imobiliária

O que é uma imobiliária?

Imobiliária é uma empresa credenciada pelo CRECI que atua como intermediária em transações de compra, venda e locação de imóveis. De um lado existe o proprietário que quer vender ou alugar e do outro alguém que se interessa em comprar ou alugar.

Para que essas duas partes possam se encontrar e negociar as transações, é necessário contar com um corretor imobiliário que vai agir como intermediário e trabalhar com um meio termo entre as partes do relacionamento.

As funções imobiliárias envolvem várias questões como a decisão de comprar uma propriedade ou colocá-la no mercado a preços fixos para que consiga fechar um contrato.

Também serve para administrar imóveis alugados, visto que seus profissionais possuem diversas competências que vão desde a dinâmica do mercado até o conhecimento jurídico.

As atividades realizadas pelas imobiliárias são regulamentadas pelo código civil e pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

Esse tipo de empresa é conhecida há muito tempo, visto que atua no mercado auxiliando as pessoas a negociarem propriedades dos mais variados tipos e de maneiras diferentes.

Para entender um pouco mais sobre o assunto e esclarecer qualquer dúvida, este artigo vai mostrar o que é uma imobiliária e como ela funciona.

Entendendo o que é imobiliária

Imobiliária nada mais é do que uma empresa que se responsabiliza por diversas atividades relacionadas a imóveis, como:

  • Compra;
  • Venda;
  • Locação;
  • Administração.

Sua função é intermediar a relação entre clientes, instituições bancárias, proprietários, entre outros membros envolvidos para garantir agilidade e segurança durante negociações e transações.

Os corretores se responsabilizam pelo atendimento ao cliente e oferecem consultoria às pessoas que entram em contato com a corporação.

Quando uma propriedade é administrada pela imobiliária, garante limpeza de tacos e conservação do imóvel para que tenha condições mínimas de atrair um comprador ou locatário interessado.

Os corretores buscam favorecer a negociação para que a empresa possa fechar acordos interessantes para ambas as partes. É uma excelente opção para as pessoas na hora de adquirir ou alugar imóveis, pois traz segurança.

Como funciona a imobiliária

Conforme falado anteriormente, a imobiliária se encarrega de todos os processos que pertencem ao mercado imobiliário, garantindo que transações e negociações aconteçam de maneira segura. Suas funções são:

  • Captar imóveis;
  • Avaliar imóveis;
  • Fazer análise cadastral;
  • Divulgações;
  • Atendimento;
  • Consultoria;
  • Procedimentos administrativos;
  • Elaboração de contrato;
  • Gestão de pagamento;
  • Vistorias;
  • Levantamento de documentação para imposto de renda.

Captação de imóveis é um processo que envolve a aquisição de venda, locação ou administração por parte da imobiliária. Ela também verifica a situação física e documental da propriedade para analisar o melhor cenário.

Tanto no processo de locação quanto de compra e venda, é fundamental se certificar de que as informações e documentos garantem que tudo seja feito de maneira correta.

A partir do momento em que um imóvel com fachada em ACM com LED está disponível para vender ou alugar, é necessário verificar as informações e documentos das partes envolvidas para garantir que tudo seja feito do jeito certo.

Também inicia seu processo de divulgação, por meio de Placas de sinalização e anúncios em sites, portais e aplicativos. Depois da divulgação, os primeiros interessados começam a aparecer e esse trabalho precisa ser feito por equipes especialistas.

São profissionais que vão esclarecer dúvidas sobre os imóveis, marcar e acompanhar visitas e encaminhar propostas para cuidar de manutenções e outras necessidades.

O objetivo da imobiliária é prestar suporte para proprietários, inquilinos e compradores durante todo o processo de venda, compra ou locação.

Também se ocupa de todos os procedimentos administrativos e jurídicos que costumam envolver diversos documentos e normas, bem como transações que precisam ser realizadas cuidadosamente.

Tudo o que está relacionado ao contrato ocorre dentro da lei e buscando concordância entre as partes. Toda a gestão de pagamento de aluguel, IPTU e outras taxas são de responsabilidade da imobiliária.

Ela faz vistorias para saber os materiais usados na propriedade, como porta de alumínio com vidro jateado, além do levantamento de documentação para imposto de renda para que o proprietário possa fazer sua gestão tributária.

Por que comprar com uma imobiliária?

Algumas pessoas acreditam que comprar imóveis direto com o proprietário ajuda a economizar, mas existe um risco muito grande em fazer esse tipo de transação sem contar com a ajuda de profissionais especialistas.

