Algumas tendências sempre voltam, e os anos 1980 ditou muitas referências presentes na decoração atual
Não é de hoje que se percebe que moda e tendências sempre voltam e refletem o momento atual em muitas questões. Hoje temos o piso laminado para quarto, por exemplo, uma releitura dos pisos de madeira dos anos 1980, só que repaginados de forma mais prática.
Portanto, nós já percebemos tendências fortes dos anos 1980, voltando com tudo em diversos looks na moda, e na decoração não seria diferente! Aqueles objetos que foram muito utilizados estão de volta repaginados, trazendo vida ao ambiente.
Muitas tendências que já foram presentes na vida das pessoas antigamente estão com tudo e não queremos deixar você de fora dessa. Então confira abaixo algumas dessas tendências para você continuar por dentro da moda quando o assunto é decoração de ambientes.
Tendências de decoração dos anos 1980
Os anos 1980 foram marcados pelas cores e pela ousadia. Uma década em que as discotecas eram muito populares e a música pop era bastante difundida. Alguns materiais como o plástico vieram para a decoração e para as roupas, dando um ar futurista à época.
Confira algumas das principais tendências de decoração que foram moda nos anos 1980 e que agora ganharam vida novamente e estão presentes dentro das residências das pessoas mais descoladas!
1- Acrílico
Quem lembra que quase tudo naquela década era feito com acrílico? Pois é, ele está de volta! Móveis, estantes, caixas e organizadores. Esse material muito futurista voltou com tudo.
Então já invista naquele item de acrílico na decoração, pois além de modernidade, eles dão a impressão de não ocuparem muito espaço, criando um efeito de amplitude, por conta da sua transparência, além de serem super estilosos.
2- Neon
Uma das tendências mais fortes com certeza é o neon, quem não lembra das discotecas quando se fala dos anos 1980?
Pois é, os neons estão com tudo e além de deixarem o ambiente superestiloso ainda ilumina todo o ambiente.
É possível trazer essa tendência de volta de forma atualizada em pequenas luzes com escritos dentro de casa, com palavras como Home, que vão trazer aconchego e personalidade.
3- Cores
Outro ponto que não podemos deixar de falar dos anos 1980 são as cores, muito fortes e com bastante contraste. E elas voltaram com tudo na decoração, deixando ambientes mais alegres e vivos.
Na decoração atual, as cores fortes foram para as paredes e criam ambientes muito mais lúdicos e divertidos. Mas elas também podem ser sóbrias quando os tons forem mais terrosos e a escolha dos móveis mais voltada para o algodão ou madeiras claras.
Caso você não goste de nada muito chamativo, temos a tendência dos tons pastéis, que já está inserido na tendência de decoração faz um tempo e que ainda permanecem em alta.
4- Memphis Design
Não podemos deixar de mencionar esse movimento que se iniciou em 1980 tirando um pouco da ideia do minimalismo e linhas retas. Dentro desse estilo estão muitas formas geométricas, cores, objetos abstratos e ruidosos.
Esse estilo pode estar presente na estampa de móveis como sofás, almofadas ou roupas de cama. Além disso, alguns papéis de parede podem compor o ambiente mais descolado.
Para quem gosta de arte, também é possível trazer o estilo para dentro de casa pintando a própria parede com desenhos. Já quem deseja algo mais sutil, pode escolher um quadro que aborde a tendência, por exemplo.
5- Estampas florais
Para quem odeia aquela parede branca, sem graça e não se contenta em só pintar, utilizar um papel de parede pode ser a solução dos seus problemas. Sem falar na reforma mais limpa e sem sujeiras pela casa que o papel de parede proporciona.
Mas nesse caso, não é qualquer papel de parede, é papel de parede floral, uma moda dos anos 1980 que está com tudo novamente e pode ser bastante elegante em cômodos mais íntimos, como quarto ou closet.
As estampas florais estão muito mais atuais e podem trazer elementos da natureza como folhagens, pequenos animais ou insetos.