plano de marketing

Estruturar um plano de marketing no setor de transportes

A criação de um plano anual de marketing de transportes envolve a tomada de decisões futuras e certa previsão de acontecimentos e cenários.

De fato, um plano é baseado em cenários atuais e decisões atuais que influenciarão o desenvolvimento futuro das atividades da empresa, considerando melhorias que já foram identificadas.

No dia a dia de transportadoras de carga, o objetivo é direcionar o negócio para que os lucros auferidos sejam considerados satisfatórios.

Este conteúdo foi criado para ajudar essas organizações a criarem os planos mais abrangentes para a realidade delas.

Vamos começar explicando como um plano de marketing funciona e falaremos especificamente sobre a área de transportes depois, acompanhe!

O que é um plano de marketing digital?

A previsão do que uma empresa fará em um ambiente online e em campanhas de divulgação da marca é o planejamento das atividades de marketing.

O plano pode incluir, mas não se limita à divulgação de marcas, produtos ou serviços. 

Em suma, orienta as ações estratégicas da empresa de alpinismo industrial, por exemplo, nas plataformas virtuais.

Um bom plano de marketing digital depende das características de cada empreendedor e do seu negócio como um todo. Além disso, demanda o conhecimento de quem é e quais sãos as necessidades do público.

Por exemplo, um especialista em celular que esteja disposto a promover um determinado serviço, como de manutenção, deve levar em consideração os detalhes de sua área de atuação antes de montar um perfil nas redes sociais para ter resultados mais eficientes. 

Da mesma forma, aqueles que trabalham na área de consultoria em TI precisam considerar vários aspectos que afetam seu trabalho, como:

  • Tipos de consumidores;
  • Concorrentes;
  • Mercados para divulgação;
  • Formatos de conteúdo.

Por isso, a fase de planejamento é uma das mais importantes do processo de marketing digital.

Como planejar o marketing digital para transportes?

Agora vamos focar nos elementos de um planejamento específico para o setor de transporte. Continue a leitura para conhecer os pontos centrais.

Planejamento estratégico

Muitos supõem que o planejamento estratégico deve ser desenvolvido só quando o serviço de locação de impressoras para entregas estiver em pleno funcionamento.

Mas a verdade é que este documento é flexível e precisa ser revisado e atualizado regularmente para refletir a maturidade de sua organização. 

Mais ainda, atua como um direcionamento do que se pretende alcançar com a marca, devendo ser produzido antes mesmo de sua abertura.

Portanto, a criação de um plano anual deve ser baseada nas metas estabelecidas pelo nível de gestão.

Com base nisso, são delineadas as medidas e métodos de trabalho que possibilitam o alcance da meta.

O gestor deve ser capaz de responder onde a transportadora está, aonde ela quer chegar e o que vai fazer para chegar lá.

Para responder à primeira pergunta, é fundamental fazer um diagnóstico para conhecer a realidade da empresa.

Em seguida, você precisa definir planos e metas para que sua equipe possa se concentrar no próximo ano.

O ponto final é sobre a parte ativa do processo, que delineia as ações necessárias para a realização do plano.

Planejamento de operações

Ao planejar transportadoras, geralmente se considera apenas o ambiente interno da empresa. Esta é uma visão limitada, pois o impacto das ações internas em uma empresa é limitado e todo o contexto mercadológico influencia no desempenho de uma marca.

Nesse sentido, é importante que as transportadoras possam investir em sistemas de roteirização para otimizar as entregas.

No entanto, também é preciso considerar que após sair do armazém, o veículo fica exposto a más condições da estrada e acidentes de trânsito.

 Portanto, é preciso considerar esses aspectos para ter um fluxo de entrega mais efetivo e preservar os caminhões, produtos e profissionais.

Planejamento de vendas

A rentabilidade de uma transportadora depende da estratégia de marketing que afeta diretamente a área de vendas.

Como os setores são integrados, as estratégias e os objetivos não podem entrar em conflito em termos de processo e resultado.

Assim, o volume de vendas das cintas de amarração tem de ser suficiente para cobrir o lucro estimado para esse período e pode ser dividido pelo mês para facilitar a medição.

Portanto, as táticas utilizadas para intensificar as vendas podem ser divididas em curto prazo, médio prazo e longo prazo.

Por outro lado, as vendas projetadas devem levar em conta o retorno esperado, as tendências de gastos e estratégias de marketing.

Planejamento de frota

O exercício das atividades de transporte de carga depende dos veículos que compõem a frota para alcançar os resultados esperados. Por esta razão, a frota também deve ser incluída no plano anual.

O gerenciamento de frota inclui mais do que um simples gerenciamento de ativos. Por isso é importante falar sobre desempenho e resultados reais.

Durante o ano, o estabelecimento desenvolve atividades relacionadas à distribuição de produtos. Portanto, a análise começa com histórico de gastos, volume de entrega e falhas.

Adicionando essas informações às expectativas de negócios do próximo ano, é possível estimar a frequência de manutenção e reparos, necessidade de substituições, custos de abastecimento e muito mais.

Planejamento fiscal

O planejamento tributário é um diferencial competitivo por possibilitar a tomada de decisões informadas pela contabilidade.

Por outro lado, se ocorrer um erro relacionado com a emissão ou cobrança de documentos fiscais, existe um risco.

A complexidade da legislação tributária brasileira é um obstáculo a ser superado para garantir a exatidão dos livros fiscais.

Por isso, ao planejar esta área, independentemente da frota atuar com ar condicionado instalação ou a entrega de pequenos objetos de casa, os gestores devem estar atentos ao cálculo dos tributos incidentes sobre as atividades do setor de transportes e a melhor forma para otimizar os custos, evitando perdas.

Além dos impostos para realização de negócios, há o imposto de renda e ICMS incidentes sobre cargas interestaduais.

Como fazer marketing digital no setor de transportes?

O marketing digital para transportadoras oferece muitos benefícios. Essa é uma das melhores estratégias para atrair, converter e cativar clientes.

Ao mesmo tempo, é uma técnica desafiadora. Para seguir um planejamento à risca é necessário ter muita disciplina e organização, sem falar na flexibilidade.

A seguir, confira quais são os requisitos básicos para que o marketing digital beneficie a transportadora de tubos galvanizados.

Presença

A presença digital é fundamental para uma marca e, sem ela, seria impossível fazer marketing digital para transportadoras.

O grande erro é pensar que ter um site na internet resolve o problema e os clientes aparecem da noite para o dia.

Presença digital é mais do que apenas ter um site ou rede social. Ela também está vinculada ao posicionamento de carreira e uma comunicação adequada.

Além disso, além de ter os perfis nas redes sociais, é necessário mantê-los atualizados e responder perguntas e contatos.

Seus clientes querem saber sobre você e desejam ter respostas ágeis. Para isso você precisa contar a história da sua empresa, principalmente o seu propósito. 

Marketing de conteúdo para B2B

O inbound marketing é uma nova forma de pensar o marketing, uma metodologia que foca no relacionamento e na experiência do cliente, e o marketing de conteúdo é um componente fundamental dessa estratégia. 

O conteúdo ajuda a atrair mais clientes, pois é uma forma de agregar valor e ajudar os clientes a tomarem decisões de compra com mais confiança.

Assim, o inbound marketing consiste em fazer com que as pessoas se interessem pelo seu produto ou serviço. Em outras palavras, em vez de persegui-lo, seus clientes vêm até você.

Conteúdo otimizado também ajuda sua transportadora a aparecer nos principais resultados do Google.

Por isso, definir a comunicação corporativa para o perfil de cliente certo torna seu conteúdo sobre elevadores de cargas mais relevante na primeira página dos resultados de pesquisa.

Redes sociais

Mídias sociais são plataformas e aplicativos que permitem que os usuários se conectem, interajam e compartilhem conteúdo.

Atualmente as mídias sociais mais populares são Facebook, Youtube, Instagram, LinkedIn e WhatsApp.

Por conta do alto uso dessas ferramentas, esses são canais muito importantes para as estratégias de marketing digital das transportadoras.

As mídias sociais são amplamente utilizadas nas estratégias de marketing digital para entregar conteúdo, para transmitir o dia a dia da empresa, promover eventos e aumentar o reconhecimento da marca. 

Também é um canal importante para encontrar leads interessados ​​na solução que você oferece, e uma segmentação bem definida é muito útil nos resultados do marketing digital.

E-mail marketing

Já o e-mail marketing consiste em toda comunicação por e-mail que ocorre entre uma empresa e seus contatos ou clientes.

As campanhas de e-mail marketing podem ser escritas em texto ou HTML e incluir produtos, promoções, conteúdo e muito mais.

As mensagens geralmente são enviadas usando uma ferramenta de disparo de e-mails, agilizando o processo.

O uso adequado do e-mail marketing é muito eficiente para manter o relacionamento com as pessoas, sejam elas clientes atuais da transportadora ou potenciais interessados ​​em comprar envelope personalizados para entregas.  

Isso se mostra especialmente necessário para o ambiente corporativo, em que o e-mail é uma ferramenta essencial no dia a dia.

O e-mail é sem dúvida uma das melhores estratégias quando se trata de marketing digital para empresas do setor de transporte.

Não deixe seu planejamento para a última hora. Reúna os dados necessários e crie este documento com sua principal área de interesse para garantir que o conteúdo resultante seja preciso e confiável, atraindo consumidores e desenvolvendo seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.