Casa planejada: Por que aderir ?

Conhecida pelos seus ambientes funcionais, uma casa planejada é o sonho de muitas pessoas que querem viver em um lar que atende suas necessidades. Independente de ser um imóvel novo ou usado, modificar os ambientes é vital para que eles sejam práticos.

Contudo, os ambientes planejados exigem organização para que tudo seja feito da melhor maneira possível. Nesse sentido, é fundamental pensar nas alterações que serão feitas, e assim alinhar os planos para que o espaço disponível seja bem aproveitado.

Existem diversas possibilidades de otimização dos cômodos por meio de mobília planejada ou móveis que se encaixam da melhor maneira. Sem falar no fato de que é indispensável adaptar o estilo do imóvel ao dia a dia dos moradores.

É assim que a propriedade se transforma em lar e garante o bem-estar de todos que vivem nela. É muito fácil escolher uma empresa, fazer um orçamento e fechar negócio, mas lembre-se de que estamos falando de um investimento.

Isso significa que se não houver planejamento, o arrependimento pode bater, e para mudar tudo de novo, é necessário tempo e mais gastos.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é uma casa planejada e quais são os benefícios de apostar nesse tipo de projeto. Confira!

Afinal, o que é uma casa planejada?

Chamamos de casa planejada um tipo de decoração pensado para atender às necessidades dos moradores, levando em conta seu estilo de vida e rotina.

O imóvel é adaptado ao dia a dia da família, aproveitando e valorizando os espaços, conforme o perfil de quem os utiliza.

Por exemplo, em um lar para idosos, o planejamento do imóvel conta com armário de medicamentos e outros tipos de mobília essenciais para seus moradores.

Por essa razão, o projeto arquitetônico deve considerar esses fatores durante a construção da propriedade. Mas também é possível alterar o imóvel antigo para que ele possa atender às condições de uso necessárias.

Tudo deve ser feito por um profissional que se encarrega de planejar todos os detalhes, levando em conta algumas características fundamentais, como:

  • Personalidade;
  • Hábitos;
  • Gostos;
  • Necessidades;
  • Sensações.

Nesse contexto, a casa planejada vai muito além de mudanças estéticas, visto que seu objetivo é garantir o máximo conforto, usabilidade e praticidade do imóvel.

Algo que é importante para uma pessoa pode não ser para outra, sendo exatamente por isso que a empresa ou profissional precisa fazer um levantamento de tudo o que é necessário para criar um espaço agradável.

É por isso que existe a neuroarquitetura, um estudo que avalia os impactos do ambiente físico no cérebro dos moradores, garantindo a melhor experiência para todos.

Como adaptar os ambientes?

Os especialistas dessa área compreendem as expectativas dos clientes e criam adaptações que formam o cômodo perfeitamente.

Juntamente com outros elementos, como manta casal, o quarto pode estimular o repouso, a cozinha fica mais arejada, a sala fica bem iluminada, o quarto do bebê fica mais alegre e colorido, entre outros.

No entanto, o profissional não faz isso sozinho, uma vez que o papel do cliente é deixar claro quais são os seus desejos e expectativas.

É importante ressaltar que vários locais do imóvel podem ser planejados, o que inclui quartos, cozinha, escritório, banheiros, salas, entre outros.

Todos eles são harmonizados e contam com uma decoração agradável e sem espaços ociosos. Além disso, é a melhor forma de evitar superlotação de alguns locais, visto que existe todo um cuidado para escolher os componentes.

O quarto, por exemplo, é o cômodo onde as pessoas começam e terminam seus dias. Por essa razão, ele precisa ser planejado e estar de acordo com a rotina de quem dorme ali.

Isso inclui o planejamento de closets e armários para que o morador consiga organizar perfeitamente suas roupas, acessórios e calçados.

Quanto à sala, por ser um ambiente onde várias pessoas se reúnem, como amigos e familiares, além de ser um local de descanso e relaxamento, é essencial priorizar a projeção de um local versátil.

Se o imóvel é pequeno, pode ser necessário fazer algumas adaptações, como incluir uma mesa para home office que divide bem o espaço com outras peças funcionais, como estante para livros, quadros, esculturas, dentre outros.

A cozinha é o local onde as pessoas fazem suas refeições, mas também pode ser usada como ponto de encontro entre os moradores e até para receber as visitas mais próximas.

