5 problemas bucais mais comuns na vida adulta

5 problemas bucais mais comuns na vida adulta

A vida adulta é cheia de muitas questões. Entre elas, há a necessidade de amadurecimento, o acúmulo de responsabilidades e a chegada de diversos problemas que podem estar vinculados à vida social, emocional, profissional e à saúde, bem como diversos problemas bucais.

Isso porque, diversas doenças que se apresentam na boca podem estar diretamente relacionada com a idade, se apresentando como uma espécie de característica extra da vida adulta. 

Vale lembrar que, em se tratando de dente, cada idade tem a sua fase e suas peculiaridades e que, não é porque você é jovem, adulto ou idoso que os cuidados com todas as doenças bucais podem ser subestimados.

Por isso, faça visitas regulares a um consultório dentista.

Entretanto, para ficar cada vez mais informado, confira a seguir as principais doenças que são características da vida adulta, conheça como evitá-las e tratá-las.

Halitose

A halitose nada mais é do que o mau hálito. Este por sua vez é um dos problemas bucais mais comuns na vida adulta, podendo ser causado por diversos motivos. 

Dessa forma, de acordo com dados da  Sociedade Brasileira de Odontologia, cerca de metade da população adulta no Brasil é afetada pela halitose.

O mau cheiro anormal na boca está associado a algum desequilíbrio no organismo, mas na maioria dos casos pode ter origem na falta de higiene.

Isso porque, o acúmulo de resíduos de alimentos entre os dentes e a saburra lingual (uma placa bacteriana esbranquiçada formada na língua) tem um cheiro ruim, que muitas vezes não é percebido pela pessoa afetada

Para tratar essa questão, basta ir a uma clínica odontológica e solicitar o tratamento, que na maioria das vezes é simples e pode depender apenas de uma melhora na higiene bucal, escovando os dentes após cada refeição, usando o fio dental diariamente e finalizando com um enxaguante bucal.

Placa bacteriana

A placa bacteriana é um problema que no início pode ser simples, mas pode piorar de tal forma, a causar outros problemas mais graves. Além disso, esse é um problema que pode afligir qualquer idade e é comum na vida adulta. 

Em suma, esse problema é formado a partir de um acúmulo de resíduos de alimentos entre os dentes e o consumo excessivo de açúcares sem a higiene adequada atrai bactérias que formam uma película viscosa na superfície dos dentes. 

É importante ressaltar que quando este problema não é tratado de forma adequada, a placa pode favorecer o aparecimento de cáries e mau hálito.

Gengivite

A gengivite é um dos problemas que mais pode assustar, isso porque os seus sintomas são muito desconfortáveis e podem atrapalhar uma boa qualidade de vida. Confira a seguir os principais sintomas da gengivite:

  • Inflamação na gengiva;
  • Sangramentos na gengiva;
  • Incômodo para comer;
  • Dores ao mastigar.

Dessa forma, se a gengivite não for levada com seriedade e não for tratada por um dentista especializado em gengiva, a doença pode atingir a parte interna da gengiva e, por consequência, os ossos ligados aos dentes, causando perda dos mesmos e das dentições.

Prevenir esse problema se relaciona com uma higiene bucal correta com escovações diárias e o uso do fio dental. Isso porque, a grande causa da maioria desses problemas bucais se dá com a falta de higiene bucal.

Além disso, vale ressaltar que em caso da aparição de algum dos sintomas acima, é necessário procurar por um dentista emergência 24 horas para procurar atendimento. 

Retração gengival 

Esse problema pode ser causado devido ao deslocamento da gengiva que acaba trazendo consequências estéticas e dor, uma vez que a retração gengival costuma deixar a raiz do dente em exposição.

A causa desse mal se dá devido a diversos motivos, entre eles o excesso de força ao escovar, o uso de cerdas duras e inflamações da gengiva causadas pelo acúmulo de placa bacteriana.

Portanto, caso apresente a exposição de seu dente e a dor intensa na gengiva, procure um dentista 24h.

Lesões bucais

Além de todos os problemas citados acima, outros problemas que surgem na vida adulta são o surgimento de lesões, manchas, pequenos machucados ou feridas, caroços e pontos sensíveis na boca, língua, céu da boca e garganta.

Porém, na maioria desses casos, o surgimento dessas questões é resultado de uma inflamação da gengiva, afta ou traumas da escovação, que podem ser tratados sem grandes consequências.

Entretanto, quando esses casos se mostram persistentes ou frequentes, é de extrema importância que você busque por uma avaliação de um dentista para descartar a possibilidade de câncer, especialmente em fumantes, pessoas que tenham passado dos 40 anos e também consumidoras de bebidas alcoólicas.

 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.