Como lidar com a concorrência de um mercado competitivo?

Quem é empreendedor sabe o quanto é desafiador fazer com que a sua empresa obtenha sucesso, essa jornada se torna ainda mais complicada quando olhamos sob uma ótica mais ampla e um cenário maior: atualmente, o mercado está cada vez mais concorrido e a busca por espaço se encontra extremamente disputada. 

Com o grande “boom” da internet, novos empreendimentos foram surgindo dentro do âmbito digital, além disso, com as facilitações e incentivos para a criação de novos empreendimentos como o caso do desenvolvimento do MEI, diversas pessoas cansadas da sua rotina de trabalho começaram a arriscar abrindo sua própria empresa de montagem industrial, com isso, a concorrência naturalmente cresce e o sucesso começa a se tornar algo restrito para poucas corporações. 

Afinal, com a internet em alta e as pessoas empreendendo cada vez mais, como lidar com esse mercado extremamente agitado? Para se ter uma noção, de acordo com estudos, no ano de 2022 o Brasil registrou 3.838.063 novas empresas abertas, número 14,1% maior que em 2020. 

Se você está com dificuldades de se destacar e fazer com que seu negócio seja diferenciado, nós iremos te ajudar! No texto de hoje, separamos algumas dicas de como lidar com a concorrência em um mercado extremamente competitivo independente do segmento ou do tamanho da sua empresa, bora conferir? Então vamos lá!

Conheça os seus concorrentes

Para aprender a lidar com a concorrência é preciso entender melhor sobre ela, então a nossa primeira dica é que estude muito bem e conheça quais são os seus concorrentes. Faça um levantamento aprimorado referente às empresas que prestam o mesmo serviço ou vendem os mesmos produtos que os seus. 

Não importa se é um concorrente menor com uma empresa de bairro ou uma grande marca, separe os nomes de cada um que atua com algo parecido com o seu nicho de atuação, em seguida, procure estudar e conhecer mais sobre cada um deles. 

Estude seus pontos fortes e fracos, veja seu posicionamento nas mídias digitais, conheça seus produtos, seus preços, como se relacionam com os clientes, a forma como agem, e por aí vai, quanto mais informações coletar da concorrência, mais consegue entender sobre o seu sucesso e também seus pontos de fragilidade, te dando margem para saber lidar com tudo isso. 

Conheça seus consumidores e o que eles buscam

Após conhecer a concorrência, o segundo ponto de destaque é referente aos seus consumidores, é necessário entender quem são os seus clientes, ou seja, criar o perfil ideal do seu consumidor, quais as características, hobbies e gostos de alguém que compra seus produtos como sua máquina seladora de embalagens com regularidade. 

Defina e crie tanto o seu público-alvo quanto sua persona, detalhe as características e monte o seu perfil exato, além disso, procure não só entendê-los melhor, mas também saber exatamente aquilo que eles procuram.

Busque entender o que seus consumidores esperam do seu negócio, qual o posicionamento aguardado, produtos e serviços ofertados e qual a forma eles querem que você se comunique com eles, quanto melhor entender sobre seus clientes e suas necessidades, mais fácil é encontrar novos clientes e montar estratégias que agradem o público que realmente importa para o seu negócio: os consumidores. 

Entenda quais são os seus diferenciais

Toda empresa tem um diferencial, seja na entrega rápida, no frete gratuito, na alta qualidade dos produtos ou até mesmo em um item específico que seja diferenciado dos demais, existem várias formas de se diferenciar, e para lidar com a concorrência é necessário entender qual a sua. 

Lembra os estudos feitos lá no primeiro tópico? Bom, faça um comparativo entre o seu negócio e os concorrentes, e procure entender o que sua corporação oferece de diferente em relação a eles, monte uma lista com seus diferenciais e use isso ao seu favor. 

Procure entender e investir no que é considerado diferente, mesmo empresas quase iguais alguma coisa você tem de diferente dos concorrentes, então explore isso ao seu favor e busque usar essa ferramenta da melhor forma possível. 

Estude o mercado e as suas movimentações

O mercado não se baseia somente nos seus concorrentes e no seu público, o mercado é tudo aquilo que envolve a sua empresa, incluindo as tendências, produtos e serviços que estão em alta. 

Procure fazer uma análise frequente de mercado e realize estudos sobre o que mais está sendo comentado dentro dele, dependendo do seu segmento, algumas mudanças podem ser tão sutis quanto uma identificação de um sensor de temperatura e umidade, então cada detalhe importa muito, fique de olho e acompanhe as movimentações para se manter em alta. 

Não caia em guerra de preços

Um dos grandes erros de qualquer empresa que deseja lidar com o mercado competitivo é cair no que chamamos de guerra de preços, é claro que o valor de venda de um produto ou serviço é crucial, mas nessa disputa de espaços em oferecer o mais baixo, não existe nenhum ganhador e os prejuízos são enormes. 

Se um concorrente está ofertando o mesmo produto que o seu, só que muito mais barato, não caia na pilha de reduzir drasticamente o seu valor ficando menor que o dele, tenha ações sempre estratégicas e pense 10 vezes antes de precificar produtos e entrar em descontos. 

Por mais que um preço baixo seja atrativo para novos consumidores e até mesmo para aumentar seu número de vendas, seu lucro com certeza ficará comprometido, assim como a credibilidade e o desempenho da sua empresa, então não caia nessa guerra, precifique os produtos conforme o que você tem a oferecer e nunca abaixo disso. 

Aposte em melhorias constantes e esteja sempre inovando

Sabe como o McDonald’s se mantém em alta mesmo após mais de 67 anos? Ou como a Coca-Cola com 131 anos ainda vende tanto, ou até a Nintendo com seus 133 anos? Consistência e inovação, por mais que tenham passado por períodos mais turbulentos e de baixa no mercado, todas essas empresas se mantiveram consistentes durante os anos e sempre buscando inovar cada vez mais. 

Novos produtos, novos serviços, ou novos investimentos em materiais que agregam valor como um balcão refrigerado inox, todo esse acompanhamento de mercado e a ampliação sem se acomodar foram determinantes para o sucesso de grandes marcas. 

Aposte em melhorias constantes e nunca se acomode, esteja sempre inovando com a sua marca e buscando o crescimento constante, não fique parado e procure dar sempre o melhor de si. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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