SEO

8 dicas de SEO para aplicar no seu negócio.

Para quem deseja posicionar seu site na web, é necessário saber como otimizá-lo, de modo que ferramentas como as de SEO podem auxiliar a obter êxito e aparecer nas primeiras posições de uma busca no Google. 

SEO

Com o aumento e popularização do uso da internet, atualmente toda empresa de sucesso precisa ter um site ou pelo menos um perfil nas redes sociais.

Para isso é necessário investir tempo e dinheiro no marketing digital. Entretanto, nem todas as empresas possuem um orçamento robusto para contratar equipes com profissionais qualificados em marketing e desenvolver campanhas de vendas.

Como solução surge o SEO, um compilado com diversas estratégias para melhorar o posicionamento de um site nas buscas orgânicas do Google. Um aumento natural das visitas em seu site é o que gera os melhores resultados.

Essa trata-se de uma das grandes vantagens em utilizar a internet para promover marcas, pois no marketing tradicional, onde os principais veículos eram o rádio, a televisão e os jornais, fazer propaganda era um processo muito mais caro.

Hoje, já existem soluções para pequenas empresas e microempreendedores, sendo necessário apenas muita dedicação nos estudos para conhecer a aprender a utilizar essas ferramentas digitais.

Além dessa vantagem, a internet não é restrita em um local, como um piso laminado colado, mas ela carrega informações que podem atingir o mundo inteiro.

Logo, os benefícios de investir nas propagandas digitais são inúmeras e merecem atenção, principalmente dos gestores de pequenas empresas que possuem o interesse de obter destaque no mundo digital.

Diante de todo esse cenário, este artigo possui o objetivo de conceituar o que é SEO, apresentar suas vantagens e dicas de como aplicá-lo em seu negócio.

O que é SEO?

Search Engine Optimization, também conhecido como SEO, é uma sigla em inglês que quando traduzida para o português possui o seguinte significado: otimização para motores de busca.

Ou seja, é um conjunto de táticas e estratégias do marketing digital para melhorar a aparência e o posicionamento de qualquer tipo de página web nos resultados de buscas orgânicas.

As buscas orgânicas são aqueles resultados e links que são exibidos naturalmente ao digitar palavras-chave nos buscadores.

Esse tipo de tráfego é o objetivo de várias empresas, pois são menos custosas e são representação da qualidade do conteúdo postado no site.

Ou seja, o SEO está intrinsecamente relacionado ao tráfego orgânico dos sites, tornando-se uma possibilidade de crescimento de negócio através de esforços digitais, como faz uma empresa de fachada de casa com vidro, mostrando com detalhes os conteúdos.

Importância do SEO para um site

A utilização de estratégias de SEO é extremamente importante no cenário atual, onde todas as empresas estão lutando por um lugar ao sol na primeira página de resultados do Google.

Cabe a nós admitir que dificilmente as pessoas visitam páginas que não aparecem em primeiro lugar nos resultados de pesquisa dos buscadores, logo, todo aquele conteúdo que foi produzido e não recebe visualizações, pode cair no esquecimento.

Atualmente, o Google já disponibiliza as primeiras colocações para empresas que contratam o tráfego pago, ou seja, por um certo valor elas se posicionam bem, pois os links são exibidos acima do tráfego orgânico.

Mas, o tráfego orgânico continua sendo o mais visado e estimado, pois os retornos são maiores quando comparados às demais estratégias.

As pessoas que chegam em seu site através do tráfego orgânico provavelmente possuem interesse em consumir seu conteúdo ou adquirir seu produto, pois elas já realizaram uma busca específica, com palavras-chave que culminaram em seu site.

Então, a prospecção de novos clientes é mais certeira, diferentemente do tráfego pago, onde às vezes as pessoas pulam achando que são apenas propagandas.

Os benefícios das práticas de otimização de motores são sólidas e duradouras, auxiliando pequenos negócios a se estabelecerem na internet.

Posicionando bem o seu site nos resultados de busca com SEO

As estratégias de SEO podem ser classificadas em duas categorias, o SEO on page e o SEO off page.

Na primeira categoria, as otimizações são realizadas dentro do site, com alterações em relação aos conteúdos das publicações e design das páginas, incluindo os seguintes fatores: 

  • Atualizações constantes; 
  • Utilização de palavras-chave;
  • Imagens cativantes; 
  • Uso de meta tags.

Já a segunda categoria inclui fatores externos voltados para a otimização do site, como: 

  • Utilização de backlinks;
  • Menções à marca; 
  • Avaliações;
  • Eventos.

A utilização das duas subcategorias do SEO promovem um bom posicionamento de marca. Cada uma dessas estratégias serão explicadas detalhadamente mais adiante. 

Dica 1 – Atualize seus conteúdos constantemente

Para desenvolver um bom conteúdo, é necessário compreender o que seu público está interessado em consumir. Para isso, aplique pesquisas de opinião, com o intuito de coletar dados sobre seus clientes.

Dessa forma, as chances de você produzir um conteúdo que agrade o público aumentam significativamente.

Esse é só o primeiro passo para atualizar o seu site ou redes sociais. Em seguida, estude maneiras de produzir textos interessantes e criativos, além de sempre buscar trazer as novidades do momento para o seu público.

Dica 2 – Use palavras-chave

O uso de palavras-chave é um dos principais enfoques dos profissionais que utilizam SEO, pois são esses termos que classificam o site no topo dos resultados do Google.

As palavras-chaves são uma fonte gratuita de tráfego orgânico, portanto, escolha algumas específicas, que serão o foco dos conteúdos da sua página.

Por exemplo, o termo persiana rolô tela solar para sacada possui como elementos-chave as palavras persiana, rolô, tela, solar e sacada, mas principalmente a palavra persiana.

Além disso, essas palavras possuem qualidade, que estão ligadas com o volume de pessoas que buscam por elas, a concorrência que utilizam as mesmas palavras, o número de palavras e a intenção de sua utilização.

Dica 3 – Escolha boas imagens

Como todos sabem, às vezes apenas o texto não basta para cativar o leitor. Ou seja, se o seu texto fala sobre limpeza de colchão box, coloque a imagem de um colchão.

Portanto, utilize imagens, principalmente de autoria própria e as disponibilize na internet para que outras pessoas também possam utilizá-las.

Sempre adicione links para as imagens criadas por você, pois dessa forma você cria backlinks e as pessoas mencionam seu site no site delas, aumentando o seu posicionamento.

Dica 4 – Use meta tags

As meta tags, também conhecidas como meta description, são comandos em HTML (uma linguagem de programação) que criam descrições sucintas do conteúdo do seu site para aparecer nas páginas dos mecanismos de busca.

Por exemplo, se você presta serviços de lavagem de cadeiras, a meta tag irá  fazer um breve resumo sobre esse tipo de negócio.

As meta tags funcionam como instruções aos algoritmos dos sites de busca e aparecem logo abaixo do título do artigo da página.

Elas são extremamente importantes pois permitem que os mecanismos de buscas categorizem corretamente o conteúdo presente em seu site, gerando um aumento no posicionamento. 

Dica 5 – Invista em backlinks

Para investir em estratégias SEO off page, comece criando backlinks em sites relevantes, backlinks é quando outros sites, geralmente aqueles já estabelecidos na web, possuem links do seu site como referência de fonte de informações.

São os backlinks que irão mostrar que seu site é confiável e que você é uma autoridade no assunto, portanto, seu site deve ficar nos primeiros colocados de pesquisa, seja qual for a sua temática, até mesmo de assuntos como revestimento antigo para banheiro.

Dica 6 – Crie e incentive menções à marca

Além dos backlinks como mecanismos de criação de menções, você pode simplesmente ser mencionado em outros sites sem links, apenas o nome de seu artigo ou de seu site.

Isso já melhora o posicionamento do seu site, pois as pessoas começam a conhecer a sua marca, a sua empresa e o seu propósito. Todo tipo de propaganda positiva é válida, até mesmo se você tiver uma marca de cortador de batata ondulada industrial.

Dica 7 – Tenha boas avaliações

Atualmente, um dos mecanismos mais utilizados do Google é a leitura de avaliações de lojas e estabelecimentos.

Hoje, as pessoas antes de visitarem qualquer lugar, primeiro pesquisam no Google para ler se as avaliações são boas, se é um local 5 estrelas, se tem fila para entrar e diversos outros fatores ali expostos.

Portanto, realize pesquisas de satisfação com os clientes, incentive um feedback por escrito ou através de vídeos. Dessa forma, o feedback positivo e personalizado ficará na página do Google e você pode utilizá-lo como propaganda.

Ter boas avaliações dos clientes e incentivá-los a fazer isso melhora o seu posicionamento nos sites de busca, pois, em geral, os primeiros estabelecimentos a aparecerem são os bem avaliados.

Dica 8 – Participe de eventos

Por fim, participe sempre de eventos para divulgar a sua marca. Dessa forma, a sua empresa ficará mais conhecida e também irá aparecer em outros sites, uma vez que ocorrerá menções da sua presença nos eventos.

Considerações finais

Com boas estratégias de marketing digital, principalmente o SEO, é possível melhorar o seu posicionamento de marca nos buscadores. 

Mesmo que seu site publique assuntos dos mais variados, desde moda, conteúdos específicos de texto e até mesmo regador infantil de plástico.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.