permuta de imóveis

Permuta de imóveis: O que é? Como funciona?

A permuta de imóveis é uma negociação feita por duas partes, onde o objetivo é a troca de bens que estejam com valores próximos, sem o pagamento em dinheiro ou financiamento, como é em casos tradicionais.

E sim, por meio de uma troca de imóveis de valor equivalente, que mesmo não sendo uma transação tão utilizada dentro do mercado, pode trazer grandes vantagens para quem usa este método.

A permuta de imóveis ganha ainda mais atenção quando há uma grande quantidade de pessoas que se disponibilizam a negociar pelo mesmo imóvel, que pode ser desde um residencial com aquecedor de piscina de fibra, como também comercial.

Transações que envolvem imóveis devem ser feitas de uma forma segura e que seja benéfica para ambos os lados, por isso, conhecer o que tem disponível no mercado e as condições dos quais podem se enquadrar, tornam-se vitais.

O contrato de permuta é feito quando uma das partes é obrigada a entregar algo para ter outra coisa em troca, sem que envolva quaisquer transações financeiras.

Mesmo sendo um formato de negociação que está cada vez mais presente no setor de marketing, especialmente com as redes sociais para divulgação onde não se recebe dinheiro, mas sim algum produto, a permuta deve ter todos os termos esclarecidos.

Especialmente quando se trata do ramo de imóveis, para que não haja prejuízos nas trocas que serão realizadas e também se houver alguma necessidade de completar com uma renda o valor do local que possui um teto de vidro para garagem.

Sendo um meio de transação legal, é fundamental que haja conhecimentos de documentações regularizadas para que não se torne um empecilho que pode acabar sendo necessário o envolvimento de leis.

As vantagens e desvantagens

Assim como quaisquer transações que podem ocorrer, algumas vantagens e desvantagens sobre a permuta de imóveis podem ser apresentadas, de um modo que ajude na decisão de que a transação pode ou não trazer o que se tem como objetivo.

O principal ponto negativo gira em torno da dificuldade deste modelo de negócio ser aceito dentro do mercado, especialmente porque, em alguns casos, pode desvalorizar o imóvel da outra parte do acordo.

Quando se planeja colocar um imóvel para venda dentro do mercado imobiliário, a busca para se adquirir estes locais ocorre mais pelo modo financeiro, e não com trocas como no caso de permuta.

O que pode fazer com que a venda de um imóvel que possua isolamento térmico para laje, por exemplo, tenha uma demora ainda maior para ser realizado, podendo levar até mesmo anos para ocorrer.

Isso porque, em boa parte dos acordos, ambos os proprietários podem achar que o seu imóvel possui uma valorização maior ao que vai ser trocado, seja pelo tamanho, segurança, ou pela localidade de onde se encontra.

Levando a acordos que se tornam mais difíceis de ocorrer e, deste modo, fazem com que menos imóveis estejam disponíveis no mercado sob essas condições.

Outro ponto que também acaba gerando a desvantagem é devido às necessidades ou expectativas que são criadas com o local. Por exemplo, de uma casa com quintal e áreas externas, tendo um filtro com válvula para piscina, a outra deve ter para compensar.

Sendo uma troca de bens, a permuta de imóveis deve ser realizada quando em ambos os casos, sinta que estão trocando seus imóveis para algo equivalente em valores, necessidades e expectativas, para que não haja arrependimentos posteriores.

Em termos burocráticos, a desvantagem da permuta de imóveis está no ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). Como a permuta envolve transações do imóvel de modo simultâneo, é necessário haver o ITBI para cada uma delas.

De modo que são pagos na prefeitura municipal de onde o imóvel está localizado, o que não há necessidade quando se há uma venda e compra direta no formato tradicional, o que pode conter um alto valor a partir do modelo do imóvel, sendo comercial ou residencial.

Já os pontos vantajosos de uma permuta de imóveis, o principal sendo a troca de patrimônios, que acaba não tendo uma necessidade de fazer levantamento de valores ou comprometimento dos fundos.

Mesmo que seja necessário um complemento de renda ao se comprar o imóvel de uma empresa de limpeza, por exemplo, é uma quantia muito menor do que a compra integral do local.