A imobiliária existe justamente para trazer essa segurança durante os processos de compra, venda e aluguel de imóveis.

Ao comprar ou alugar propriedades com o intermédio da imobiliária, comprador e proprietário saberão que o imóvel está sendo vendido ou alugado pelo preço certo.

O corretor é um profissional credenciado que sabe estabelecer valores, tendo como base aspectos concretos.

Outra vantagem de contar com o trabalho dessa empresa é que ela se responsabiliza pelo processo burocrático. A documentação e os procedimentos são de sua responsabilidade e não existem irregularidades antes de concluir a venda ou locação.

Vantagens de contratar uma imobiliária

Com o objetivo de não gastar muito, pessoas cometem o erro de fazer vendas, compras e locações de imóveis de maneira independente, mas o barato pode sair caro.

Seja um imóvel comercial com divisória para escritório de madeira ou uma propriedade residencial, as imobiliárias ajudam a cuidar melhor desses bens exercem um papel muito importante no mercado. Entre as vantagens de contratá-las estão:

Mais segurança

É muito mais seguro fazer negócio com a ajuda de uma imobiliária do que tentar fazer tudo por conta própria. É uma empresa que traz segurança aos aspectos financeiros e jurídicos e evita que qualquer parte seja lesada nas transações.

Ela se encarrega de salvaguardar a avaliação dos imóveis, lotes e terrenos para que sejam precificados de maneira justa e de acordo com a realidade.

Atenção aos detalhes

A imobiliária sabe se uma residência com piso laminado escuro vale mais do que outro imóvel que possui um piso diferente. Além disso, também presta muita atenção a detalhes pertencentes a área.

São elementos de cunho jurídico, econômico e muito burocráticos e ter atenção a eles é fundamental para que os contratos elaborados tenham validade e respaldo perante a lei.

Conhecimento de mercado

O mercado imobiliário é uma alternativa segura para os investimentos e precisa de muita atenção e conhecimento. Antes de investir de qualquer forma, é fundamental saber quais são as vantagens e desvantagens da proposta.

Quem compra ou quem vende, assim como pessoas interessadas em alugar, precisam de especialistas no mercado para que possam conhecer todos os aspectos do negócio.

Intermediar negociações

É comum observar discordâncias e desentendimentos pertencentes aos processos de negociação, algo que também costuma acontecer no ambiente imobiliário.

Uma boa imobiliária é aquela que atua como intermediadora de negociações, tanto é que esse trabalho não se trata apenas de uma missão, mas de um dever dessas empresas.

Cada setor do mercado, como no caso de um fabricante de totem sinalização, precisa estar atento às características de seu segmento e a imobiliária segue o mesmo pensamento.

Principalmente no que diz respeito aos processos de compra e venda, ela procura cumprir com todas as suas obrigações éticas e legais para que possa fornecer todas as informações necessárias para as transações imobiliárias.

Assim, vão ocorrer de maneira transparente, legal e totalmente de acordo com a realidade. Isso é algo que também acontece nas negociações de locação e a administração da imobiliária funciona como intermédio para acompanhar manutenções.

Esse trabalho também é fundamental para condomínio, aluguel e pagamentos de IPTU, de modo que estejam sempre em dia.

O corretor pode notar ausência de forro de gesso resistente a água em um imóvel e orientar o proprietário para que ele possa fazer as melhorias necessárias, assim, fica mais fácil atrair pessoas interessadas em comprar ou alugar.

Ao contar com a imobiliária como intermediadora, fica muito mais fácil equilibrar as exigências com os anseios dos compradores, inquilinos e proprietários.

Mas para ter acesso a todas essas vantagens, além de cuidar muito bem da propriedade com tudo o que existe de melhor no mercado, como no caso de impermeabilização muro, é fundamental escolher uma boa empresa.

O proprietário ou pessoa interessada em um imóvel precisa pesquisar as melhores imobiliárias da região, escolher aquela que esteja de acordo com seu perfil e propósito e aí sim solicitar a divulgação do imóvel.

Pode pedir a vistoria completa da propriedade, bem como providenciar reparos para que tudo seja entregue em boas condições para o futuro inquilino ou comprador.

Considerações finais

Contar com o trabalho e a experiência de uma imobiliária é a melhor forma de conseguir vender, alugar ou comprar casas, apartamentos ou outros tipos de propriedades.

São empresas experientes e que sabem trabalhar do jeito certo para que todos os envolvidos se sintam satisfeitos com as negociações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *