O planejamento estratégico de divulgação de uma marca envolve diversos setores da organização e, para isso, o marketing integrado é uma ferramenta que integra técnicas e canais para promoção e publicidade.
A publicidade como ferramenta promocional também procura criar uma boa imagem de marca para uma organização.
Consequentemente, os anunciantes devem ter conhecimento do conceito de marketing integrado para aumentar, de forma efetiva, a consistência e a coesão das informações divulgadas que podem afetar a imagem de uma organização direta ou indiretamente.
Definição sobre o marketing integrado
O marketing integrado oferece uma experiência focada no cliente, incorporando todos os elementos de comunicação de marketing, incluindo:
- Propaganda;
- Publicidade;
- Redes sociais;
- Relações públicas;
Isso implica que a mensagem deve ter uma aparência, uma sensação e um tom unificados em todos os canais de comunicação.
A soma de canais para divulgação para a implementação do marketing integrado é essencial, sendo ao mesmo tempo desafiadora e crucial, devido ao aumento de meios de comunicação que surgiram na esteira da tecnologia e internet.
Introdução para estratégia de marketing integrado
Vale reforçar que o marketing digital tem como objetivo espalhar anúncios semelhantes em diferentes canais de comunicação, mas há uma abrangência extensiva, em que o sucesso depende de quão bem uma marca se conecta com o público.
Além disso, é preciso adaptar a mensagem para cada plataforma, podendo inclusive recorrer à estratégia de inbound marketing, a fim de atrair, converter, vender e reter os clientes, tudo com uma história consistente para provocar emoções nos consumidores.
O início da construção de uma campanha de marketing integrado está em se colocar no lugar do cliente. Quando se trata de negócios, QE (Quociente Emocional) supera o QI (Quociente de Inteligência).
Dessa forma, antes de se desenvolver qualquer campanha, é preciso entender o que é importante para o público-alvo, e como a empresa pode entregar uma solução para os problemas apresentados e, de fato, facilitar a vida de uma forma geral.
As campanhas de marketing integrado, quando bem-sucedidas, possuem ao menos um aspecto em comum, que é a concentração de ideias interessantes.
Pode ser por começar descobrindo o que uma marca tem de diferente dos concorrentes e, a partir de então, começar a pensar em maneiras de tecer uma história que seja engraçada ou emocionante em torno dos principais diferenciais.
Outro aspecto é quanto ao alinhamento de ideias atraentes em relação aos valores de uma marca.
A ideia atraente deve existir em conjunto com os valores da marca, indicando qual a missão que se pretende para atender, da melhor forma possível, ao público consumidor.
Pode ser oferecer preços acessíveis, ou um projeto excepcional, ou mesmo uma combinação de ambos.
Ao mesmo tempo, é preciso aproveitar as vantagens de diferentes plataformas, com um conteúdo que se aproxime de pontos fortes, e que estejam unidos à ideia atraente.
Benefícios que justificam o marketing integrado
Produzir gráficos, imagens e outros ativos digitais é um investimento.
A beleza de uma estratégia de marketing integrado é que pode-se maximizar o retorno do investimento ao usar os ativos digitais de várias maneiras.
Isso também significa que uma marca pode se concentrar em criativos de qualidade, tornando a estratégia ainda mais eficiente.
Como uma abordagem integrada se baseia no mesmo material digital e na mensagem abrangente da marca, todo o processo da campanha se torna mais simplificado.
No entanto, uma campanha de marketing integrado possui um tempo limitado, pois exige o desenvolvimento de novas mensagens principais, como textos e gráficos.
Esse movimento contínuo ajuda na construção da confiança do público, pois ao entregar uma mensagem de marca consistente em vários canais, a estratégia de marketing integrado permite que uma empresa cultive o senso de confiança com o público-alvo.
A exposição frente aos consumidores sobre um mesmo conteúdo, ou ao menos semelhante em todas as plataformas, promove o reconhecimento e a conscientização da marca, o que, por consequência, gera confiança quando as mensagens encontram harmonia entre si.
Dessa forma, aumenta-se o alcance da mensagem pois, ao adotar uma abordagem de marketing integrado, a campanha passa a ser exibida para vários públicos, em diferentes canais, o que significa que a marca tem um alcance maior.
Conclusão
Em vez de depender de esforços de marketing individuais, uma estratégia de marketing integrado simultâneo faz o melhor uso dos múltiplos canais disponíveis para as empresas modernas.
Ao integrar ferramentas como publicidade, rede social e promoção de vendas, a marca fornece clareza, consistência e impacto máximo nas comunicações de divulgação.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.