Criação de site para pequenas empresas: Qual a importância?

Quando se trata da criação de site para pequenas empresas, é comum se questionar qual a importância e se vale a pena investir em uma página web mesmo quando se tem um negócio local.  Mas a verdade é que um site pode impulsionar a marca, atrair mais clientes, contribuir para a conversão de vendas e crescimento da empresa. 

Por mais que as redes sociais tenham um grande potencial e impactem de forma positiva qualquer negócio, apenas a visibilidade em perfis nas mesmas não é o suficiente. Até mesmo quando os seguidores se interessam por uma publicação, vídeo ou stories sobre sua empresa, com certeza, ele pesquisa no Google antes de realizar a compra. E é neste momento que a criação de site para pequenas empresas é fundamental. 

Criação de site para pequenas empresas: Qual a importância?

Atualmente, antes de fechar negócio com qualquer prestador de serviço ou realizar uma compra, é comum que a maior parte das pessoas pesquisem sobre sua reputação na internet pesquisando o site da empresa. Isso acontece porque uma empresa com site passa uma imagem mais confiável e relevante para o público em potencial. 

Se uma empresa, até mesmo os pequenos negócios locais, não possuem um site em que possa mostrar ao cliente sua história, portfólio e principais informações profissionais, ela será considerada inexistente. 

Qual a importância da criação de site para pequenas empresas?

Como mencionado, a criação de site é importante para construir a reputação da marca, demonstrar confiabilidade aos clientes e ser encontrado facilmente na internet. 

No início, não é preciso realizar um grande investimento e nem saber sobre lógica de programação, pois há plataformas em que é possível fazer criação de site gratuito, caso a sua intenção seja apenas ter um site institucional que possua as principais informações sobre sua empresa e os serviços oferecidos. 

Mas, se o que precisa é de um site profissional com design único e mais elaborado, principalmente para abrir uma loja virtual, o ideal é contratar uma agência de criação de site.

Confiram a seguir quais os motivos que tornam tão importante a criação de site para pequenas empresas:

1. Seu negócio será encontrado mais facilmente

Cada vez menos pessoas procuram provedores de serviços offline (panfletos, revistas, etc.), tanto regional quanto nacionalmente. Portanto, se você não deseja apenas alcançar clientes regulares, vale a pena ter seu próprio site, independente de ser uma pequena empresa ou prestador de serviços. 

Isso permite que quando um possível cliente pesquisar, por exemplo: “Encanador Zona Sul” no Google, o seu site (página web) seja indicado para orçamento.  

2. Economizar dinheiro em publicidade e marketing

A publicidade tradicional está recebendo cada vez menos atenção. Seu próprio site, por outro lado, é a base do marketing moderno . Aqui você pode informar e aconselhar clientes em potencial e vinculá-los a sua empresa sem ter que investir um grande orçamento de publicidade ou esperar uma propaganda boca a boca que funcione. 

Mas o importante é que o site sozinho não é mais encontrado hoje, é necessário conteúdo adequado e aplicar técnicas de otimização (SEO). 

3. Canal de atendimento ao cliente

Com que frequência as pessoas ligam para você para perguntar sobre seu horário de funcionamento? Com que frequência você responde as mesmas perguntas por e-mail? Seu próprio site substitui quase um funcionário inteiro e economiza muito tempo que você ou sua equipe teriam que gastar com essas coisas.

Em um site você pode informar qual é o:

  • Horário de funcionamento da empresa
  • Endereço
  • Portfólio
  • Respostas a perguntas frequentes dos clientes, etc.

E se você também configurar um blog em seu site, também poderá responder a perguntas mais detalhadas e recorrentes diretamente online e não precisará editá-las laboriosamente individualmente.

4. Destaque-se da concorrência

Esta é a oportunidade perfeita para se destacar no mercado, mesmo que os outros concorrentes tenham uma página online, pois você poderá acessar a página deles para verificar quais as melhorias podem ser realizadas no site do seu negócio. 

Com um site estruturado e que atenda as necessidades do usuário, você pode até mesmo realizar a venda de produtos ao integrar uma plataforma e-commerce. 

5. Sua marca constrói confiança

Por que você precisa de um site para construir confiança? Como é que isso deveria funcionar com a criação de site? Simples, quando uma pessoa está prestes a comprar ou contratar um serviço, ela pesquisa sobre a empresa na internet antes, a fim de verificar se é seguro fechar negócio. 

Quando você apresenta um site com design intuitivo e profissional, aumenta as chances de o cliente em potencial – que está pesquisando por uma empresa confiável, a fazer negócio com você. 

6. Divulgue as suas habilidades

Pagar por um anúncio tradicional, apenas mostra que você oferece aulas particulares de música, coaching ou similares, mas nada mais. No entanto, seu próprio site lhe dá a oportunidade de mostrar mais de suas habilidades. Pois, permite que você forneça detalhes de sua oferta, mostre fotos de amostra e publique depoimentos de clientes satisfeitos. 

Mostre o que você tem, porque é isso que vai convencer as pessoas a fazer negócio com você. 

7. Você é e permanecerá independente

Em geral, todos os pontos anteriores também são possíveis com uma página no Facebook para sua empresa. Então, por que você precisa de um site? O argumento por excelência para a criação de site para pequenas empresas é que acima de tudo a sua independência. 

Você sozinho determina o que publica, de que forma oferece a informação e quão detalhada ela deve ser para atrair o cliente em potencial. Você não precisa se ater a uma máscara de entrada predefinida e não depende do algoritmo do Facebook. 

Esta é uma grande vitória, porque você nunca sabe em que direção uma rede social irá se desenvolver. Com seu próprio site, consegue determinar o que publica, como, onde e quando.

8. Você alcança mais clientes com menos esforço com a criação de site

Para conquistar clientes, você precisa tomar muitas medidas e principalmente caras na densa selva de concorrentes. Ou você decide configurar uma presença na Internet uma vez, torná-la visível com marketing de anúncios e esperar para ver com a criação de site. Se o seu site for bem feito, poderá aliviá-lo significativamente e gerar mais clientes e prospects.

A maioria dos clientes em potencial entra em contato com uma empresa por meio de seu site ou realiza uma compra. É exatamente por isso que um bom site e sua manutenção devem ser a principal prioridade para muitas empresas, organizações e prestadores de serviços.

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