Decoração de casa simples, sofisticada e barata

Saiba como escolher seu estilo de decoração de casa e veja dicas para economizar! 

Ter uma casa sofisticada é o sonho de muita gente. Mas muitos pensam que, para isso, é preciso gastar rios de dinheiro com tapetes caros, um lençol chique ou estofados importados. Mas isso não é verdade! 

A elegância de uma decoração não está ligada ao valor dos objetos, mas à percepção que eles passam para quem frequenta o ambiente. Assim, boas escolhas podem ajudar a tornar seu lar muito mais sofisticado de maneira simples e barata. 

Saiba mais sobre isso e veja dicas para mudar a decoração da sua casa.

Mudando a decoração: o que considerar

É comum querer mudar a decoração de casa de tempos em tempos. Afinal, todos mudamos e, às vezes, uma escolha antiga não representa mais o nosso gosto atual. Se você agora quer uma casa sofisticada, saiba que não é preciso ter muito dinheiro para isso. Saber avaliar e analisar as mudanças necessárias é o primeiro passo para conseguir decorar com economia. 

Veja alguns detalhes que valem atenção redobrada na hora de mudar a decoração:

  • avalie a sua percepção do ambiente: você sente que ele está escuro, ultrapassado, visualmente poluído, muito claro, vazio. Veja exatamente o que te incomoda no espaço; 
  • perceba a iluminação: a luz faz toda a diferença em um ambiente. Se o cômodo for muito escuro, invista em uma iluminação melhor, mas que não deixe de ser confortável;
  • escolha o que fica e o que sai, vendo o que pode ser reaproveitado: não é preciso mudar todos os elementos para a decoração da casa ficar mais bonita. Muitos elementos podem ficar onde estão se outros entrarem no ambiente.

Depois de pensar sobre as mudanças realmente necessárias, é hora de mudar. Defina o orçamento máximo, as prioridades e pesquise muito para conseguir os melhores preços.

7 dicas para decorar sem gastar muito

Decoração não precisa ser algo caro! Acompanhe algumas dicas para tornar a sua casa mais sofisticada e economizar ao mesmo tempo. Escolhas conscientes neste momento fazem toda a diferença. Acompanhe!

1. Inspire-se

Antes de sair procurando novos móveis ou itens de decoração, pesquise sobre o estilo que deseja e busque ideias pela internet. Observe cores, tonalidades, organização de elementos, iluminação e mais. Procure referências em redes sociais como Pinterest e YouTube. 

2. Compre os elementos principais

Com o orçamento baixo, é preciso priorizar itens. Se for comprar algo, escolha aquela peça principal, que mais fará diferença na decoração, como um sofá, um tapete bonito ou uma nova mesa. São itens geralmente mais caros, mas que mudam totalmente o ambiente.

3. Atente-se aos detalhes

Em uma casa sofisticada, os móveis são do tamanho certo, as cores estão em harmonia e as cortinas não se arrastam no chão. Esses são alguns exemplos de como pequenos detalhes na hora de decorar podem mudar a percepção que você tem da sua casa. Observe os detalhes que vão tornar o ambiente mais harmônico e visualmente mais bonito. 

4. Escolha as texturas corretas

Elementos sofisticados têm texturas mais lisas, cores únicas e bem trabalhadas. Muitos móveis e itens que cabem no seu bolso contam com essas características e vão te ajudar a tornar a sua casa mais sofisticada sem gastar muito. Muitas vezes a textura traz mais impacto que as cores quando o assunto é elegância na decoração. 

5. Transforme os itens da sua casa

Nem sempre comprar itens novos é a única opção. Você pode reformar as peças que já tem para mudar o visual da casa. É possível pintar móveis, renovar estofados, reformar sofás, pintar luminárias e interruptores: são várias as possibilidades para você usar o que já tem.  

6. Preencha os espaços sem enchê-los

Uma decoração sofisticada geralmente é mais clean, ou seja, menos poluída visualmente. Para isso, é preciso tomar cuidado para não cair na tentação de encher todos os espaços vazios. Posicione os elementos de maneira estratégica, para tornar o ambiente interessante, mas não carregado. Por exemplo: um tapete neutro traz a impressão de preenchimento, mas não polui o visual. 

7. Coloque a mão na massa

A dica mais importante para quem quer economizar: faça você mesmo as mudanças que deseja. Pinte paredes, monte móveis, troque luminárias e ouse. Hoje existem muitos vídeos e tutoriais na internet ensinando a fazer inúmeras decorações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.