websites

Websites de sucesso: desenvolvimento e otimização SEO em 2023

Websites são uma necessidade para qualquer negócio, hoje em dia, porque é nessas plataformas que as pessoas obtêm informações sobre marcas, produtos e serviços. Mas para que o site tenha sucesso, existem várias coisas que precisam ser feitas.

websites

Primeiramente, é necessário pensar na finalidade desse canal determinando seus objetivos que pode ser tornar a marca mais conhecida, gerar oportunidades de negócios e atrair leads.

São essas metas que vão ajudar a estruturar as páginas e trabalhar todas as otimizações necessárias para atrair visitantes e posicioná-las nos resultados de pesquisa. Só que não é fácil chegar lá.

O site é bem-sucedido quando a organização segue uma série de critérios e boas práticas na hora de configurá-lo. Isso envolve as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para obedecer a todos os critérios dos buscadores.

Uma página só é bem ranqueada se estiver de acordo com as exigências do Google, algo que deixa muitas pessoas com dúvidas.

Para ajudar nesse processo, este artigo vai mostrar os elementos mais importantes no desenvolvimento de um site, como o SEO pode aumentar a visibilidade e quais são suas melhores práticas.

Também vai pontuar a importância de garantir uma boa experiência para o usuário e quais são as ferramentas que ajudam a monitorar a performance do site e as estratégias de SEO.

Construção de websites: processos

Para que o site tenha sucesso, é necessário considerar alguns critérios durante seu desenvolvimento, e entre eles estão:

  • Carregamento rápido;
  • Navegação intuitiva;
  • Informações de contato;
  • Planejamento de pautas.

Existem algumas coisas que podem prejudicar a velocidade do site, como a presença de muitos códigos, imagens pesadas e animações em flash.

Uma empresa de rastreador veicular com chip de celular pode usar o Page Speed Insights para identificar e corrigir problemas no carregamento, como recursos desnecessários e revisão de código.

A navegação precisa ser fácil porque gera impactos positivos na experiência do usuário, e é justamente por isso que é fundamental considerar o UX (User Experience) para conseguir um bom ranqueamento nos buscadores e a satisfação dos visitantes.

Navegação simples e intuitiva é aquela que permite ao usuário encontrar o que ele procura, posicionando as principais informações nos lugares certos para que não seja necessário rolar o layout para baixo.

Quando uma pessoa está interessada em fazer negócios com a empresa, é interessante que possa entrar em contato com a marca diretamente pelo site. Por isso é necessário informar os dados, como o telefone, e-mail e mensagens.

Por fim, todas as publicações devem ser baseadas em assuntos de interesse do público e isso exige um bom conhecimento sobre a persona, além de acompanhar tendências.

As pautas devem estar relacionadas aos produtos e serviços oferecidos, assim, quando uma pessoa estiver procurando, por exemplo, sobre ozonioterapia em cães valor, vai confiar mais na empresa.

SEO: de que maneira incrementa valor à visibilidade?

As estratégias de SEO são capazes de aumentar a visibilidade do site nos resultados de pesquisa, e isso acontece porque quando uma página é publicada na internet, os buscadores procuram indexá-la para que seja encontrada pelos usuários.

Só que milhares de páginas são publicadas todos os dias, o que aumenta a competição pelos melhores lugares no ranking de pesquisas.

O negócio deve investir em SEO porque ele possui técnicas que vão influenciar os algoritmos a definir em o posicionamento da página, de acordo com a palavra-chave pesquisada pelo usuário.

O propósito da otimização é melhorar vários aspectos do site, fazendo com que tenha mais chances de ser considerado relevante pelo buscador e consequentemente conquistar boas opções nos resultados.

São ações que melhoram a visibilidade da plataforma, desde que acompanhe a escolha de palavras-chave adequadas, crie conteúdos relevantes, otimize a estrutura do canal e melhore a experiência do usuário.

Melhores táticas para se classificar um site

Um fabricante de transportador helicoidal inox deve utilizar as melhores estratégias de SEO para conseguir uma boa classificação nos resultados de pesquisa.

Entre essas práticas está alinhar o conteúdo com base na intenção de busca dos usuários. A intenção se refere à finalidade que existe por trás das pesquisas feitas na internet, de modo a satisfazer a intenção das pessoas.

