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Gestão imobiliária: O que é?

A gestão imobiliária é um processo muito importante para que o negócio se mantenha competitivo e consiga se manter em um mercado disputado.

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As perspectivas para o setor são muito promissoras e as diversas crises vivenciadas pelo país mostraram que uma imobiliária depende muito mais de sua gestão do que dos acontecimentos externos.

É claro que esses fatores precisam ser considerados, mas o que realmente define se a empresa vai se destacar e vencer os concorrentes é a maneira como planeja seu próprio funcionamento e desenvolve a gestão de imóveis.

Também entram nessa lista o controle de despesas e o atendimento ao cliente. Fazer uma boa gestão é imprescindível para qualquer tipo de negócio, independentemente de sua área de atuação ou do tamanho da companhia.

Até mesmo as marcas que mais se destacam no universo imobiliário prestam muito atenção na forma como são conduzidas, pois assim conseguem se manter competitivas e atrair clientes.

Tendo em vista a negociação complexa que envolve a compra e venda de uma propriedade, fazer um bom trabalho é crucial.

Para isso, é fundamental entender o conceito de gestão imobiliária, como aplicar essa prática do jeito certo e conhecer algumas dicas fundamentais para o negócio.

Conceito de gestão imobiliária

Gestão imobiliária nada mais é do que um conjunto de práticas, técnicas e ferramentas que ajudam a manter clientes e a captar compradores interessados. Também aumenta a carteira de produtos e ajuda a qualificar o atendimento oferecido.

O maior diferencial dessa gestão é reduzir custos operacionais ao mesmo tempo em que aumenta os lucros. É imprescindível ter em mente que o mercado imobiliário é muito sensível a mudanças macroeconômicas.

Independentemente de estar vendendo um imóvel com carpete para sala comercial, a gestão das propriedades precisa ser diferenciada ao que é feito em outras áreas do mercado.

Mesmo que as instabilidades financeiras apareçam, é muito mais fácil reduzir os impactos, podendo até mesmo eliminá-los, se a imobiliária contar com um bom processo de gestão. É comum que ela seja subdividida em diferentes áreas, como:

  • Financeira;
  • Patrimonial;
  • De pessoas;
  • De clientes.

Conhecer esses elementos e aplicá-los dessa forma facilita na hora de implementar todos os aspectos de uma boa gestão imobiliária.

Como aplicar a gestão imobiliária?

Para fazer um bom trabalho com gestão imobiliária, é essencial investir em alguns passos importantes. São eles:

Usar um software de gestão

O software de gestão de imóveis destaca a imobiliária em meio aos concorrentes, visto que o recurso ajuda a organizar documentos e facilita a localização de contratos de compra, venda e locação.

Supondo que o cliente esteja aguardando a finalização de automação de porta de vidro no imóvel para comprá-lo, a imobiliária consegue controlar prazos, da mesma forma como pode acompanhar contratos de locação.

O sistema fornece dados estratégicos para o negócio, como número de vendas, taxa de conversão por corretor, vendas totais do mês, o número de leads, entre outras informações.

Aperfeiçoar a gestão patrimonial

A gestão patrimonial consiste em organizar a base de imóveis da imobiliária para considerar o potencial de valorização ou desvalorização das propriedades.

Para facilitar esse trabalho, vale a pena investir em um recurso de sistematização de dados e facilitar o acesso às informações.

Cuidar do financeiro

As imobiliárias também precisam de uma boa organização do fluxo de caixa, considerando as receitas recorrentes, como no caso de aluguéis, e ganhos menos frequentes.

As receitas precisam estar devidamente equilibradas com as despesas, que costumam incluir pagamento de funcionários, comissão de corretores, contas de energia e água, internet, materiais de escritórios e outras despesas comuns.

Investir em inovação

Algumas empresas resistem à inovação, mas isso pode causar um entrave na gestão imobiliária, tanto em relação às ferramentas tecnológicas quanto em relação às ações inovadoras.

Para adotar esses recursos, uma empresa de limpeza de telhado Curitiba precisou mudar sua mentalidade e a mesma situação se aplica às imobiliárias, assim, mudanças estratégicas podem ser colocadas em prática.

Investir em tecnologia faz com que o negócio se aproxime mais da clientela e consiga desenvolver ações eficientes para captar clientes e melhorar seus processos internos.

Manter os documentos atualizados

É primordial cuidar da atualização de documentos de imóveis, para saber se a matrícula está de acordo, além de acompanhar a documentação de inquilinos e fiadores.

A imobiliária precisa se certificar quanto ao pagamento de débitos municipais e acompanhar reajustes na cobrança de tributos.

Gerenciar a carteira de clientes

É fundamental organizar todas as informações relacionadas aos clientes, preservar o registro das interações, entre outras ações do tipo. Isso permite que a imobiliária conheça as necessidades de cada um e qual é a melhor forma de atendê-los.

Assim como faz um pet shop próximo, o negócio também consegue separar clientes de acordo com a etapa do funil de vendas para verificar se o contrato está no estágio inicial ou mais avançado, em relação à compra ou locação.

Cuidar da gestão de pessoas

Se não houver uma gestão de pessoas eficiente, a imobiliária pode reduzir drasticamente sua produtividade. A falta de organização pode provocar falhas no rodízio de corretores, o que traz outros problemas para a empresa.

Nesse sentido, é crucial trabalhar com uma política bem definida para o revezamento de atendimento, delimitando normas para as comissões de corretores.

Dicas importantes para as imobiliárias

Além de fazer uma boa gestão de móveis, as imobiliárias também precisam estar atentas a alguns aspectos relacionados ao seu mercado de atuação.

Um deles é entender as transformações que acontecem nesse mercado, algo fundamental para que o negócio cresça e consiga enxergar as movimentações.

Uma escola de curso de piscineiro precisa fazer a mesma coisa, mas o setor imobiliário costuma ser afetado pela economia, política e legislação.

A tecnologia também tem afetado bastante por conta do ritmo em suas transformações, exigindo que as empresas se adaptem rapidamente para obter vantagem competitiva.

Geralmente, as imobiliárias costumam sofrer muito com o tempo gasto relacionado às suas atividades administrativas. Existem plataformas que prometem processos de vendas 100% online, mas não condizem com a realidade da negociação.

Vender um imóvel é um processo complexo e exige muito mais do que um acompanhamento pela internet. Retirar os corretores da intermediação é extremamente arriscado.

As plataformas online, por outro lado, são ótimas para que o consumidor consiga encontrar informações sobre os imóveis, mas ele ainda precisa de ajuda para avaliar melhor os diferentes anúncios que visualiza em portais.

O corretor também tem papel muito importante nas questões burocráticas, por isso, dificilmente pode ser substituído.

Por falar em corretor, outra coisa que uma imobiliária precisa estar atenta é em relação ao treinamento desses profissionais.

Uma confecção de cortinas atuais treina seus funcionários para que eles possam estar sempre melhorando suas habilidades e conhecendo novos caminhos para trabalhar.

O treinamento para corretores garante o sucesso das vendas porque a Pri morya as metodologias. Existem canais que oferecem vários conteúdos passados por especialistas em gestão imobiliária.

Eles explicam um pouco mais sobre a jornada de compra do setor e outros assuntos que melhoram o desempenho em cada etapa do funil de vendas.

Outro ponto que afeta diretamente o desempenho dos corretores é a liderança, com base nisso, é indispensável que os gestores tenham entendimento profundo sobre o funil de vendas e identificar gargalos na operação.

Assim como um fabricante de mesa de pebolim com tampo precisa de uma gestão baseada em dados, as imobiliárias também precisam para que possam implementar ciclos de melhoria e aperfeiçoar seus processos.

Conforme os corretores se desenvolvem, a equipe fica mais forte. Os líderes também precisam desenvolver suas habilidades, pois assim vão conseguir estabelecer uma comunicação eficiente e manter os corretores motivados.

O planejamento financeiro é uma questão muito delicada quando o assunto é gestão imobiliária, uma vez que a renda desse tipo de negócio é pouco previsível.

Em vista disso, é importante investir em monitoramento do fluxo de caixa constantemente e controlar os gastos com rigor.

Mesmo que a imobiliária venda imóveis irresistíveis com câmera de segurança externa monitorada pelo celular, ainda assim precisa estabelecer estratégias para seus controles financeiros.

Saber estabelecer programas de prevenção e cobrança é algo fundamental para os negócios que atuam fortemente no setor de locações, assim, garante mais previsibilidade para os lucros.

Considerações finais

A gestão imobiliária é um processo fundamental para que esse tipo de negócio consiga atuar no mercado com tranquilidade, mantendo seus lucros e a motivação dos colaboradores.

Aliás, uma boa gestão também está relacionada com o nível de satisfação dos clientes, tendo em vista que a empresa terá condições de atender suas necessidades e acompanhá-lo em uma jornada muito importante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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