funil de vendas

Funil de vendas: de curioso a cliente

O funil de vendas é uma importante ferramenta para a estruturação de estratégias de marketing de uma empresa, uma vez que ele consegue acompanhar toda a jornada de compra de um cliente.

Dessa forma, desde a compra de cabos elétricos até o primeiro contato com a marca podem ser acompanhados pelo funil de vendas e melhor estruturados para auxiliar o potencial consumidor.

Continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é o funil de vendas e como você pode utilizá-lo em sua empresa.

O que é funil de vendas?

O funil de vendas nada mais é do que um modelo estratégico que possui a capacidade de mostrar a jornada de compra do cliente, acompanhando todos os passos necessários para que ele decida adquirir o seu produto ou serviço.

O funil é formado por um conjunto de etapas e gatilhos mentais que possuem o objetivo de proporcionar algum suporte ao seu público-alvo durante a sua jornada de compra dentro de uma organização.

Com isso, é possível efetuar as ofertas e promoções em momentos certos aos clientes, aumentando a sua chance de conversão de um produto.

Por exemplo, uma pessoa que ainda não conhece a qualidade dos fios e cabos elétricos que você fornece, mesmo sendo o seu público-alvo, pode não demonstrar interesse ao visualizar uma promoção em sua loja.

Nesse caso, a melhor estratégia seria mostrar ao cliente quem você é e quais são os produtos que você disponibiliza no mercado, mostrando a sua marca e o que a diferencia da concorrência.

Entretanto, se um potencial cliente já obteve muitas interações com você e já conhece o seu diferencial, ele pode estar apenas esperando pela melhor oportunidade de compra para enfim adquirir o produto.

Como você pode perceber, o funil de vendas possui uma grande relevância, auxiliando a equipe de vendas e de marketing a efetuarem diferentes abordagens a depender do momento em que o potencial consumidor está em relação à sua jornada de compra.

Como utilizar o funil de vendas?

O funil de vendas é um guia para a jornada de compra do consumidor e, como você pode observar, tem uma grande importância no intuito de persuadir o cliente.

Com isso, o funil de vendas pode ser dividido em algumas etapas, a depender do momento de compra que o cliente está, onde elas podem ser:

  • Topo do funil;
  • Meio do funil;
  • Fundo do funil;
  • Compra do produto ou serviço.

Essas são as etapas do funil de vendas, onde a sua utilização pode proporcionar grandes resultados para a sua empresa.

Topo do funil

O topo do funil representa a fase de aprendizado e descoberta do potencial cliente em sua etapa de compra, onde o potencial consumidor pode nem ao menos saber que possui um problema, que ele pode ser solucionado e que a sua empresa pode fornecer isso a ele.

Essa é uma etapa de descoberta, onde o cliente pode pesquisar “sulfato de zinco fertilizante preço”, por exemplo, e se deparar sem querer com a sua empresa.

Nesse momento, o seu dever é o de conscientizar o cliente de que ele possui um problema e que ele pode ser solucionado.

Para que isso aconteça, você pode disponibilizar e-books sobre o tema, infográficos e muitos outros conteúdos gratuitos com intuito informativo.

Ao disponibilizar esse material, você deve solicitar apenas o preenchimento de um formulário em troca, onde o usuário pode passar dados relevantes, como o seu nome completo, idade, e-mail para receber o conteúdo entre outras informações.

Com isso, o internauta que descobre a sua empresa sem querer acaba conhecendo a sua marca, passando os seus dados para uma lista de contato e se tornando um lead, ou seja, um potencial cliente do seu produto.

Meio do funil

Nessa etapa, o potencial cliente já identificou o problema, mas ainda está em busca de uma solução para ele.

Nesse momento você deve mostrar diferentes soluções para o cliente, como demonstrar que um inversor de frequência 3cv, por exemplo, pode ser a melhor solução.

Fundo do funil

Nesse momento, o cliente já conhece o problema e a solução, basta agora mostrar a ele que a sua solução é a melhor do mercado. Com isso, você deve mostrar a qualidade do seu produto e também disponibilizar ofertas e promoções que ativem o gatilho de compra dele.

Compra do produto ou serviço

Por fim, existe a etapa de compra, onde o cliente conhece o problema, a solução e decide que o seu produto é o melhor para ele.

Com isso, é possível vender desde um servo motor industrial até um livro, acompanhando a jornada de compra do potencial cliente e o conduzindo até a etapa de compra da melhor maneira possível.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *