idosos fazendo exercicios

Casa segura para idosos – confira dicas de como adaptar a residência

Quando as pessoas ficam mais velhas naturalmente necessitam de mudanças e adaptações nos mais diversos aspectos da vida, e a residência não escapa de tais necessidades de mudanças. Segundo estudos dos profissionais da Universidade de São Paulo projetar uma residência pensando no bem-estar e segurança de idosos reduz em 40% o risco de acidentes durante a velhice, já estudos do Ministério da Saúde indicam que 70% dos acidentes que envolvem pessoas acima dos 60 anos de idade acontecem dentro de sua própria casa.

Desta forma, mesmo que não possua idosos em sua casa diariamente, por que não planejar sua residência pensando no seu bem-estar quando envelhecer?

Casa segura para idosos
Casa segura para idosos

Como adaptar casa para idosos 

Antes de tudo, é necessário mencionar que não existe aquela casa perfeita, a casa que irá inibir quaisquer riscos e uma lista ideal para que você siga, é muito importante que você leve em consideração a rotina do idoso na hora de adaptar a residência,uma casa bem adaptada é aquela que permite com que a pessoa continue a atender as necessidades de seus moradores.

Além de levar em consideração os gostos pessoais e toda a rotina dos moradores você pode contar com algumas dicas de decoração que irão facilitar o dia a dia dessas pessoas.

  • Tente simplificar a casa: Adotar um estilo mais minimalista na hora da decoração da residência é uma boa tática quando falamos sobre adaptar a casa para idosos; deixe os ambientes os mais limpos possíveis e mantenha as circulações livres, evite o uso de muitos tapetes ou qualquer obstáculo que possa ocasionar uma possível queda.

 

  • Iluminação: É importante que a iluminação da casa seja uniforme e sem a criação de possíveis manchas e sombras; em ambientes considerados mais “perigosos” como cozinha e banheiro a luz deve ser ainda mais direcionada.

 

  • Organização: Mantenha os objetos e itens mais utilizados no seu dia a dia em locais que sejam de fácil acesso, como armários e gavetas; mantenha fios de eletrodomésticos presos a parede.

 

  • Instale pisos antiderrapantes em locais como cozinha e banheiro.

 

  • Instale telas e redes de proteção em janelas e varandas; o indicado é que você visite uma loja de redes de proteção em Curitiba ou na sua região mais próxima e encontre a tela que melhor irá se adequar a suas necessidades.

 

  • De preferência por móveis e objetos com superfícies mais claras e bordas arredondadas, as superfícies claras irão facilitar na hora de encontrar pequenos objetos que possam ser colocados sob o móvel e bordas arredondadas evitam possíveis acidentes que podem ser causados por quinas pontiagudas; outra boa tática é utilizar tecidos com texturas em sofás e almofadas por exemplo com a idade naturalmente os idosos acabam perdendo a sensibilidade e costumam preferir objetos que contem com uma boa textura.

 

  • Instale barras de apoio e fitas antiderrapantes no banheiro.

Como adaptar um quarto para idosos?

Ao se envelhecer o quarto acaba por ser tornar um dos cômodos mais importantes e que mais precisam de atenção na hora de decorar e mobiliar, além de conforto e aconchego se é necessário que o quarto ofereça também segurança ao idoso, melhorando sua qualidade de vida e tendo neste ambiente como um local no qual a pessoa se sentira confortável para passar quantas horas for necessário. Confira uma lista de como tornar este cômodo o mais adequado possível a uma pessoa idosa.

Clima agradável(h3)

Um bom quarto é um ambiente com um clima agradável, é importante que o ambiente seja bem ventilado e possua janelas grandes e bem distribuídas, auxiliando a manter o local bem arejado durante o dia.
É ideal que você coloque películas protetoras nos vidros das janelas afim de impedir uma incidência de raios solares maior do que o necessário, fazer o uso de persianas também é uma ótima opção na hora de controlar a luz e deixar o quarto mais ventilado e agradável. Investir em aparelhos de ar condicionado poderá fazer toda a diferença em algumas situações.

Objetos mais utilizados ao alcance da pessoa: Deixe os objetos que a pessoa mais utiliza ao alcance da mesma, controles da televisão, do ar condicionado, garrafas de água, smartphone, medicamentos, etc. Contar com uma boa mesa de cabeceira onde tais objetos possam estar disponíveis é o indicado.

Iluminação do quarto

Idosos possuem rotinas noturnas/de sono diferentes, sendo natural que por muitas vezes eles levantem durante a madrugada apenas por se sentirem cansados de ficar deitado ou também para irem ao banheiro, beber água ou tomarem algum remédio, sendo importante que o quarto seja bem iluminado, possua interruptores perto da cama e abajures nas cômodas, evitando que a pessoa acabe tropeçando e sofrendo eventuais quedas por necessitar levantar no escuro.

Considere os desejos e gostos do idoso

Não tome decisões sem consultar os desejos e gostos da outra pessoa, sabemos que muitas vezes lidar com uma pessoa idosa pode ser uma tarefa difícil, em alguns momentos são teimosos e até mesmo infantis, não entendo as reais necessidades, porém, sempre que possívelrespeite seus gostos, criar um quarto adequado para os mesmos também significa respeitar seus gostos e manter o ambiente de acordo com os desejos da pessoa, mantenha os hábitos e artigos decorativos, respeite a vivência do idoso.

Legenda da imagem:idosa lendo um livro sentada

Exercícios para idosos em casa

Durante a velhice é de extrema importância que o idoso se mantenha ativo(a), realizando exercícios e se mantendo ativo tanto física quanto mentalmente, e a pessoa não precisa necessariamente sair da própria residência para se manter ativo. Confira uma lista com alguns exercícios para idosos em casa.

  • Agachamento;
  • Alongamento;
  • Yoga;
  • Sentar e levantar em uma cadeira fixa;
  • Sentar e estender os joelhos;
  • Bola de meia (exercício para fortalecer os músculos da mão)
  • Xadrez;
  • Quebra-cabeça;
  • Leitura;
  • Palavrascruzadas;
  • Dominó.

Viu, só? Não é difícil manter

idosos fazendo exercicios
Elderly couple workout at home with elastic band and dumbbells. Old person healthy lifestyle exercise at home, workout and training, sport activity at home on yoga mat.

um idoso ativo mesmo na própria residência, além de estar estimulando suas capacidades físicas e mentais, tais momentos podem muito bem serem praticados em família, o que pode parecer simples, mas para uma pessoa idosa vem a se tornar um momento além de benéfico para a saúde também de amor, onde o mesmo irá se sentir acolhido e próximo daqueles que lhe rodeiam.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.