4 dicas para escolher sua televisão

A televisão foi inventada em 1927, e desde então passou a ser um componente fundamental das salas de estar e uma influência em nosso estilo de vida. Uma casa sem televisor transmite a impressão de que algo está faltando.

Por conta de sua popularidade no mundo todo, os fabricantes estão sempre em busca de inovação para que a televisão se torne mais elegante e funcional.

Hoje em dia, existem modelos que possuem acesso a internet e até mesmo nos auxiliam em tarefas do dia a dia. Em outras palavras, esse equipamento se transformou em um verdadeiro gadget, e mantém as pessoas aficionadas por muito tempo.

Para muitos, assistir a um filme, série ou programa de TV é uma maneira de se distrair e passar o tempo. Uma atividade pouco exigente e que também pode ser uma verdadeira fonte de informações úteis.

A TV smart, por exemplo, vem ganhando espaço por permitir o acesso a plataformas de streaming, como a Netflix e o YouTube.

Mas hoje, no mercado, existe uma diversidade de modelos disponíveis. Por essa razão, muitas pessoas sentem dúvidas na hora de escolher a televisão certa.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar as vantagens de ter uma televisão em casa e dar algumas dicas para escolher o modelo ideal.

Vantagens de ter uma televisão em casa

Existem diversos motivos para se ter uma televisão em casa. Por exemplo, quem tem crianças, pode permitir que elas assistam programas educacionais e se distraiam.

Os pequenos que assistem programas desse nicho apresentam bom desempenho na escola. Inclusive, existe um estudo que mostrou que as crianças que assistiam à Vila Sésamo nos anos 1980, tiveram desempenho acadêmico melhor.

É uma forma de os pais poderem trabalhar tranquilamente e organizar seus afazeres em uma pasta catálogo personalizada, ao mesmo tempo em que os filhos aprendem algo de valor.

Programações educativas ainda possibilitam que as crianças ingressem na educação básica com alguns conhecimentos prévios, fazendo com que se sintam mais confiantes e entusiasmadas com a escola.

A TV também é conhecida como janela para o mundo, portanto, é uma oportunidade que o seu filho tem de conhecer animais diferentes, outros lugares do planeta, e assim por diante.

Ter uma televisão em casa também é a oportunidade de acompanhar programas de entretenimento divertidos, o que reduz o estresse, a ansiedade e quadros de depressão.

O riso faz muito bem para a saúde geral do corpo, e a televisão está recheada de conteúdos engraçados e filmes de comédia que divertem o público.

Da mesma maneira, é por meio da televisão que as pessoas se mantêm informadas sobre tudo o que acontece no mundo.

É claro que ao retirar o computador de uma bolsa para notebook personalizada, o indivíduo pode ter acesso a tudo o que deseja saber, mas assistir ao noticiário é diferente de ler uma reportagem ou assistir a um vídeo na internet.

Além disso, é possível encontrar uma variedades de programas transmitidos pela televisão, e entre os que mais se destacam estão:

  • Programas de culinária;
  • Dicas de reforma e construção;
  • Restauração de carros;
  • Turismo.

Ou seja, existe muito conteúdo e assisti-los pela TV é uma sensação única que somente quem tem uma televisão em casa pode aproveitar.

É muito diferente, por exemplo, assistir a um programa sobre viagens na televisão, mas você pode apreciar melhor as imagens e conhecer diferentes culturas, algo que pode até mesmo te ajudar no planejamento de uma viagem.

Uma TV na cozinha pode ser uma mão na roda na hora de variar o cardápio da família e cozinhar novas receitas.

Não podemos nos esquecer de mencionar que esse aparelho também colabora para o fortalecimento dos laços familiares.

É muito gostoso reunir a família em um domingo para assistir a um filme e depois conversar sobre a produção. Já para quem mora sozinho, pode reunir os amigos para assistir um jogo de futebol.

Quem trabalha com assistência técnica saeco ou com qualquer outro tipo de atividade também pode acompanhar o noticiário pela manhã, antes de ir para o trabalho.

É uma maneira de estar por dentro dos boletins meteorológicos e outras notícias que acontecem ao redor do mundo.

A televisão também ajuda a trabalhar algumas habilidades cognitivas, como a memória. Ao consumir conteúdos de valor, podemos assimilar ideias e aplicá-las em nosso cotidiano.

Existem emissoras de TV que se dedicam a criar programas educativos para adultos e, principalmente, para as crianças.

Elas têm muito mais facilidade para aprender matemática e ciências por meio dessa programação, pois tudo é feito de maneira dinâmica e pedagógica.

Por fim, mas não menos importante, saiba que a TV também é um caminho para quem se sente muito solitário. Por exemplo, uma pessoa que está morando em outro país, pode encontrar na televisão algum conforto para a solidão.

Em um bar, de frente para a mesa e cadeiras de plástico, o televisor ainda pode ser uma forma de entreter os clientes e deixar o clima mais animado.

Contudo, para contemplar todos esses benefícios, é fundamental saber escolher o tipo certo de televisão.

Como escolher a TV ideal?

Como mencionamos no início, no mercado atual há uma variedade de televisores, e por essa razão, existem muitos fatores que você precisa levar em conta antes de escolher o modelo ideal para sua família. São eles:

1.    Tamanho da tela

É muito importante saber avaliar o tamanho da tela, visto que ele precisa ser compatível com o seu orçamento, espaço e a quantidade de pessoas que vão assistir à televisão ao mesmo tempo.

Para se certificar do espaço disponível, você pode usar uma fita métrica para medir e assim evitar a compra de um aparelho muito grande ou muito pequeno.

Os televisores são medidos na diagonal, assim sendo, o tamanho representa as polegadas entre um canto e outro. Isso nada tem a ver com a altura e a largura, pois elas podem variar de acordo com o fabricante.

2.    Resolução da imagem

Não importa se você quer assistir um tutorial sobre como fazer chaveiros para brinde ou os seus filmes preferidos na internet.

É crucial avaliar a qualidade da imagem e sua resolução, pois quanto maior o tamanho da tela, maior a quantidade de pixels para a reprodução das imagens.

Hoje em dia, podemos encontrar 3 opções de resolução, sendo HD, Full HD e Ultra HD, também conhecida como 4K.

Cada uma delas oferece uma quantidade diferente de pixels que são exibidos na tela, e eles nada mais são do que números de pontos que formam a imagem.

Quanto mais pixels a TV tiver, melhor será a qualidade de exibição. Para melhorar ainda mais a experiência das pessoas, alguns fabricantes já estão vendendo televisores com resolução 8K, também conhecidas como Ultra High Definition (UHD).

3.    Sistema operacional

Se uma clínica de fisioterapia deseja comprar um televisor para a sala de espera, também precisa considerar o sistema operacional do equipamento.

Isso também é válido para qualquer pessoa que esteja comprando na televisão, pois assim como os celulares, os televisores podem operar com diferentes sistemas, como Android TV, Fire TV, entre outros.

O mais escolhido entre os consumidores é o Android TV, o sistema operacional criado pelo Google para TV smart, que disponibiliza quase todos os serviços mais utilizados, como Play Games, Play Music, Play Filmes, entre outros que os usuários podem baixar.

Se você está reformando sua casa e vai incluir domos de acrílico e quer valorizar o projeto para facilitar o uso da televisão em sua nova sala, vale a pena conferir os diferentes sistemas operacionais.

4.    Conectividade com outros dispositivos

A televisão ainda é um aparelho eletrônico que se conecta simultaneamente a outros equipamentos e dispositivos, como computadores, videogames e smartphones.

Se você pretende conectar muitos equipamentos, deve estar atento ao número de entradas HDMI. Se o modelo tiver apenas uma ou duas entradas, não será possível conectar muitos aparelhos.

Observe as portas de entrada, como o USB, pois elas ajudam a conectar a TV a HDs externos, como pen drives e celulares. O ideal é que o televisor conte com duas ou três entradas, pois isso vai evitar problemas no futuro.

Ademais, mesmo que a televisão se conecte à internet pelo Wi-Fi, é bom escolher uma opção de entrada LAN, caso você tenha problemas com a conexão pelo Wi-Fi.

Considerações finais

Quando o assunto é nossa casa, é essencial avaliar tudo aquilo que queremos instalar, aplicar ou modificar, desde um adesivo para vidro personalizado até o modelo da televisão.

No que diz respeito a esse equipamento, ele é um item que faz parte do nosso dia a dia, conforme vimos ao longo deste texto.

Contudo, para ter um melhor aproveitamento de todos os seus benefícios, é necessário procurar e escolher modelos compatíveis com as necessidades e interesses de todos os moradores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.