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E-commerce favorito dos clientes: 6 dicas para fazer seu negócio estimulante na compra

Se você deseja tornar seu negócio um e-commerce estimulante  e aproveitar o grande desenvolvimento do mercado digital, esse pode ser o momento ideal.

Isso porque, ainda que o mercado eletrônico já apresentasse sinais de crescimento desde 2016, foi somente após o início da pandemia do novo coronavírus que esse segmento se tornou verdadeiramente próspero.

De acordo com um estudo realizado pela Kantar – empresa de consultoria e dados –, com o advento da crise sanitária e em decorrência das medidas de contenção da doença, houve um aumento no consumo das mídias, em todos os canais domésticos.

Assim, a navegação na internet cresceu 70% e o engajamento da população geral com as redes sociais aumentou cerca de 61%. Isso fez com que o varejo digital passasse por um desenvolvimento de 72,2%, apenas nos três primeiros meses de 2020.

Engana-se quem acredita que esse cenário mudou com a flexibilização das medidas de distanciamento social.  Segundo um relatório publicado pela Ebit Nielsen, no primeiro trimestre de 2021, o mercado superou o recorde do ano anterior, faturando R$53,4 bilhões.

E essa é uma perspectiva que promete seguir se tornando cada vez mais positiva, uma vez que os padrões de consumo das pessoas têm mudado juntamente com o mercado.

Por isso, cada vez mais empresas investem na gestão de marketing e comunicação para canais digitais.

Maiores desafios de empreender digitalmente

Muitos brasileiros realizaram sua primeira compra online somente em 2020. Assim, o mercado digital passou a receber uma grande quantidade de novos clientes que aprovaram o conforto, a simplicidade e todas as vantagens disponibilizadas pelo e-commerce.

Desta forma, as empresas dos mais variados segmentos de atuação e portes tiveram que se adaptar rapidamente para suprir as novas necessidades do mercado e promover a transformação digital necessária para garantir a sobrevivência e prosperidade dos negócios.

Além dos desafios naturais de investir na criação de uma loja virtual, os empresários que estão apostando neste segmento também passam por alguns desafios importantes em relação ao grande número de concorrentes.

A criação de novos e-commerces acabou fazendo com que a realização de uma faculdade de vendas online se torne cada vez mais necessária.

Entre as maiores adversidades enfrentadas no empreendedorismo digital, temos:

  • Dificuldade em aprender mais sobre o seu público consumidor;
  • Necessidade de geração de leads qualificados;
  • Criação de conteúdos únicos e relevantes;
  • Conciliação do atendimento em diversos canais simultâneos;
  • Humanização da marca;
  • Falta do conhecimento sobre as estratégias de venda online;
  • Leis de proteção de dados, entre outros.

Assim, a atenção com a gestão de pessoas em startups digitais também se tornou uma grande prioridade para os gerentes e empresários.

Pois, por se tratar de um mercado tão específico e cheio de particularidades, a contratação dos colaboradores experientes e aptos para esse serviço é crucial para o sucesso da marca.

Estratégias que auxiliam a alavancar o seu negócio

Como é possível perceber, investir no comércio digital tem deixado de ser uma opção capaz de agregar uma vantagem competitiva ao seu negócio, se tornando cada vez mais uma questão de sobrevivência para as empresas.

Por isso, encontrar maneiras de tornar a sua loja virtual mais otimizada e de criar uma experiência de compra satisfatória para os seus clientes, é indispensável.

No entanto, é impossível definir uma única metodologia que seja capaz de trazer sucesso para todos os negócios.

Contudo, existem algumas estratégias que são sempre bem-vindas independentemente das particularidades do setor de atuação do e-commerce. Assim, se você deseja alavancar as vendas digitais, atente-se com:

  1. Estudo de mercado

A realização de um bom estudo de mercado permite com que os empresários sejam capazes de identificar as maiores oportunidades e ameaças dentro do seu nicho de atuação, por meio da observação dos negócios concorrentes.

E em um ambiente tão competitivo como o e-commerce, o uso dessa ferramenta se faz essencial.

Para realizar o estudo de mercado, as competências obtidas na gestão de recursos humanos presencial podem ser muito valiosas.

Isso porque, o responsável por essa tarefa precisará coletar os dados mais importantes e realizar uma análise quantitativa e qualitativa sobre eles.

Essas informações serão cruciais para ajudar a compreender quem é o seu público ideal e para otimizar as ações internas, de forma a aumentar a taxa de conversão de novos leads ou a atração de potenciais compradores.

  1. Acompanhamento do ciclo de compra

Também conhecida como jornada do cliente, o ciclo de compra é uma ferramenta poderosa – estudada pela faculdade de vendas e marketing – quando se trata do aprimoramento da experiência dos consumidores.

Isso porque, ela permite a identificação de todos os processos percorridos por cada uma das pessoas interessadas na sua marca ou produto. Desde o primeiro contato com a empresa, até a finalização das compras.

Ela é uma ótima forma de identificar a periodicidade com que as compras são realizadas e os melhores momentos para que atendentes ou gestores de marketing entrem em contato com o potencial cliente, fazendo com que ele tenha mais intenção de efetivar a compra.  

  1. Aprimoramento da experiência de compra

A realização de compras online é tão atraente para os consumidores, devido aos inúmeros benefícios proporcionados por esse meio de consumo.

Afinal, o mercado digital é reconhecido por proporcionar mais conforto, comodidade, variedade de produtos e confiança, durante todo o processo.

Por isso, o investimento em otimizações que tornem o contato com a sua loja online mais agradável, fácil e intuitiva, é essencial para a atração de clientes e para a melhora das finanças – um assunto que pode ser aprendido no curso de gestão financeira online.

Isso inclui a realização de um conjunto de estratégias que visem valorizar a apresentação dos produtos e da marca, dando um visual mais agradável, uma acessibilidade maior e um atendimento mais personalizado.

Assim, é possível despertar o interesse dos clientes e incentivar a compra.

  1. Uso das redes sociais

No Brasil as pessoas tendem a passar, em média, 5 horas por dia navegando nas redes sociais. Essas plataformas se tornaram rapidamente um dos principais canais de transmissão de informações em todos os cantos do país.

Deste modo, utilizar esses meios de comunicação como forma de divulgar os seus produtos e a sua marca, pode ser o jeito ideal de alcançar um grupo mais alinhado e interessado nos serviços disponibilizados pelo seu negócio.

Mas, mais do que isso, a utilização dessas redes permite o estímulo do engajamento do público com a sua empresa, o estreitamento no relacionamento com os clientes e a construção de uma imagem mais humanizada para a instituição.

  1. Oferecimento de segurança durante todo o processo

Justamente devido ao distanciamento do fator humano, as transações via internet tendem a despertar bastante desconfiança das pessoas.

Por isso, investir em plataformas que disponibilizem protocolos de segurança mais avançados é uma ótima forma de alavancar as vendas.

Atualmente existem vários sistemas, softwares e bancos de dados que garantem essa segurança antifraude e que gera mais proteção tanto para os compradores, quanto para a própria empresa, sem dificultar o processo de check-out e nem burocratizar a finalização da venda.

  1. Marketing de conteúdo

A produção de conteúdos digitais em blogs ou perfis corporativos nas redes sociais é uma medida que pode ser estudada inclusive no curso de gestão financeira.

E isso se dá porque o impacto que essas ações causam na estabilidade econômica de uma empresa digital pode ser enorme.

Através da produção de textos, infográficos, e-books, vídeos ou podcasts, as empresas são capazes de construir uma noção de autoridade no mercado, educando os potenciais compradores sobre os produtos e conduzindo-os para o investimento nos seus serviços.

Além disso, essa é uma excelente maneira de obter novas informações acerca do perfil desses clientes, o que possibilita a criação de uma experiência e atendimento cada vez mais personalizado e satisfatório.

Importância do conhecimento de marketing para a sua empresa

Ainda que começar um negócio online seja mais prático, menos burocrático e menos custoso do que uma loja física, os empresários que se aventurarem neste mercado promissor precisam se atualizar nas estratégias que tornam o negócio estável e rentável.

Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que a aquisição de conhecimentos aprofundados na área de marketing – especialmente o marketing digital – serve para muito mais do que a realização da promoção da sua empresa, mas também para:

  • Aumenta a interatividade com os clientes;
  • Mensurar resultados de ações publicitárias;
  • Identificar as melhores oportunidades de investimento;
  •  Compreender as mudanças do mercado;
  • Consolidar a sua marca, entre outros.

Com a utilização das técnicas corretas, os empresários e gestores ficam mais aptos a realizar a atração das pessoas que possuam as características ideais para o consumo da sua marca ou serviço.

O que, obviamente, tende a melhorar o número de vendas, o alcance de metas e a lucratividade geral do negócio.

Por isso, tão importante quanto realizar um curso de empreendedorismo a distância, o investimento em uma formação em marketing também é um complemento valiosíssimo para o sucesso do seu negócio virtual.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

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