manchas vermelhas na pele dos cães

O que pode causar manchas vermelhas na pele dos cães?

As manchas vermelhas na pele dos cães são sinais de alerta em relação à saúde dos pets

Todo tutor sabe que apenas uma rotina intensa de cuidados consegue combater carrapatos, pulgas e outros parasitas no pelo de seu animal de estimação. De modo geral, esses invasores estão associados à transmissão de doenças, que podem afetar a saúde e a qualidade de vida do pet. 

Para evitar esse problema, é importante que os tutores estejam atentos aos sintomas e observem regularmente a pele do cachorro. Isso porque perceber possíveis alterações nessa parte do corpo facilita o reconhecimento da ação desses microrganismos nos animais.  

Por exemplo, as manchas vermelhas na pele dos cães são sinais que podem indicar diversos problemas como alergias ou doenças. Na sequência, elencamos as principais causas que provocam o aparecimento desse tipo de lesão nos pets. Confira a lista e aprenda! 

1. Alergias

No caso das alergias em cachorros, as manchas vermelhas aparecerão repentinamente, podendo atingir qualquer parte do corpo do animal. Elas ainda costumam ser acompanhadas de outros sintomas, como coceira e perda de pelo. 

Os motivos para o aparecimento desses sinais podem ser diversos. Entre eles, os principais são: intoxicação alimentar, picadas de insetos e dermatites alérgicas. Para encontrar o tratamento correto, antes é preciso descobrir o agente causador dessa reação.     

2. Infecções bacterianas 

As infecções bacterianas são outra causa muito comum para o surgimento de manchas vermelhas nos cães. Nesses casos, os invasores costumam se aproveitar da baixa imunidade para se multiplicarem e se proliferarem dentro do organismo do animal. 

Essas lesões geradas por bactérias podem aparecer junto a outros sintomas, como: pus, regiões avermelhadas e outras feridas. O tratamento eficaz para esse problema envolve o uso de antibióticos e shampoos tópicos.  

3. Doenças relacionadas a picada de carrapatos 

Os carrapatos também são grandes causadores de manchas vermelhas na pele dos cachorros. Além de se alimentarem do sangue dos animais, eles ainda aproveitam para transmitir vetores pelas picadas que posteriormente podem provocar doenças no pet. 

Um dos principais problemas que esses invasores geram é a erliquiose, conhecida por doença do carrapato. A manifestação desta patologia acontece por sintomas como: anemia, sangramentos e as famosas manchas vermelhas. 

Para tratar o problema causado por esses invasores, é preciso usar remédios contra carrapatos regularmente. Além disso, é necessário manter uma rotina de higiene para limpar o pelo do animal.   

4. Infecções fúngicas

Se o cachorro está com coceira e manchas vermelhas na pele pode ser que ele tenha sido infectado por algum fungo. Esses microrganismos são responsáveis por desencadear doenças como: a candidíase, a dermatofitose e a malasseziose. 

Na maioria das vezes, a presença dos fungos nos cães é uma situação normal. Mas, ela pode se agravar caso esses invasores comecem a se multiplicar de forma descontrolada no corpo do pet, deixando sua saúde vulnerável a outros riscos. 

Entre os sintomas das infecções fúngicas pode-se destacar a presença de vermelhidão, feridas, cheiro de mofo e até alterações emocionais, como agressividade repentina. 

Em caso do surgimento desses sinais, a recomendação é que os tutores levem o animal até um médico-veterinário para avaliar a situação e indicar o tratamento adequado. De modo geral, são indicados sabonetes e shampoos específicos para resolver esse problema.  

5. Doenças parasitárias 

Além dos carrapatos, as pulgas e vermes são outros tipos de parasitas que podem se hospedar no corpo dos cachorros, provocando diversas consequências à saúde do pet. Esses sintomas vão variar de acordo com o invasor.  

É comum que a contaminação por esses microrganismos provoquem ocorrências como: manchas vermelhas, coceira, perda de peso ou vômito. Mas, nem sempre os cães manifestarão esses sinais ao serem infectados por parasitas. 

O tratamento dessas doenças deve ser orientado por um médico-veterinário que faça o diagnóstico do estado do animal. No caso dos vermes é comum usar vermífugos para tratar a doença, enquanto para pulgas apenas shampoos e comprimidos já devem resolver a situação.  

6. Tumores de pele 

Por último, a lista de causas para o surgimento de manchas vermelhas nos cachorros não estaria completa sem os tumores de pele. Se a evolução dessas lesões ocorrer pode ser que o animal enfrente consequências mais complexas. 

Então, o ideal é levar o pet rapidamente no veterinário para a remoção cirúrgica da massa tumoral logo que os primeiros sintomas surgirem. Além disso, o especialista pode pedir exames complementares para compreender melhor a situação como um todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.