Móveis como pias, mesa, armários e cadeiras, além dos eletrodomésticos, precisam ser acomodados do jeito certo.

Por ser atualmente uma área social, boa parte das pessoas estão optando por eliminar uma das paredes e integrar a cozinha à sala.

No que diz respeito aos banheiros, trata-se de um local onde são armazenados alguns produtos e acessórios. Por essa razão, ao fazer seu planejamento, móveis fechados e integrados à decoração podem ser uma boa opção.

Se o banheiro é muito pequeno, uma boa opção são os armários suspensos, dos quais o morador pode guardar produtos de higiene e outros elementos fundamentais no dia a dia.

Até mesmo a área externa pode ser planejada, como no caso da instalação de rede de proteção para playground.

Já o espaço para home office deve ser pensado de modo a colaborar com a produtividade e a realização de atividades específicas. Durante o planejamento deste local, o profissional pode incluir caixas organizadoras e gaveteiros.

Outras peças indispensáveis são a mesa, cadeira e computador, para que assim o profissional possa realizar suas atividades rotineiras.

Para colaborar com a produtividade e a concentração, é essencial contar com luminárias de piso ou de mesa, utilizar murais e nichos e verticalizar a decoração, caso o espaço seja muito pequeno.

Muitos itens são pensados para o bem-estar das pessoas, como no caso do tratamento com acupunturas auriculares. A casa planejada foi criada com a mesma intenção e traz muitas vantagens aos moradores, como ficará claro a seguir.

Benefícios da casa planejada

Investir em uma casa planejada traz muitos benefícios, como a redução dos custos de construção ou reforma, melhor aproveitamento de recursos naturais, além da criação de espaços personalizados, funcionais e agradáveis.

Algo que atrai muitas pessoas para esse tipo de planejamento é a personalização. O lar reflete a personalidade de seus moradores, portanto, vai transmitir aquilo que deseja.

É possível escolher um estilo e personalizar todos os acabamentos e mobílias, e isso se dá por meio da seleção de cores que são mais atraentes, além do equilíbrio e da combinação de cada detalhe.

A mesma situação se aplica aos imóveis comerciais, como no caso de uma clínica veterinária que oferece treinamento de cachorros.

Independentemente do tipo de imóvel, é fundamental levar em conta a história e as experiências de vida do morador, bem como sua bagagem cultural, identidade e gostos pessoais.

Não se pode abrir mão da funcionalidade e da criação de um espaço agradável. Mas isso vai depender do que foi considerado durante o planejamento dos cômodos.

Uma dica é evitar corredores internos nas entradas e percursos do ambiente, ademais, é vital se atentar ao local das portas, pois elas podem dificultar o posicionamento da mobília.

Quem está construindo, deve colocar os quartos nos fundos do imóvel, para evitar o barulho da rua e garantir o descanso durante a noite. Também e por meio dessa escolha é que fica mais fácil instalar um ar condicionado pequeno.

Outro benefício da casa planejada é o melhor aproveitamento dos recursos naturais, algo muito importante para gerar economia e tornar o projeto mais sustentável.

O profissional vai planejar as entradas de luz e oxigênio, evitando que o morador precise gastar muito com luminárias, ventiladores e ar-condicionado.

O uso de aquecedor solar tem crescido muito, principalmente para torneiras e chuveiros. Muitos preferem instalar sistemas de geração de energia fotovoltaica também para a iluminação.

Por fim, mas não menos importante, uma casa planejada ajuda a reduzir os custos com construção e reforma, visto que é possível aproveitar melhor os ambientes e evitar gastos desnecessários.

Entretanto, para garantir projetos arquitetônicos de qualidade, o primeiro passo é ser cuidadoso ao contratar mão de obra para a sua casa.

O profissional deve estar ciente do planejamento e dos materiais que precisam ser usados, mas também é fundamental que o cliente acompanhe as etapas da obra para se certificar de que tudo está conforme o planejado.

Considerações finais

Ter uma casa planejada é muito mais fácil do que você imagina, como foi possível acompanhar ao longo deste artigo. É muito melhor fazer esse planejamento e garantir uma boa construção e reforma.

Mais do que economizar e evitar desperdícios de mão de obra e materiais, um imóvel planejado traz mais conforto, beleza, praticidade e segurança para a sua casa. Você só precisa contar com um profissional capacitado e elaborar um bom planejamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.