Por exemplo, se alguém pesquisar sobre como fazer bolo de chocolate, os primeiros resultados serão publicações de blog e vídeos, e não sites de empresas que vendem bolos de chocolate.

Outra estratégia importante é escrever title tags e meta descrições atraentes. As title tags são títulos que aparecem na página de resultados e são muito importantes para o SEO.

São pequenos textos com 50 a 60 caracteres e que precisam contar com a palavra-chave, um título de acordo com a intenção de busca, além de descrição concisa.

Já as meta descrições são um breve resumo do que a página apresenta e são exibidas abaixo do título. Elas precisam ter linguagem imperativa, contar com as palavras-chave, atender as intenções de busca e fornecer um resumo preciso.

As imagens do site de uma clínica de tratamentos para vício em drogas também precisam ser otimizadas. Trata-se de escolher o melhor formato de arquivo, comprimir as fotografias e inserir um texto alternativo.

Experiência de usuário e a sua relevância

Pensar na experiência do usuário é muito importante para garantir o sucesso do site, isso porque ela é capaz de aumentar as taxas de conversão.

Quando a pessoa consegue realizar a ação que deseja com facilidade, encontra tudo o que precisa e esclarece suas dúvidas, é bem provável que seja convertida de alguma forma, seja comprando um produto ou assinando uma newsletter.

Uma boa experiência também aumenta o tempo de permanência do visitante, algo fundamental para que o Google entenda que a página é relevante e que merece estar bem posicionada nos resultados de pesquisa.

Ao proporcionar uma boa experiência, uma empresa especializada em pintura de máquinas industriais também consegue reduzir as taxas de rejeição, visto que as pessoas conseguem navegar de maneira mais agradável.

Por outro lado, se o canal é complicado ou pouco intuitivo, vai afastar o visitante e o negócio perde oportunidades.

Recursos para se monitorar e analisar

As organizações precisam usar algumas ferramentas essenciais para monitorar e analisar a performance do site no que diz respeito às estratégias de SEO.

A mais utilizada é o Google Analytics, uma ferramenta gratuita que fornece informações úteis para as estratégias de SEO e outras ações de marketing.

A empresa consegue obter informações sobre o público, número de acessos em seu site, quais foram as páginas mais visitadas, de onde vêm os visitantes, quais são as visitas orgânicas e pagas, entre outros dados que melhoram a performance da plataforma.

Um centro veterinário próximo a mim pode usar essa ferramenta para realizar análises sobre o tráfego e o desempenho de seu site.

Outra opção de ferramenta é o Check My Links, que funciona como uma extensão do Google Chrome e é usado para identificar links que apresentam erros, links inválidos e aqueles que estão quebrados.

Depois de fazer a instalação da extensão no navegador, o ícone fica disponível na parte superior da tela. Usar esse recurso é muito importante porque os links quebrados podem gerar impactos negativos para o SEO do site.

Além disso, pioram a experiência do usuário, portanto, qualquer ferramenta que identifique esse problema precisa fazer parte das estratégias de marketing do negócio.

Uma marca de balança móvel para caminhão pode usar o Google Search Console como um complemento para o Google Analytics e ter acesso a informações detalhadas sobre o site institucional.

O propósito desse recurso é apresentar informações referentes ao ranqueamento orgânico, saúde do site e indexação das páginas. Também mostra sobre páginas problemáticas ou que estão fora do ar.

Outros dados relevantes são a posição média da plataforma nos buscadores, quantas vezes a página recebeu cliques, número de impressões e se ela está visível e aparecendo nos resultados de pesquisa.

Por fim, um fabricante de tela protetora piscina pode usar o Google Trends para saber quais são os assuntos mais pesquisados no momento.

O usuário consegue ter uma visão geral desses assuntos, além de poder buscar temas e termos, fazer comparações do desempenho deles, filtrar por país ou região e acompanhar o volume de buscas.

Considerações finais

Investir em SEO é fundamental para que o site do negócio alcance o sucesso, e isso deve ser feito independentemente do segmento de atuação da empresa ou seu porte. Basta ter um website para ser necessário fazer esse acompanhamento.

É assim que todo o investimento no canal vai valer a pena e a empresa vai obter os melhores resultados em termos de conversão, engajamento, vendas e muito mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *