Instagram Insights

Aprenda o que é Instagram Insights em 4 Passos

As redes sociais têm recebido um papel fundamental no mundo empresarial, pois possibilita novas abordagens para as marcas, aproximando clientes e corporações. No entanto, pouco se sabe acerca da importância do Instagram Insights na prática. 

O Instagram Insights pode ser entendido como um conjunto de indicadores disponíveis na plataforma com a finalidade de garantir a visibilidade necessária aos times que investem no marketing digital.

Nos últimos anos o marketing digital recebeu notoriedade, principalmente, devido aos acontecimentos sanitários a nível mundial os quais exigiram ainda mais da demanda sobre a aceleração digital.

Empresas de diferentes portes e nichos de atuação tiveram que adaptar suas estratégias a fim de garantir as vendas de manipulador. Em outras palavras, isso quer dizer que o marketing digital é uma tendência estratégica em alta. 

O uso da internet nos negócios e marketing foi previsto juntamente com os avanços tecnológicos, ao longo dos anos plataformas como e-mail e as redes sociais foram utilizadas para aproximar indivíduos.

No entanto, devido a velocidade na troca de informação, tais meios de comunicação conquistaram a esfera organizacional. 

Cabe enfatizar neste sentido que o marketing digital é uma modalidade altamente adaptável, podendo ser implementada nas ações para conversão de pequenos negócios que vendem portas para drywall e também de multinacionais.

Para que as ações possam fazer sentido, é crucial o levantamento de alguns indicadores visando a segmentação, como:

  • Perfil de clientes;
  • Comportamento do público-alvo;
  • Linguagem adequada;
  • Objetivos específicos.

Esses são alguns dos indicadores para que as técnicas de marketing digital possam fazer sentido. Quem faz o uso do Instagram precisa estar atento para as métricas obtidas por intermédio da própria plataforma.

Com isso, é correto dizer que o Instagram Insights é um recurso da plataforma que corrobora para o direcionamento adequado das estratégias de marketing digital. 

Instagram Business

O Instagram é uma rede social que atingiu popularidade no Brasil por volta de 2013, no início a plataforma era voltada somente para usuários comuns compartilharem fotos do dia a dia com amigos, semelhante a um álbum de fotos virtual.

Entretanto, o uso da plataforma foi expandido ao mundo corporativo, já que o apelo era a aceleração digital para marcas e organizações. 

Além disso, a presença de influenciadores digitais e os impactos destes aos negócios foi averiguado.

Para um fornecedor de fechamentos de vidro, a criação de um perfil no Instagram ajudou na construção da identidade visual e no aprimoramento da relação com clientes.

Ao notar a relevância da plataforma no relacionamento interpessoal, os donos do Instagram fizeram a virada de chave, incluindo ferramentas específicas para empresas. Surge então o Instagram Business.

Depois de algumas mudanças no core business, envolvendo a venda para fundos de investimentos e alterações no algoritmo, o Instagram tornou-se não só uma rede social, mas também um canal de comunicação entre marcas e pessoas.

Por ser uma tendência relativamente recente no país, muitos empresários e gestores sentem receio de direcionar investimentos. Aliás, o que é completamente compreensível, já que as empresas brasileiras apresentam funcionamento com capital próprio.

Como uma forma de tornar o acesso à informação democratizado e salientar os benefícios no uso do Instagram, seguem as funcionalidades da plataforma aos negócios.

Diversificação de mercados

O primeiro ponto trabalhado pelo Instagram é a diversificação de mercados, vantagem que é proporcionada pelas ferramentas de marketing digital como um todo.

Se antes as empresas tinham a barreira da localização em seus negócios, nos dias atuais podem abrir mão dessa preocupação. Isso porque a internet é um recurso que quebra as fronteiras, conforme apontam os especialistas.

Em outras palavras, significa que uma assistência técnica especializada em conserto de smartphones, pode atingir um número maior de pessoas com ações de publicidade através do Instagram. 

Por isso, a rede social auxilia as empresas na diversificação de mercados e nichos, potencializando as oportunidades de negócio.

Relacionamento com o público

A jornada do cliente corresponde a toda vivência obtida por um comprador em potencial, isso desde o contato inicial com a empresa até o fechamento efetivo do pedido de compra. A depender do que é oferecido, contempla a assistência no pós venda.

Tendo em vista as movimentações de mercado, é possível considerar que foi desenvolvido um modelo econômico nos países democráticos em conformidade com a recomendação de órgãos internacionais e das próprias corporações.

Trata-se do livre-comércio, modelo econômico que propõe o fim da formação de monopólios e oligopólios, tornando o processo de decisão de compra dos consumidores mais flexível, pois há diversos fornecedores de um mesmo produto e solução.

Adentrando na perspectiva das empresas, entende-se que os obstáculos referentes à ampla concorrência precisam ser driblados por intermédio das vantagens competitivas e comparativas.

Ou seja, as empresas precisam agregar valor para aquilo que está sendo ofertado e construir uma imagem positiva para garantir posicionamento frente à concorrência, aumentando as conversões de uniformes industriais

Com isso, pode-se afirmar que o Instagram possibilita a geração de maior conexão com os clientes, já que as empresas podem aplicar técnicas para reforçar e agregar valor.

Marketing de conteúdo

Quem atua com o marketing digital precisa compreender que a narrativa de abordagem na internet deve ser totalmente diferente das narrativas aplicadas no marketing tradicional, que necessita somente dos meios de comunicação físicos.

Isso acontece porque devido a velocidade na troca de informação, característica presente na internet, muitas marcas concentram comunicações com os consumidores, os bombardeando de dados.

A disputa por visibilidade e notoriedade é uma realidade presente no marketing digital. Como uma forma de garantir sua visibilidade, as marcas devem investir na criação de conteúdo.

Os conteúdos precisam ser correspondentes com a demanda para sacolas personalizadas, correlacionando a expectativa do público e também os objetivos gerais e específicos das organizações. 

Análise de métricas

A implementação de estratégias precisa fazer sentido para que efetivamente as metas e objetivos delegados para as equipes sejam atendidas, entretanto, o único modo de entender a assertividade é pela análise de métricas.

Não necessariamente as empresas precisam esperar chegar o dia estipulado da meta para determinar se o plano de ação tomado foi o suficiente para gerar resultados, aliás, essa ação é nociva e prejudicial aos negócios.

Por isso, o Instagram disponibiliza uma ferramenta exclusiva para as empresas poderem validar os efetivos resultados das ações feitas. 

A dica é que a análise seja feita periodicamente, garantindo o sucesso comercial de salas planejadas

Afinal, o que é o Instagram Insights?

O Instagram Insights é uma ferramenta presente na plataforma do Instagram, trata-se de um recurso exclusivo para quem possui o perfil na modalidade business, isto é, quem possui uma conta profissional.

É uma forma de ter visibilidade dos conteúdos, postagens e do alcance de modo geral na conta, ajudando as equipes a terem noção dos efetivos resultados obtidos.

Por ser uma modalidade recente para muitas empresas, alguns líderes e empresários sentem dúvidas do significado de cada item da métrica. Logo, é válido proporcionar o esclarecimento nesse sentido.

  1. Contas alcançadas

O indicador de contas alcançadas reflete no número de pessoas no geral que tiveram contato com o conteúdo publicado, seja ele story, publicação ou reels. 

Trata-se do principal indicador para a identificação da visibilidade, pois engloba não só o número de visualizações por seguidores, como demonstra as demais contas que foram alcançadas além do grupo de seguidores.

  1. Engajamento 

A métrica de engajamento indica todas as interações do público com o conteúdo publicado ou compartilhado, isso quer dizer que são contempladas as ações de curtidas, comentários e depender do tipo de conteúdo envolve também os cliques.

Não necessariamente dispor de um baixo engajamento para o conteúdo de cursos de operador de ponte rolante significa que o conteúdo não supre a demanda ou não é relevante. Mas, sim que por algum outro motivo os seguidores não tiveram interação.

É neste momento que as empresas podem implementar ações de chamada para ação dentro do Instagram, por isso, pode-se afirmar que o indicador de engajamento ajuda na identificação de possíveis gargalos.

  1. Número de seguidores

O número de seguidores é a métrica que traduz a geração de sinergia com o público, afinal, quando um usuário decide seguir a marca nas redes sociais é porque possui interesse em acompanhar as ações e conteúdos.

Para que as empresas possam aumentar o número de seguidores, é viável o investimento de ações para fomentar interações no Instagram, como enquetes, caixas de perguntas, conteúdos informativos e vídeos ao vivo.

  1. Volume de conteúdo

Por fim, o Instagram Insights faz uma análise do volume de conteúdo publicado para validar os efetivos resultados dentro de um determinado período.

Tal métrica é relevante porque ajuda a compreender o efetivo resultado do plano de ação organizacional para marketing digital no Instagram.

Considerações finais

Portanto, as redes sociais tornaram-se altamente relevantes para as empresas devido a velocidade na troca de informação, facilitando o bom direcionamento das negociações.

Por fim, pode-se concluir que o Instagram Insights é a ferramenta disponível no Instagram com a finalidade de corroborar para a análise assertiva de indicadores e o atingimento de metas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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