plano de marketing

O que é um plano de marketing?

Ter um bom plano de marketing é essencial para qualquer empresa que queira crescer e alcançar o sucesso em seu mercado de atuação. Mas para que cumpra seu papel, é fundamental que ele seja bem estruturado.

Mas o que os gestores e empreendedores precisam entender é que, criar um plano de marketing não é uma tarefa simples. Ele depende de muita pesquisa, análises estratégicas sobre o negócio e desenvolvimento de ações específicas.

O papel dessas estratégias é ajudar a organização a alcançar os objetivos propostos. Quando o planejamento é feito de maneira organizada, gera os resultados esperados e consegue economizar investimentos.

Ele é essencial para que a companhia consiga alcançar o que pretende, e isso acontece porque as pessoas estão cada vez mais conectadas e utilizam diferentes plataformas no dia a dia.

A internet se tornou essencial para o trabalho, para as atividades pessoais e até mesmo para comprar e vender os mais diferentes produtos e serviços. Ao mesmo tempo, os canais tradicionais não deixaram de ser fundamentais para as marcas.

Pensando nisso, este artigo vai explicar como criar um plano de marketing para a empresa, a importância desse planejamento para os negócios e apresentar algumas dicas para aplicá-lo.

O que é plano de marketing?

Plano de marketing ou planejamento de marketing é um tipo de mapa para as estratégias que serão usadas pela organização, para que ela alcance suas metas e objetivos e consiga divulgar seus produtos e serviços.

Ele define as estratégias que serão utilizadas e aquelas que fazem mais sentido para o negócio. A escolha das ações depende dos objetivos da corporação, como no caso de um pequeno negócio que está em pleno crescimento.

Nesse cenário, ele precisa investir em estratégias que ajudem a atrair clientes. Agora, no caso de um fabricante de baias para lan house que já está consolidado no mercado, ele precisará usar estratégias diferentes.

A intenção do plano é pensar e planejar cada ação que será realizada, considerando aspectos importantes, como:

  • Prazos;
  • Canais;
  • Público-alvo;
  • Orçamento.

Essas e outras informações são incluídas no plano e mesmo que ele pareça algo muito teórico ou até tedioso, é indispensável para que tudo possa ser analisado e para que as ações tragam os resultados esperados.

O planejamento de marketing precisa ser visto como ferramenta de apoio para a gestão, visto que ajuda a manter a competitividade do negócio no mercado em que atua.

É um tipo de documento que deve ser criado antes de qualquer ação, pois evita que elas sejam realizadas de maneira pouco planejada, aumentando o custo para o negócio, mesmo que os retornos continuem sendo muito baixos.

Os profissionais de marketing não devem apagar incêndios, visto que isso é pouco produtivo. Na verdade, um fabricante de tenda para casamento ao ar livre precisa entender quais são seus objetivos e criar uma estratégia para atingi-los.

Importância do planejamento de marketing

Existem diversos pontos que realçam a importância do planejamento de marketing, e um deles é o fato de que auxilia na definição de metas e objetivos.

Esse planejamento ajuda a ter uma visão real do mercado e dos aspectos que envolvem o negócio, por isso, é fundamental traçar metas e objetivos estratégicos e de acordo com a realidade da empresa.

Existem inúmeras ações de marketing que podem ser trabalhadas, mas nem todas são benéficas ou lucrativas para a corporação mas, por meio do planejamento, é possível enxergar esses aspectos.

Outro benefício é que ele contribui com a organização do trabalho e de todas as tarefas presentes no departamento de marketing. Dessa forma, é possível definir as fases dos projetos e seus prazos, e de que maneira serão trabalhados.

A companhia consegue facilitar o entendimento da equipe em relação aos objetivos propostos com as ações, assegurando que todas as ações necessárias sejam executadas para alcançar o objetivo.

É uma prática que traz mais assertividade, uma vez que é possível colocar especialistas em cada assunto para ações que demandam suas habilidades.

Uma churrascaria próxima a mim também precisa desse planejamento para aumentar sua competitividade no mercado. O documento contribui para o sucesso das decisões e dos projetos da organização.

Isso é muito importante para garantir que o negócio seja mais competitivo e esteja sempre à frente dos concorrentes.

Por meio dos programas de promoção bem planejados e estruturados e de acordo com o perfil do negócio, as soluções passam a ser bem aceitas no mercado, consequentemente, a marca vai se tornar a melhor opção para os clientes.

Como fazer o plano de marketing?

Para fazer um bom planejamento de marketing, é necessário seguir algumas diretrizes primárias que vão delimitar cada estágio e que servirão como base para as fases 2 e 3. O passo a passo é o seguinte:

Criar o sumário executivo

O sumário executivo tem como propósito resumir o planejamento e, para iniciá-lo, é necessário ter em mente a situação do negócio de maneira abrangente, seja qual for o momento em que ele se encontra.

Uma empresa de motorista particular para idosos deve organizar, por meio de textos corridos ou tópicos, quais são as principais características do negócio e o que ele pretende alcançar.

Também é interessante incluir aquilo que ele deseja modificar em médio e longo prazo, considerando o tempo de atividade comercial, a localização da empresa, seus produtos e serviços, o diferencial da marca e as dificuldades encontradas.

Fazer uma análise do mercado

Depois que o sumário estiver pronto, é necessário determinar o mercado em que a organização está inserida ou aquele no qual ela pretende se introduzir.

Para fazer essas anotações, uma clínica veterinária perto de mim precisa considerar os aspectos de macro e microambientes e fazer a análise SWOT.

Os macroambientes consideram fatores econômicos, tecnológicos, legais, políticos e socioculturais do país, além de considerarem os concorrentes da empresa.

O microambiente, por sua vez, depende de áreas relacionadas à organização, como no caso de sua estrutura organizacional e os recursos financeiros que possui.

Para analisar o macroambiente no planejamento de marketing, o gestor precisa acompanhar as notícias do país e do varejo, visto que elas trazem referências que influenciam direta e indiretamente a organização.

Conhecer o público-alvo

Público-alvo é um grupo de pessoas que possuem atributos em comum e é muito importante defini-lo para delinear os passos necessários no planejamento de marketing.

Trata-se da audiência da marca que compreende como e quando os consumidores preferem adquirir as soluções oferecidas.

O público-alvo de um fabricante de viga aço carbono considera fatores geográficos, demográficos, psicológicos e comportamentais.

Além de conhecer o público, também é muito importante saber qual é a dinâmica da jornada do cliente, pois ela reúne todas as etapas pelas quais as pessoas passam, desde o momento em que conhecem a marca até a finalização da compra.

Definir a marca

Se a organização já for bem operante no mercado em que atua, a definição da marca pode ser desnecessária, mas ela pode ser revisada e assim verificar se precisa de alguma atualização.

Isso é importante porque, ao longo dos anos, a marca pode se tornar obsoleta e deixar de refletir os princípios da companhia.

Muitas empresas famosas passam por esse processo para que possam transmitir os diferenciais de seus produtos e serviços, uma vez que eles evoluem ao longo dos anos.

Uma empresa de carga e descarga que está começando a atuar agora precisa refletir e esboçar todas as possibilidades disponíveis, considerando elementos fundamentais como nome, logotipo, missão, visão e valores.

Fazer o mix de marketing

O mix de marketing considera 4 elementos muito importantes para as atividades de marketing e vendas, que são:

  • Preço;
  • Produto;
  • Praça;
  • Promoção.

É por meio deles que a companhia consegue observar melhor sua atuação, de acordo com a perspectiva do público e assim distinguir variantes que podem despertar o desejo de compra e aumentar o reconhecimento de marca.

É uma parte fundamental do plano de marketing para alinhar as expectativas de como a empresa quer ser vista com sua realidade nesse sentido.

O produto está relacionado àquilo que o negócio oferece, como locação de endereço comercial, o preço é o valor cobrado por isso, a promoção é o modo como a solução é promovida e a praça são os canais onde essa promoção acontece.

Considerações finais

Como foi possível observar, o plano de marketing considera informações importantes sobre o negócio para que ele possa estabelecer boas estratégias que vão divulgar seus produtos e serviços e alcançar os consumidores.

Investir em marketing é essencial para que a organização possa ir mais longe, falar com as pessoas certas, entregar o valor de suas mercadorias e aumentar as vendas para obter mais lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *