mudanças no Instagram vão impactar o marketing

Como as mudanças no Instagram vão impactar o marketing das marcas

As mudanças no Instagram fazem parte de uma nova realidade para as empresas e as respectivas marcas, assim como para os profissionais que trabalham com marketing digital e sabem que esse é um caminho a se seguir daqui por diante. 

Dentre importantes estratégias implementadas, a metodologia de inbound marketing se faz presente, tendo as redes sociais como parte dos estágios em que é preciso atrair os consumidores para os sites, e-commerces e marketplaces. 

Juntamente com a prática de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização do motor de busca) e os blogs, as redes sociais, mesmo com as mudanças no Instagram, são meios importantes para atrair novos visitantes e, quando possível, convertê-los em leads.

No entanto, os benefícios das redes sociais não se restringem apenas aos estágios iniciais do inbound marketing. 

É possível explorar as redes sociais durante toda a jornada de compra. Com isso, as empresas podem tirar melhor proveito delas para melhorar o ROI (Return Over Investiment), o retorno sobre investimento, em todas as etapas do inbound marketing, sendo eles:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Vendas;
  • Encantamento.

Para resultados satisfatórios e maior engajamento nas redes sociais, além de aumento nas vendas de um e-commerce e fortalecimento do reconhecimento da marca, mesmo com todas as mudanças no Instagram, é preciso agir de forma inteligente. 

Atraia novos leitores para o site

Uma das vantagens das redes sociais, e do Instagram em particular, é que as empresas, como um escritório contábil, podem conversar com milhões de pessoas de graça. 

Em vez de ficar exposto em um outdoor fixo, como uma ferramenta utilizada no outbound marketing, o inbound marketing permite que a empresa possa interagir com os leitores a partir de publicações recorrentes, conversando com o público. 

As redes sociais são uma ferramenta importante para atrair novos visitantes para uma loja virtual, mas isso só é possível a partir da implementação de postagens relevantes para as pessoas que seguem uma conta no Instagram. 

A ideia primordial é criar postagens sociais com base em temas que estejam relacionados à marca e aos interesses dos leads, os potenciais clientes, tornando-as perspicazes e envolventes. 

Vale apelar para uma linguagem e imagens que chamem a atenção, desde que esteja estabelecido o bom senso e o respeito com o próximo, e até mesmo com os concorrentes. 

De mês a mês é importante acompanhar as postagens do Instagram e observar quais receberam a melhor resposta, aprendendo com elas para melhorar as publicações no futuro, possibilitando a atração de ainda mais leads. 

Antes, porém, é importante entender quais as mudanças no Instagram estão sendo empregadas, e assim implementar estratégias de inbound marketing que ajudam a aumentar o engajamento junto ao público. 

Mudanças no Instagram são frequentes

A quantidade de engajamento pode ser observada de diferentes formas dentro da plataforma do Instagram, entre os quais:

  • Comentários;
  • Compartilhamentos;
  • Curtidas;
  • Visualizações de vídeos.

De tempos em tempos, marcas e influenciadores percebem a diminuição de engajamento, muito pelas mudanças no Instagram em aspectos como design, recursos disponíveis e, de fator relevante, algoritmos, que parecem afetar a vida de empresas e usuários. 

Há algum tempo, o Instagram começou a se afastar de feeds ordenados por cronologia, sendo construídos a partir do aprendizado de máquina e algoritmos. 

Esse ajuste foi feito para fornecer aos usuários o conteúdo que o Instagram considera “mais relevante” para cada usuário que procura por projeto elétrico residencial, ou qualquer outro assunto, de forma individual. 

No entanto, alguns usuários não gostam dessas mudanças de algoritmo porque dizem que não veem conteúdo de pequenos criadores, marcas não verificadas, além de amigos e familiares com a mesma frequência que encontram publicações de grandes marcas e contas anunciantes. 

O conteúdo de baixa qualidade é outro fator que sempre é considerado uma prioridade para a implementação das mudanças no Instagram, o que inclui conteúdo recorrente amplamente reaproveitado de outras fontes e sem valor material adicional.

Ou seja, se uma conta do Instagram compartilha o mesmo conteúdo repetidamente, ou utiliza conteúdo retirado de outro usuário sem fornecer crédito adequado e legendas originais, é mais provável que se veja menos envolvimento. 

Além disso, o conteúdo de notícias que não inclui informações transparentes sobre a fonte, pode ter seu alcance reduzido pelos algoritmos ou ser removido por espalhar desinformação. 

Com as alterações, o engajamento realmente é afetado, pois a empresa elimina contas falsas que são utilizadas para aumentar o número de seguidores e engajamento de outras contas, além de penalizar aqueles que compram seguidores e curtidas. 

No entanto, isso também acaba impactando em outras contas, visto as modificações e melhorias aplicadas, demandando a reavaliação dos perfis.

Por isso, apesar dos impactos, essas mudanças são necessárias, pois protege aqueles que trabalham o marketing digital de forma clara e consciente, levando em consideração o crescimento orgânico dentro da plataforma.

Como encarar as mudanças no Instagram?

Apesar do engajamento parecer menor devido às mudanças no Instagram em relação a algoritmos, novos recursos e outras atualizações, as marcas e influenciadores podem encontrar maneiras de melhorar a presença nessa rede social. 

Como qualquer esforço de marketing digital, é preciso produzir conteúdo de alta qualidade e específico para o público-alvo, aumentando as chances de que ele seja visto com maior frequência. 

O Instagram quer manter os usuários felizes, e quanto mais acredita que um determinado seguidor irá gostar de uma postagem, mais alta ela aparecerá no feed. 

Dessa forma, as empresas e marcas que desejam aproveitar essa ferramenta que é importante para as vendas, precisam seguir algumas dicas para aumentar o engajamento daqui por diante. 

  1. Mantenha-se ativo na plataforma

Quanto mais se publica conteúdo de alta qualidade com o qual os seguidores se envolvem, mais o Instagram exibirá o material na barra de rolagem. 

Para isso, vale apresentar a rotina de uma fábrica de brindes personalizados ou a participação maciça do público em uma peça de teatro tanto nos Stories, que somem em 24 horas, como no Reels, que pode ser fixado na página principal. 

A ideia principal é publicar continuamente imagens, vídeos e histórias que atraiam o público-alvo. 

Também é preciso se certificar de responder aos comentários e DMs (Direct Messages), pois isso faz com que a marca pareça mais humana e pessoal. 

  1. Produza histórias de forma consistente

As histórias no Instagram estão entre as melhores maneiras de interagir com os usuários a qualquer momento. 

Mudanças no design da plataforma  tornaram os vídeos, chamados de Reels, mais proeminentes no topo dos feeds dos usuários, então eles são o primeiro formato que os usuários enxergam quando abrem o aplicativo. 

Caso uma fábrica queira destacar o centro de usinagem para os seguidores, é possível utilizar o Reels de tempos em tempos, mostrando todo o processo de trabalho para que os usuários tenham ideia da linha de produção da empresa. 

Isso torna os usuários mais propensos a colocar o conteúdo na frente dos seguidores, e manter a marca na mente. 

  1. Incentive o compartilhamento de histórias

Tente criar postagens que os usuários queiram compartilhar no Stories do Instagram, pois isso pode aumentar o alcance e o engajamento geral das publicações de forma orgânica. 

Se uma clínica médica quer destacar a importância da cirurgia de catarata preço acessível aos seguidores, vale mostrar a história de sucesso de outros pacientes, desde que estes aprovem a participação, ou mesmo a marcação e nenhum resultado seja prometido.

Vale pensar em tópicos ou questões altamente relacionados ao que o público-alvo gosta e deseja compartilhar para, em seguida, entregar esse conteúdo de maneira rápida e compartilhável, como um vídeo explicativo, um infográfico, uma citação, uma lista de verificação ou até um meme.

  1. Use figurinhas no Stories

A sessão de Stories é uma ótima maneira de interagir com os seguidores, e dentre as mudanças no Instagram está a oportunidade de aumentar o engajamento com a inclusão de adesivos. 

Esses adesivos permitem que sejam feitas perguntas sobre manutenção industrial, por exemplo, realizando questionários e pesquisas, além de poder incentivar doações para causas importantes.

Também é possível criar contagens regressivas para a chegada de um novo produto ao mercado consumidor, trabalhando com a expectativa do internauta.

Além de oferecer uma maneira de estabelecer fidelidade à marca, isso também pode aumentar o engajamento, desde que as figurinhas sejam utilizadas de maneira adequada.

  1. Escreva legendas envolventes

As legendas ganharam mais espaço devido a mudanças no Instagram e quando essas são mais longas, geralmente levam a um maior engajamento e maior tempo na tela antes da rolagem.

As legendas permitem marcar pessoas e marcas, além de compartilhar histórias motivadoras ou servir como o começo de uma conversa. 

As empresas também podem fazer perguntas para incentivar os comentários, assim como usar hashtags (#) como chaves de segurança para que as postagens apareçam para mais usuários do Instagram com interesse nesses temas relevantes. 

Conclusão

Mesmo com todas as mudanças no Instagram implementadas ao longo do tempo, essa rede social, especificamente, é uma ferramenta que pode ser explorada a longo prazo, pois ela é excelente para atrair, converter, vender e encantar os seguidores. 

A partir do momento em que há um gerenciamento correto, o Instagram tem o poder de apoiar e melhorar qualquer site voltado para os negócios, para uma marca ou para o comércio eletrônico. 

Como dica final, é importante se lembrar da pontualidade nas publicações, seguindo o fluxo dos próprios seguidores. 

Para isso, as análises do Instagram devem ser examinadas, assim como é necessário implementar alguns testes de postagem para determinar os melhores horários e dias para compartilhar uma mensagem sobre aluguel de empilhadeira direcionada para os clientes em potencial. 

Os dados podem ajudar a seguir hábitos do público-alvo, o que se mostra uma maneira eficaz de obter informações úteis e reagir positivamente frente ao impacto que as mudanças no Instagram podem ocasionar. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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