gestão de tempo

Melhore a gestão de tempo da sua equipe com essas dicas!

Saiba como aumentar a produtividade no dia a dia de trabalho

O nosso tempo é precioso em todos os momentos. Por isso, fazer uma gestão de tempo eficiente é tão importante no meio corporativo. Pode parecer impossível conseguir dar conta de tudo e ter uma equipe mais produtiva, que cumpra prazos e metas, mas não é! Tudo passa pela gestão do tempo no trabalho. 

Uma gestão de tempo eficiente vai além de uma simples organização de horários. Ela relaciona tarefas e metas que se complementam para garantir que tudo seja feito da melhor maneira possível. E, para isso, é preciso dedicação, planejamento e materiais de organização

Se a sua equipe está com uma produtividade aquém do esperado, separamos algumas dicas de gestão de tempo que podem ajudar a recuperar o tempo perdido. Confira abaixo: 

Relacione as tarefas diárias às metas e aos objetivos da empresa 

A gestão de tempo visa aumentar a produtividade de todos, e isso não se faz apenas organizando horários ou exigindo prazos curtos para entregas de tarefas. Uma maneira simples de tornar a equipe mais produtividade é relacionar as atividades diárias com os objetivos e as metas da empresa. 

É fundamental que todos os membros da equipe saibam como as tarefas do dia a dia podem refletir nos resultados da empresa. Dessa maneira, o gestor também pode definir prioridades e dividir cada tarefa em etapas. Assim, é possível ter mais controle sobre o prazo e a qualidade do trabalho. 

Identifique os ladrões do seu tempo 

Quando falamos em “ladrões do tempo”, estamos querendo dizer que você deve identificar quais situações lhe fazem perder tempo e quais são as distrações mais vorazes do dia a dia de trabalho. 

Ficar nas redes sociais, jogando no computador, fazer várias pausas longas durante o trabalho, tudo isso pode ser um grande auxílio para a procrastinação. Descobrir o que faz a sua equipe perder a produtividade é essencial para encontrar maneiras de limitar ou eliminar as distrações no ambiente corporativo. 

Combata a procrastinação 

A procrastinação é o ato de deixar para amanhã o que poderia ser feito hoje. Num escritório, isso pode ser altamente prejudicial para os resultados de sua equipe. Por isso, é fundamental encontrar formas de combater a procrastinação no trabalho. 

Assim, tente sempre determinar prazos precisos para a entrega de tarefas. Se o colaborador trabalha por 8 horas seguidas e está com uma tarefa que leva seis horas para ser realizada, cobre a entrega em 6 horas e não em 8. 

Da mesma maneira, se existem tarefas simples que levam apenas alguns minutos para serem feitas, cobre isso dos colaboradores no início do dia de trabalho. Enfatize que a entrega nos prazos é fundamental para a produtividade e para os resultados.  

Priorize e delegue tarefas com assertividade 

Um dos fatores mais importantes para gerir bem o tempo é saber elencar prioridades. Não saber quais são as tarefas mais importantes do dia deixa qualquer pessoa perdida. Isso faz com que as pessoas, muitas vezes, sejam produtivas, mas façam tarefas que não são as essenciais do dia. 

Dessa forma, determine as prioridades para delegar as tarefas com assertividade. Essa é uma forma de ter um relacionamento de confiança e clareza com a equipe. Delegue tarefas de acordo com a aptidão de cada colaborador, sempre deixando clara a sua importância e o prazo para a atividade ser entregue. 

Organize seus materiais de trabalho 

Essa é uma excelente dica, tanto para quem usa ferramentas de organização online quanto para os materiais manuais, como planners, cadernos e outros. A organização do espaço de trabalho físico e online é essencial para não perder tempo. 

Com tudo bem organizado, qualquer colaborador consegue encontrar os materiais que precisa com mais facilidade para desenvolver um trabalho de qualidade. Arquivos e uma mesa de trabalho podem parecer algo inofensivo, mas são bastante prejudiciais para quem deseja gerir o tempo com excelência. 

Com as nossas dicas, você conseguirá fazer uma gestão de tempo mais assertiva. Todo gestor precisa aprender a ter controle sobre o tempo. Essa é uma das maneiras que tornam possível alcançar resultados em qualquer segmento de negócio.

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