naturais

Desodorantes naturais: o impacto na natureza e na sua saúde

Feitos de ativos naturais, esses produtos oferecem menor toxicidade ao corpo e à natureza

A preocupação com o meio ambiente e a necessidade de mudanças quanto aos hábitos de consumo têm feito com que, cada vez mais, a indústria busque alternativas menos poluentes e mais ecologicamente corretas.

No que se refere a produtos sustentáveis, um bom exemplo é o desodorante natural, item que vem ganhando adeptos no mundo inteiro, inclusive no Brasil. A proposta é oferecer uma proteção contra o mau cheiro sem aditivos tóxicos e nocivos.

O mais bacana é que esse tipo de desodorante é benéfico tanto para a natureza quanto para o próprio organismo humano. Saiba mais a seguir.

Desodorante natural x tradicional x antitranspirante

Antes de falar dos benefícios do desodorante natural, é preciso explicar as diferenças entre o desodorante natural, o tradicional e o antitranspirante (os dois últimos são comumente usados por nós, sendo encontrados facilmente em farmácias, em supermercados e em lojas de cosméticos).

Durante o processo de transpiração — fundamental para a regulação da temperatura do corpo humano —, é comum que haja, junto ao suor, a liberação de maus odores, especialmente na região das axilas. Isso acontece por conta da liberação de bactérias presentes na pele e da própria decomposição do suor. 

O desodorante se apresenta como um produto que ajuda a mascarar o mau cheiro, isto é, a ocultar o odor característico da transpiração. O que vai diferenciar o desodorante natural do tradicional, porém, é a sua composição.

No caso dos tradicionais, assim como nos antitranspirantes, sua fórmula conta com a presença de sais de alumínio (como complexos de alumínio-zircônio, cloreto de alumínio ou cloridrato de alumínio), componente que ajuda a inibir a sudorese por entupir os poros que eliminam o suor, deixando as axilas secas. 

O problema é que existem riscos associados ao uso de ambos produtos. Já existem pesquisas que apontam uma relação entre o excesso de alumínio no organismo com o desenvolvimento de doenças degenerativas, câncer de mama e problemas hormonais – sem falar de sua toxicidade ao meio ambiente.

Há, ainda, outros elementos presentes nos desodorantes tradicionais e nos antitranspirantes que trazem malefícios tanto para o nosso corpo quanto para a natureza. É o caso do triclosan, que ajuda a desregular o sistema endócrino e prejudica a cadeia alimentar de organismos aquáticos ao ser liberado na água.

Benefícios do desodorante natural

Por sua vez, o desodorante natural não leva, em sua formulação, componentes químicos que podem ser nocivos ou tóxicos, apenas ingredientes naturais que ajudam a diminuir o mau cheiro. Um detalhe é que, sendo naturais, eles não têm poder antitranspirante, não impedindo que você sue.

Já existem, no mercado, empresas que fabricam desodorante natural de qualidade, investindo inclusive em embalagens ecologicamente corretas, eliminando ou reduzindo ao máximo o uso de plásticos. Outro ponto positivo é que o uso desse produto oferece menos risco em relação ao surgimento de alergias e de sensibilidade da pele. 

Ativos naturais e óleos essenciais são os mais usados para a fabricação de desodorantes naturais, como óleos essenciais de rosa-damascena, rosa-mosqueta,  e ylang-ylang, que neutralizam o odor do corpo; bem como manteiga de karité e aloe vera em gel, que ajudam a manter a região das axilas hidratadas.

Observações sobre os desodorantes naturais

Por ser um produto feito com ingredientes naturais, o desodorante natural pode sofrer facilmente com a ação do tempo, podendo, por exemplo, ganhar uma consistência mais líquida durante o verão. Uma dica é colocá-lo na geladeira nos períodos mais quentes.

Para que o produto não perca nenhuma de suas propriedades, lembre-se de manter o seu desodorante devidamente fechado e armazenado. Se optar por fazer o seu próprio desodorante natural, escolha os ingredientes certos e use-o durante o tempo médio de validade recomendado, observando textura e cheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.