estratégico delas nos locais de maior barulho fazem o serviço, já que elas conseguem absorver o som – e ainda deixam a casa mais fresca e aconchegante.

Vale também prestar atenção nas brechas e rachaduras que há nas janelas. Vedá-las com o uso de um selante acústico impede a passagem de som pelo ar e torna o ambiente mais silencioso. Você pode ainda instalar janelas com camadas duplas ou triplas de vidros, conseguindo o mesmo efeito.

Para quem mora em apartamento e tem um vizinho de cima barulhento, que deixa cair muitas coisas ou pisa com força no chão, há uma solução. É possível aplicar um forro com manta acústica no entreforro do apartamento, que reduz a interferência sonora vindo de cima. E se você não quer incomodar os vizinhos que moram abaixo de você, uma boa saída é aplicar uma manta acústica sobre o contrapiso ou ainda, investir em cômodos que tenham pisos vinílicos.

Por fim, até mesmo a decoração pode ajudar a ter uma casa mais silenciosa. Para diminuir os ecos, você pode, por exemplo, tornar os cômodos mais vazios e evitar o uso de superfícies como vidros, porcelanatos e paredes lisas. Para isso, é possível usar materiais fibrosos como mantas, cortinas, almofadas, tapetes e estofados, que conseguem deixar o ambiente mais quieto, ao mesmo tempo que tornam eles mais caprichados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *