O ser humano tende a viver cada vez mais, graças ao avanço de tecnologias e da ciência aplicada à medicina. Se você está pensando em comprar um tênis feminino, a sugestão é escolher um modelo que também possa ser utilizado na rotina de exercícios físicos, principalmente se você ainda não tem esse hábito.
A pesquisa Saúde e Trabalho (Sesi) de 2023 indicou que 52% dos brasileiros não praticam nenhuma atividade física. Dados demográficos indicam um envelhecimento da população global como um todo, e acende o alerta para o aumento de doenças como pressão alta, diabetes e obesidade nas gerações mais novas.
No recorte das mulheres, o movimento do etarismo defende que a linha dos 50 anos não representa ostracismo social. Mais presentes no mercado de trabalho e com uma vida mais ativa, elas buscam qualidade de vida não só cuidando da saúde mental e da estética, mas da saúde como um todo.
Importância das atividades físicas para o corpo
Muitas pessoas entenderam o impacto da prática regular de exercícios físicos durante o período de isolamento. Melhorando não só a disposição e aparência física, os exercícios promovem regulação do metabolismo, equilíbrio da saúde mental, produção de hormônios e prevenção de uma série de doenças.
No Brasil, o surgimento de academias voltadas exclusivamente às mulheres demonstra um efeito duplo. Por um lado, a busca delas por melhorar a qualidade de vida, tanto por aspectos de saúde quanto estéticos; e por outro, a ocorrência de assédios e outras situações incômodas em ambientes frequentados por homens.
Benefícios dos exercícios físicos para a saúde das mulheres
Especialmente para as mulheres, a prática física promove benefícios para todas as idades. Na adolescência, os ganhos em elasticidade, gasto de energia e produção de dopamina favorecem o desenvolvimento saudável do corpo. Na fase adulta, os exercícios ajudam a controlar o humor, estimulam a produção de hormônios e contribuem para a saúde sexual.
Previne e controla doenças diversas
Em 2023, não é segredo para ninguém que manter uma rotina de exercícios físicos é fundamental para uma saúde melhor em todos os aspectos. Exercícios aeróbicos como corrida e caminhada, e também anaeróbicos, como treino funcional e musculação, beneficiam diretamente a saúde da mulher.
Os ganhos são a prevenção de doenças cardiovasculares, como pressão alta, controle da diabetes durante a gravidez e melhora do humor no período menstrual. Além disso, exercícios como corrida auxiliam na perda e distribuição da gordura corporal, melhorando aspectos como celulite e estrias de forma natural.
Fortalece musculatura durante a gravidez
A gravidez é um acontecimento que mexe com a saúde da mulher como um todo. Atividades como caminhar por 30 minutos diariamente, alongamentos, respiração e treinos funcionais contribuem para o fortalecimento da musculatura e circulação sanguínea. Os resultados incluem alívio de dores por conta do peso da barriga, regulação do humor e recuperação mais rápida no pós-parto.
Ameniza sintomas da menopausa
Outro fator exclusivo da saúde feminina, a menopausa é o período no qual o organismo da mulher sofre diversas alterações. Nesse aspecto, a prática de atividades físicas pode contribuir para controle da pressão arterial, elasticidade dos tecidos, reposição óssea, regulação do humor e perda de peso. Em conjunto com tratamento hormonal, os exercícios também podem contribuir na libido e saúde mental durante essa fase.
Contribui para a autoestima
Corrida, caminhada, musculação, ioga, alongamento. Seja qual for a atividade física escolhida, os benefícios para o corpo da mulher são múltiplos. Dessa forma, a prática regular favorece o equilíbrio da saúde mental, reflete em resultados físicos e aumenta a sensação de disposição.
Atualmente, aulas de pole dance ficam cada vez mais populares por proporcionar espaços acolhedores para as participantes, além de trabalhar diretamente força muscular, flexibilidade e autoestima. Os exercícios físicos podem e devem ser praticados por mulheres de todas as idades, e quanto mais cedo o início, maiores serão os benefícios para a saúde no futuro.