Autoescola

Como escolher a melhor autoescola para aprender a dirigir?

Verifique se a autoescola é cadastrada no Detran e se é ágil nos processos; saiba o que mais precisa considerar

Aprender a dirigir, tirar a primeira habilitação e conquistar mais autonomia e independência é o sonho de muita gente. O primeiro passo para conseguir fazer isso é procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC), a autoescola, que é onde você vai dar entrada no processo.

É a autoescola que encaminha os aspirantes para as aulas teóricas e também são os profissionais que lá trabalham que vão fornecer ajuda ao motorista em todas as etapas até ter a carteira em mãos. Como segurança e tranquilidade são fatores importantes para ir bem nas avaliações, escolher um bom local faz diferença.

Procurar a autoescola mais perto da sua casa ou pedir indicação para algum conhecido que passou pelo processo recentemente são boas ideias, mas é preciso levar em consideração outros fatores para garantir que fará uma escolha acertada. Fizemos uma lista com 6 perguntas que você deveria fazer antes de fechar negócio.

O local é credenciado?

A primeira coisa que você deve checar é se a autoescola é credenciada e está com todas as obrigações em dia no Detran do seu estado. Essa dica parece óbvia, já que essa é uma obrigatoriedade, mas muitas pessoas caem em golpes e só vão perceber depois que já perderam muito tempo e dinheiro. 

O alvará que garante isso deve estar afixado no próprio estabelecimento, em um local visível. Nesse caso, cheque a data de validade do documento. Você também pode fazer essa consulta no site do Detran, que disponibiliza uma lista das autoescolas credenciadas.

Oferece todos os serviços que preciso?

É mais prático, rápido (e, possivelmente, também mais econômico) fazer tudo o que precisa em um só local. Portanto, é importante perguntar se a autoescola oferece todas as etapas necessárias para a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Isso é importante porque existem três categorias de CFCs: aquelas especializadas apenas na parte teórica, apenas no exame prático e as que prestam os dois serviços. Escolha a terceira opção.

Qual é o índice de aprovação?

As aprovações dependem dos alunos, mas também da qualidade das aulas que uma autoescola oferece. Professores atenciosos, veículos em bom estado e métodos de ensino didáticos podem influenciar bastante nas chances dos candidatos. Por isso, confira o índice de aprovação da autoescola.

Essa consulta também pode ser feita no site do Detran, tanto para o exame teórico quanto para o prático. Basta clicar na categoria “performance da autoescola”, que fica dentro da aba autoescolas. Lá você consegue fazer um filtro por bairro ou nome do estabelecimento.

Uma dica é verificar a aprovação especificamente para a sua categoria. Se vai fazer carro e moto, por exemplo, verifique as duas. Vale dar uma olhada nos índices dos últimos meses já que mudanças no quadro profissional, por exemplo, podem afetar as aprovações.

O valor é justo?

Todo o processo para tirar a primeira habilitação não é barato porque envolve as taxas do Detran, exames (médico e psicotécnico) e também os custos do serviço prestado pela autoescola. 

No entanto, os preços podem variar bastante e a nossa dica é fazer uma boa pesquisa na sua região para ver se o valor que está sendo cobrado compensa. Desconfie das ofertas que parecem boas demais e não se esqueça de fazer as perguntas acima, especialmente nesses casos.

Tem contrato?

O contrato para a prestação desses serviços é um direito do aluno e dever da autoescola. Ele é a sua garantia e deve ter tudo detalhado, incluindo quantidade de aulas, valores e prazo de validade. Não pague nada sem ter esse documento em mãos.

Vai demorar muito?

Os prazos para agendamento das aulas e exames também são importantes e estão entre as reclamações mais comuns sobre esses estabelecimentos. Pergunte sobre isso e veja se o tempo de todo o processo atende às suas necessidades. Boas autoescolas são também ágeis. 

O psicotécnico, por exemplo, já pode ser marcado para poucos dias depois que o contrato for assinado. Você pode usar essa etapa como um teste para saber se a autoescola é enrolada ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.