4 dicas de decoração com concreto aparente

O concreto aparente é uma das grandes tendências de decoração, mas para aplicá-lo, é necessário saber como fazer isso e entender as características desse material.

Algo que todo arquiteto e designer de interiores precisa fazer é acompanhar as tendências de decoração e construção civil. É dessa forma que eles encontram novas possibilidades, se inspiram em novos estilos e propõem novas aplicações.

Tudo pode ser aproveitado, inclusive materiais triviais e que muitas vezes não são pensados de um jeito diferente.

Quando o assunto é concreto, cimento e outros itens do mesmo grupo de materiais, logo, pensamos em usos mais voltados à edificação e estruturação do projeto, nunca em uma decoração ou outras possibilidades.

Mas a verdade é que o concreto aparente pode trazer muito estilo e até glamour para o espaço, desde que você saiba aplicá-lo.

Aliás, o cimento queimado também é outro excelente recurso para quem deseja inovar, sem perder o charme, o aconchego e a harmonia dos espaços.

Se você também ama reinventar estilos, neste artigo, vamos explicar o conceito de concreto aparente, mostrar onde ele pode ser aplicado, além de quais são suas vantagens. Acompanhe!

Afinal, o que é concreto aparente?

Concreto aparente nada mais é do que deixar à vista uma parte do concreto presente na estrutura da construção. Para isso, você deixa de lado os materiais usados no revestimento em apenas algumas partes do ambiente.

Como resultado, alcança uma beleza incomum, mas apesar de parecer algo super moderno, essa ideia existe há um tempo.

Seja para construir um estabelecimento de açaí revenda, um apartamento ou qualquer outro tipo de projeto, é necessário um material plástico, formado pela união dos seguintes componentes:

  • Cimento;
  • Areia;
  • Brita;
  • Água.

Ele vai se tornando mais resistente conforme endurece e pode ser aplicado na sustentação das construções: aqui temos o concreto.

Ele surgiu nos tempos romanos, quando materiais semelhantes ao concreto eram usados nas construções. Depois que foi inventado, passou a substituir outros materiais, como pedras e madeiras, na construção de alvenarias.

Entretanto, foi a partir do século XIX que o concreto realmente se tornou o que conhecemos hoje, sendo mais sólido, econômico e com excelente desempenho.

Hoje, o concreto é o material de construção mais usado no mundo, além de ter sido a marca do movimento modernista no século XX.

Chegou a ser esquecido algumas décadas depois e retornou para a arquitetura e construção civil, após a chegada do estilo brutalista, que aplicou o concreto em seus projetos mundo afora.

Trata-se de um tipo de construção extremamente urbana, com uso de materiais mais baratos, resistentes e simples. Mas, atualmente, o concreto pode ser aplicado de várias maneiras, inclusive para compor a decoração.

Por essa razão, ele está presente no edifício usado por um fabricante de bloco de anotações atacado, condomínios de luxo, projetos de casas de baixo custo, entre muitos outros.

Onde essa técnica pode ser aplicada?

O concreto aparente pode ser aplicado em qualquer estilo de construção, já que estamos inseridos nas várias possibilidades trazidas pela arquitetura contemporânea.

Por essa razão, ele pode fazer parte de projetos residenciais ou corporativos, bem como em espaços internos e externos. Você só precisa se atentar às limitações em relação às formas de aplicação e manutenção.

Por exemplo, em espaços internos domésticos, é possível usar o concreto aparente em paredes e forros, causando um efeito de amplitude, elegância e diferenciação ao cômodo.

Para equilibrar suas características cruas e rústicas, procure escolher bem os elementos da decoração, como os móveis e até o tipo de piso.

Se você investir em uma decoração mais personalizada e com peças de qualidade, pode transmitir diferentes sensações dentro dos ambientes.

Mas, quando o assunto são os espaços corporativos ou comerciais, como no caso de uma clínica de fisioterapia, o concreto aparente pode funcionar como um coadjuvante.

Para isso, você pode aplicá-lo em pisos e paredes e possibilitar um efeito mais industrial. Nesse sentido, a decoração acaba sendo uma forma marcante de adequar o seu negócio e personalizar a sua empresa.

Também é uma maneira de garantir mais conforto e comodidade para os funcionários, clientes e visitantes em geral.

No que diz respeito às áreas externas, é necessário ter um pouco mais de atenção com o concreto aparente. Isso porque nem sempre é fácil compor todos os elementos, de modo que combinem com a estética, sem causar a impressão de obra inacabada.

Assim sendo, procure investir em algo mais moderno, reto e minimalista, para valorizar os traços crus e sofisticados do elemento principal.

Mesmo usando um calendário personalizado com fotos, os componentes do local vão mostrar qual foi a real intenção do projeto.

Você também pode aplicar o concreto aparente em áreas úmidas, como o banheiro, mas sua aplicação precisa de cuidado redobrado. Por exemplo, é muito importante evitar o contato com produtos químicos, bem como xampus e sabonetes.

Também procure se atentar aos pontos de segurança, já que o piso pode ficar um pouco mais escorregadio.

O concreto aparente é uma excelente opção para quem deseja compor ambientes mais diretos. Nesse sentido, pode estar presente em escadas, colunas e até mobílias, como bancadas e aparadores, tornando os ambientes mais charmosos.

Diferenças entre concreto aparente e cimento queimado

Muitas pessoas se confundem em relação ao concreto aparente e o cimento queimado porque eles possuem características visuais muito semelhantes, entretanto, eles não são a mesma coisa.

O concreto aparente é uma técnica de construção, portanto, pode ser aplicado em diferentes formas, podendo compor vigas, paredes, pilares, pisos, entre outros.

O cimento queimado, por sua vez, nada mais é do que um tipo de revestimento, produzido por meio de argamassa especial, com aspecto visual mais polido.

No entanto, além de serem diferentes em alguns aspectos, o concreto aparente traz benefícios que nenhum outro material é capaz de trazer para a sua casa e até para um restaurante de alimentos veganos, como ficará claro a seguir.

Vantagens de usar concreto aparente em seu projeto

O uso do concreto aparente pode trazer muitos benefícios para o seu projeto, inclusive, ele foi muito utilizado pelo maior arquiteto brasileiro de todos os tempos: Oscar Niemeyer.

Não é à toa, afinal, esse elemento, além de toda a sua beleza, traz uma série de outras vantagens para a construção e decoração, como:

1. Flexibilidade e versatilidade

É possível usar concreto aparente tanto na fachada do projeto quanto em suas áreas internas, seja ele uma residência ou uma construção comercial.

Trata-se de um elemento de beleza peculiar e com muita personalidade, que permite a aplicação de diferentes estilos de decoração, desde o rústico ao minimalista.

2. Valoriza o projeto

Todo investimento feito na construção de um projeto, como aluguel andaime, precisa trazer retornos quando ele estiver pronto, e o concreto aparente é uma das melhores opções nesse sentido.

Trata-se de um elemento de muito estilo e personalidade, que conta com maior durabilidade e economia.

Se você souber utilizá-lo do jeito certo, com certeza vai valorizar ainda mais a construção. Sem falar no fato de que o resultado terá um charme a parte que nenhum outro é capaz.

3. Mais economia

O concreto aparente ainda representa economia, afinal, seja para um projeto de arquitetura escolar ou residencial, não é necessário pensar em reboco ou outros tipos de revestimentos para cobri-lo.

Também não podemos deixar de destacar o fato de que você vai gastar muito menos com manutenção, como quando precisar renovar a pintura.

4. Maior durabilidade

Nos dias de hoje, mesmo com tanta tecnologia, é difícil encontrar um elemento mais durável e de maior vida útil para os projetos de construção civil do que o concreto.

Tanto é que ele se faz presente em construções públicas de grande importância, como pontes e viadutos. Por essa razão, se você quer a melhor opção para o seu projeto de sala comercial ou para a sua casa, sem dúvidas, deve optar pelo concreto aparente.

Depois que seu processo de cura é realizado corretamente, se torna mais resistente e demanda menos manutenção corretiva no futuro.

Conclusão

As pessoas buscam inovar quando o assunto é reforma e construção, portanto, podem contar com um dos elementos mais antigos da construção civil para isso: o concreto.

Apesar de parecer simples, ele é capaz de compor ambientes inteligentes e com um estilo único. Independentemente do estilo de decoração que queira usar, ele vai compor o cômodo com harmonia.

Tudo o que você precisa fazer é saber aplicá-lo, principalmente nas áreas externas, para causar a impressão certa.

Por isso, se precisar, não deixe de contar com a ajuda de um profissional que entenda bastante do assunto e usufrua de todos os benefícios do concreto aparente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.