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Como anunciar um imóvel na internet em 4 passos

Anunciar um imóvel na internet é vantajoso e agiliza o processo de vendas, e existem, inclusive, sites gratuitos para fazer isso.

Hoje em dia, fazer esse tipo de anúncio ficou muito mais fácil e rápido, uma vez que a internet ajuda pessoas e empresas a divulgarem o que precisam vender, sem que seja necessário se locomover ou até mesmo pagar por esses anúncios.

A propriedade pode ser divulgada em diferentes meios, incluindo portais específicos e voltados para o setor. Quem tem um imóvel e gostaria de vendê-lo pode contar com esses recursos que facilitam a vida de todos os envolvidos na negociação.

Comprar e vender imóveis é uma transação conhecida por sua complexidade e pelo tempo que leva, por essa razão, optar por anúncios mais fáceis e rápidos é fundamental para agilizar o processo.

Isso acontece porque tudo o que é publicado na internet consegue alcançar um número maior de pessoas e em pouco tempo. Melhor ainda, é possível chegar em quem realmente se interessa pela negociação.

Neste artigo, será explicado por que se deve anunciar um imóvel na internet, quais são suas vantagens e benefícios e saber algumas dicas para criar um anúncio atrativo.

Por que anunciar imóveis na internet?

Ninguém pode negar que a tecnologia avança rapidamente, além disso, existe o fato de que as pessoas estão recorrendo à internet para encontrar diversos tipos de soluções, como bens, produtos e serviços.

Não importa se o usuário quer comprar uma roupa, um celular, um carro ou um imóvel, tudo pode ser encontrado na internet e com oportunidades imperdíveis.

Antigamente, quando alguém queria descobrir soluções novas, precisava comprar jornais e revistas, estar atento aos anúncios na televisão e no rádio e acompanhar os classificados.

Mas, com a internet, ficou muito mais fácil encontrar um imóvel com closet planejado pequeno para casal, dentre outras soluções, e com poucos cliques.

Da mesma forma como os usuários buscam informações na web, pesquisam diferentes tipos de móveis. Nesse cenário, anunciar uma propriedade traz mais visibilidade e agiliza o processo de compra e venda.

Vantagens em divulgar imóveis online

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Projeto Intermeios, cerca de 10 milhões de brasileiros procuram imóveis na internet todos os meses. Além disso, as procuras atualmente costumam acontecer por meio de dispositivos móveis.

Por causa disso, o anunciante tem acesso a muitas vantagens de anunciar o imóvel nas plataformas digitais. Entre os que mais se destacam, estão:

  • Ausência de barreiras geográficas;
  • Excelente custo-benefício;
  • Mais praticidade;
  • Mais rapidez.

Além de serem mais eficazes, os anúncios na internet têm abrangência maior, pois conseguem chegar ao público local e ainda atingir pessoas de outros lugares, inclusive no exterior.

Fica muito mais fácil para os usuários encontrarem o imóvel que precisam e encontrar uma boa oferta, por conta do fácil acesso à internet.

Da mesma forma como uma empresa de limpeza de tapetes orientais pode anunciar seus serviços em qualquer lugar do mundo, quem está vendendo um imóvel também pode.

Além de visualizar o anúncio, os futuros compradores podem conhecer as características da propriedade, como disposições dos cômodos, metragens, localização, valores e assim por diante.

Os canais digitais pagos apresentam alta rentabilidade para os anunciantes que querem maior divulgação e performance.

Os valores costumam ser definidos com base em tamanho, localização e site, além de considerar o desempenho e a demanda. No entanto, a internet tem um alcance muito grande, por essa razão, é mais barato pagar por anúncios pagos do que nos canais offline.

Antigamente, anunciar um imóvel era muito mais comum em jornais e revistas, mas existiam uma série de limitações em relação a isso, como o horário de envio, artes gráficas, inserção de informações, entre outros.

Se o anúncio tivesse algo errado ao ser publicado, permaneceria dessa forma até que ocorresse uma nova tiragem, algo que leva tempo e aumenta ainda mais o tempo de negociação.

Mas com a rapidez da internet, com apenas alguns cliques, proprietários e imobiliárias podem anunciar o imóvel, assim como faz um fabricante de tábua de passar profissional.

Não é necessário se limitar a horários e o anunciante pode escolher os canais onde vai veicular os anúncios, mostrar fotos do local e outras informações pertinentes aos interessados.

A descrição pode ser mais abrangente e estratégica, com base naquilo que é capaz de atrair o público que deseja comprar uma propriedade.

Existem até mesmo plataformas que oferecem álbuns com fotos de alta resolução, passeios virtuais, vídeos experiências em 3D e outros recursos que permitem ao usuário conhecer um pouco mais sobre o imóvel.

Hoje em dia, qualquer pessoa pode procurar o que deseja na internet e rapidamente o usuário faz comparações entre as opções disponíveis no mercado.

Por exemplo, se alguém quer comprar purificador ionizador e alcalinizador de água, pode comparar diferentes marcas, preços, formas de pagamento e outros atributos importantes para a negociação, e a mesma coisa acontece com os imóveis.

As campanhas podem ser compartilhadas pelos usuários em diferentes canais, o que gera ainda mais visualização. Outra grande vantagem é fazer com que o imóvel seja bem posicionado nos resultados de pesquisa do Google.

Por fim, o anunciante pode direcionar a campanha para o público certo, considerando aspectos como localização, classe social, preferências, entre outros.

Plataformas de anúncios como o Google e as redes sociais fazem o possível para personalizar a campanha, considerando os interesses dos usuários.

Sem falar no fato de que o proprietário do imóvel pode procurar sites, fóruns e outros grupos voltados para esse tipo de negociação.

Como criar um anúncio atrativo?

Sabendo quais são as vantagens e benefícios de anunciar imóveis na internet, chegou o momento de saber como fazer isso. Algumas dicas são:

1. Usar boas imagens

É muito importante fazer uma apresentação completa da propriedade, por essa razão, nenhum anúncio deve estar sem foto.

São as fotos que comprovam as informações divulgadas e para que sejam capazes de atrair a atenção dos usuários, elas devem seguir algumas características.

O ideal é posicionar a câmera estrategicamente em um dos cantos do cômodo para transmitir a profundidade do ambiente.

O ideal é fotografar a propriedade em dias de sol, visto que traz um aspecto mais agradável para as imagens e valoriza a iluminação.

Além das fotos, o ideal é fazer vídeos, por exemplo, de um espaço home office planejado moderno e destacar os diferenciais do local.

2. Oferecer um bom atendimento

O vendedor deve determinar em qual horário está disponível para conversar sobre o imóvel. Se receber alguma mensagem sobre o anúncio, é indispensável tratar o contato com educação.

Deve-se ter em mente que essas pessoas não estão interessadas em apenas uma propriedade, mas analisando várias opções para decidir.

Na hora de conversar com elas e falar sobre o imóvel e suas características, como portão deslizante 3 folhas, é fundamental ser cordial e mostrar para a pessoa que ela é bem-vinda na conversa.

O imóvel deve estar sempre pronto, arrumado e limpo para receber as visitas. Além disso, é indispensável ter em mãos toda a documentação para comprovar a legalidade e a disponibilidade para transferência.

3. Avaliar os preços cobrados

É fundamental cobrar um preço justo pelo imóvel, pois além de facilitar a venda, traz benefícios para todos os envolvidos.

Se um dos cômodos possui cercado de pvc para bebê, o dono do imóvel deve procurar outras propriedades com as mesmas características para saber o quanto estão valendo.

Isso traz mais competitividade para a negociação e não assusta as pessoas com valores muito acima do mercado.

4. Saber descrever o imóvel

É possível descrever um imóvel de várias maneiras, mas a criatividade deve sempre estar presente. Uma das formas de fazer isso é contar uma história verdadeira sobre a propriedade.

Isso vai fazer com que o anúncio se destaque em meio a tantos outros e ainda será capaz de despertar a emoção do usuário.

Para gerar empatia, é válido usar a mesma linguagem do público-alvo, isso porque uma pessoa interessada em comprar uma propriedade com aquecedor solar para piscina vive em uma realidade diferente de quem quer comprar um apartamento popular.

Junto com a descrição, é muito importante informar o valor do condomínio, do IPTU, entre outros valores importantes para a venda do imóvel.

Considerações finais

As imobiliárias e donos de imóveis precisam passar por uma negociação longa e complexa, até fechar negócio, por esse motivo, o anúncio deve ser inteligente e colaborar e com todo esse processo.

A internet auxilia muito nesse sentido, e seus canais ajudam a divulgar o bem para uma quantidade maior de pessoas e de maneira totalmente segmentada, o que potencializa as chances de vendas e traz benefícios para todos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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