Outra vantagem é a tributária ligada ao imposto de renda, já que se houver uma transação financeira em algum momento, em baixo valor, acaba não sendo necessário uma incidência fiscal em um grande valor.

Por intermédio de uma permuta, a praticidade e a agilidade para ter os procedimentos realizados são grandes, de modo que se houver um registro da escritura na matrícula do imóvel, a propriedade pode ser transferida mais rapidamente.

Ou seja, com a permuta, alguns processos burocráticos podem se tornar mais simples de serem realizados, ainda que estejam dentro dos conformes que são estabelecidos por lei.

Como funciona esse tipo de permuta?

Por transações imobiliárias de compra e venda sejam sempre realizadas por meio de contratos, é importante que a permuta também possua uma proteção legal para evitar problemas que possam surgir na posteridade.

Uma escritura pública registrada em um cartório com detalhes do imóvel são informações ideais, sendo elas:

  • Valor;
  • Endereço;
  • Dados do proprietário;
  • Pagamentos tributários.

Caso a permuta seja realizada com mais de um imóvel, é necessário que todos os dados estejam incluídos em ambos os documentos para que tudo possa ficar legalizado e, com isso, as transações possam ocorrer sem empecilhos.

Para que a escritura seja transferida de nome devidamente, é necessário o pagamento que corresponde entre 4% e 6% do valor total do local, mesmo se o proprietário estiver fazendo uma locação de escoramento para laje em alguns dos imóveis.

A permuta pode ser uma transação que ocorre para um ou mais imóveis, desde que todas as documentações estejam em estado de regularidade.

Os cuidados com a permuta de imóveis

Antes que uma assinatura de um contrato de permuta seja feita, é necessário que algumas revisões estejam em dia para que não haja dores de cabeça futuras e também, que acabe garantindo um bom negócio para ambos os lados.

Os documentos dos imóveis envolvidos devem estar em situação legalizada do mesmo modo que deve haver o aval de um engenheiro antes da venda e instalação de piso laminado, portanto, requisitá-los pode ser feito previamente.

Para que o novo proprietário possa consultar possíveis irregularidades que tendem a atrapalhar futuramente o negócio, e que podem ser o que os tornam irreversíveis.

Avaliar o local visualmente também é um dos cuidados que devem ser feitos, especialmente para conferir se as condições das quais ele foi declarado no documento, estejam realmente em prática.

O processo de permuta de imóveis pode ter o auxílio de um profissional para ajudar em dúvidas mais específicas, das quais transformam os procedimentos em algo mais tranquilo após terem um esclarecimento.

A contratação de um profissional do ramo imobiliário pode até mesmo proporcionar que o proprietário tenha em mãos uma pesquisa sobre como está o mercado e comparar com preços e valorizações para saber se a transação é valorizada.

De modo que os procedimentos não sejam transformados em uma perda, por um local em um estado inferior ao que possuía antes.

Outro ponto para se ter uma atenção em processos deste modelo, é entender o motivo pelo qual o proprietário está desejando que a modalidade seja em permuta, e o que ocasionou essa busca.

Entender os pontos negativos da propriedade faz com que o novo dono possa se preparar para problemas posteriores, e até mesmo evitá-los em alguns casos.

Já que o motivo pode ser algo esteja desagradando, e que pode gerar esse sentimento também após adquirir o novo local.

Do mesmo modo que há uma atenção quando se está comprando um negócio, deve-se ter uma ainda maior quando se está trocando.

Considerações finais

A permuta de imóveis é um procedimento do qual a troca de um local por outro pode ser feita sem a interferência e necessidade de aplicações financeiras, exceto se houver a precisão de complementação de renda.

Embora haja desvantagens, visto que não é uma prática muito comum no mercado e que também alguns proprietários podem não achar que o imóvel da troca tem o mesmo valor que o de sua posse.

Sendo uma forma mais simples de se adquirir um novo imóvel, e com menos burocracia do que outros procedimentos existentes dentro do mercado, a permuta pode funcionar como uma boa solução de negócio quando se tem conhecimento.

Por isso, quanto mais as documentações estiverem em ordem, bem como as condições do local, sendo ele comercial como uma assistência técnica de celular 24 horas ou residencial, a permuta de imóveis gerará grandes benefícios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *