Por que investir em consultoria financeira para os colaboradores?

Preocupados com a qualidade de vida e com a produtividade de seus funcionários, cada vez mais empresas oferecem o benefício da consultoria financeira para os seus colaboradores. Descubra mais sobre esse benefício e como ele funciona!

Não é nenhuma novidade que, quando uma pessoa tem problemas financeiros, ela dificilmente tira essa questão de falta de dinheiro da cabeça e consequentemente isso impede que sua mente fique tranquila para trabalhar, para criar ou para produzir.

Por isso, nos dias de hoje, uma das melhores práticas adotadas pelo RH estratégico de várias empresas é oferecer consultoria financeira para seus colaboradores, já que, essa prática não apenas ajuda na retenção de talentos, como também melhora a produtividade da companhia como um todo.

Dessa forma, grandes nomes como Roche, SPC Brasil, Nitro Química, ArcelorMittal e o Hospital Santa Paula em São Paulo, são exemplos de empresas de sucesso que promovem ações de consultoria financeira com palestras, cursos, workshops e até mesmo consultoria individual.

Entenda o conceito de consultoria financeira e veja, em seguida, quais os seus benefícios para o sucesso do colaborador e da empresa.

O que é consultoria financeira?

A palavra “consultoria” define a ação de dar conselhos e/ou a ação de um especialista dar um parecer sobre determinado tema de sua especialidade.

Sendo assim, consultoria financeira é uma ação que visa diagnosticar problemas financeiros, propor soluções e efetivar planejamentos que melhorem esse problema e garanta o sucesso econômico de quem recebe a consultoria.

Qual a importância da consultoria financeira dentro das empresas?

Grande parte da população brasileira nunca teve contato com a educação financeira e não aprendeu qual a maneira correta de lidar com o próprio dinheiro.

Sendo assim, o mau uso desses recursos ocasiona problemas com falta de dinheiro no final do mês e isso gera uma série de problemas, tais como:

  • Estresse;
  • Falta de atenção;
  • Baixa produtividade;
  • Falta de sono;
  • Desconcentração;
  • Irritabilidade que prejudica as relações no ambiente de trabalho e
  • uma série de problemas que refletem no desempenho da empresa como um todo.

Por isso, investir na saúde financeira dos funcionários só tende a trazer benefícios para os negócios, veja abaixo alguns deles:

Melhora a produtividade

Em muitos casos, mesmo que o funcionário ganhe um salário bom e que, teoricamente, é capaz de suprir suas necessidades e seus prazeres, se ele tem hábitos financeiros ruins e contrai mais dívidas do que pode arcar, o salário acaba por não ser suficiente, por maior que ele seja.

E isso gera uma sensação de descontentamento no colaborador, que absorve a ideia de que o salário que ele ganha não é suficiente e que a empresa não o valoriza.

Dessa maneira, esse funcionário se sente cada vez mais desmotivado, o que culmina na baixa produtividade do mesmo.

Com uma consultoria financeira presente, esse funcionário aprende a fazer uma melhor gestão do seu dinheiro, gerencia corretamente seus recursos, passa a ter cada vez menos problemas nesse setor e, consequentemente, volta a se sentir mais motivado a produzir.

Retém talentos

Ter uma fonte de renda que permita a sobrevivência é, de fato, o principal motivo que faz as pessoas acordarem todos os dias para trabalhar.

Mas existem funcionários excepcionais que não se prendem somente a esse motivo para permanecer em uma empresa.

Esses profissionais buscam experiências desafiadoras, crescer na carreira e, entre outros aspectos, também valorizam os benefícios que são oferecidos a eles.

Quando esse funcionário talentoso está em uma empresa que se preocupa com aspectos que estão além do que é comum, ele tende a valorizar mais essa organização e a querer permanecer nela.

A consultoria financeira é um benefício muito apreciado visto que poucas pessoas têm contato com este tipo de estudo durante a vida (como nas escolas, por exemplo).

Reduz o absenteísmo e o presenteísmo

Absenteísmo significa uma ocorrência frequente de faltas por parte do colaborador e presenteísmo é quando o funcionário está na empresa mas não oferece a performance necessária na execução das suas funções.

Esses dois fenômenos são prejudiciais para qualquer companhia, comprometendo o seu desempenho, processos produtivos, atrasando finalizações e entregas, interferindo também no seu faturamento.

Através da consultoria financeira oferecida pelas empresas, esses colaboradores aprendem a lidar com seu dinheiro e evitam os problemas oriundos da falta dele, como problemas de saúde, conflitos entre colegas, entre outras coisas que estimulam seu absenteísmo e presenteísmo.

A imagem da empresa ganha credibilidade no mercado

Empresas que se preocupam com a qualidade de vida e o bem-estar dos seus funcionários, demonstram para as pessoas interessadas que o seu foco não está unicamente no lucro, mas no seu capital humano também.

 

Essa promoção de credibilidade é fortalecida diante dos seus colaboradores, da sociedade e do mundo como um todo e a empresa passa a ser vista como uma organização que prioriza os processos modernos e humanos na gestão de pessoas.

Melhora o clima organizacional

Funcionários mais confiantes em relação às suas questões financeiras e que estão mais seguros com sua vida fora da empresa, conseguem ser mais cordiais e solícitos dentro dela.

 

Imagine um setor onde uma porcentagem de funcionários está constantemente preocupada com essas questões?

 

Os níveis de estresse ficam altos e o menor dos acontecimentos pode causar tensões que passam a ser “resolvidas” da pior maneira possível, com gritos, brigas e ofensas.

 

Quando o clima organizacional está comprometido pela atitude desses funcionários, ele começa a gerar outros problemas e a situação vira uma bola de neve de conflitos.

 

Se existe a preocupação com a situação financeira dos colaboradores e eles passam a ter seus problemas nesse âmbito resolvidos, esses funcionários  adquirem mais equilíbrio e têm menos preocupações.

 

E assim, seu bem-estar individual começa a gerar impacto nas suas relações com colegas de trabalho e gestores.

 

Aqui daria um excelente feature.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.