Google Analytics

Aprenda a utilizar o Google Analytics em 5 passos simples

Donos de um negócio digital que desejam aumentar seu faturamento e fazer a empresa crescer já fazem uso do Google Analytics, pois ele é essencial para monitorar os acessos e entender as preferências do público.

Entender as ferramentas mais utilizadas no mundo para análise de dados de lojas virtuais é uma etapa necessária para desenvolver uma estratégia de negócios de marketing e vendas segura.

Com o Google Analytics, a maioria das empresas pode otimizar sua compreensão de seu nicho de mercado para expandir seus negócios, seja um buffet para festa de fim de ano ou até uma loja virtual de materiais para construção.

Por se tratar de um dos softwares mais versáteis do mercado de análise de dados, o Google Analytics se tornou essencial para analisar o comportamento do público.

Isso ocorre, porque além de fornecer recursos pré-formatados de modo padronizado, a ferramenta permite que seja feita a criação de gráficos personalizados de acordo com as necessidades de análise.

Por exemplo, se uma clínica de fisioterapia em animais de grande porte quiser analisar algum dado específico ou hábito de seus clientes em potencial, ela conseguirá fazer isso de forma intuitiva e ainda comparar os dados com informações anteriores (caso exista).

Mas de modo geral, o Google Analytics é muito utilizado pela sua facilidade e rapidez em organizar e apresentar dados úteis para criar campanhas de marketing bem fundamentadas. Seja em:

  • Sites institucionais;
  • Blogs;
  • Lojas virtuais;
  • Plataformas de venda.

Entre diversos outros tipos de uso no meio digital, o uso do Google Analytics é muito importante para que as empresas possam estudar o comportamento de consumo, navegação e experiência dos usuários em um determinado site.

Entretanto, antes de citar as demais vantagens, é preciso entender de fato o que é o Google Analytics e como utilizá-lo de forma correta para ter sucesso nas análises de comportamento dos usuários.

O que é o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento e análise de sites e aplicativos que existe em estratégias de muitas empresas ao redor do mundo.

É o software mais completo que consegue monitorar o perfil das pessoas que visitam o site, incluindo as páginas mais visitadas, conversões, dispositivos utilizados e outras informações, e tudo isso de forma gratuita.

Devido ao desenvolvimento avançado da internet ao longo dos anos, o Google Analytics foi se tornando cada vez mais útil para auxiliar as empresas a realizarem vendas no digital.

É possível exemplificar isso por meio do caso de uma clínica veterinária especializada em realizar cirurgia em animais de pequeno porte, que pode analisar, de forma muito rápida, quais as páginas mais visitadas em seu site, bem como o perfil dos usuários.

Dessa forma, ela consegue criar uma base de informações úteis e traçar estratégias para que os resultados de conversão e outros aspectos importantes para o sucesso do negócio sejam realizados.

Idealmente, as empresas devem realizar testes diários de páginas para desenvolver estratégias e para alavancar visitas virtuais e conexões de internet.

Testes e análises internos dos dados e informações coletados do Google Analytics podem ajudar a determinar o que funciona e o que não funciona em seu website.

No entanto, para que isso aconteça, uma quantidade significativa de tempo deve ser dedicada à pesquisa e análise ou recursos devem ser dedicados a profissionais qualificados para fazer o trabalho.

Isso é válido principalmente para empresas que trabalham com produção de, por exemplo, caixa de madeira grande com tampa e precisam entender com precisão o comportamento de seus clientes para terem sucesso em suas vendas.

Para ajudar a entender a real importância dessa ferramenta e como ela pode melhorar o desempenho das campanhas de marketing digital, é preciso compreender como ela funciona.

Como utilizar o Google Analytics?

Como foi falado algumas vezes no texto, a ferramenta de análise de dados do Google Analytics tende a ser muito precisa ao identificar o comportamento de navegação dos usuários em páginas do site de uma empresa.

Então para saber como utilizar essa ferramenta da maneira correta e entender os dados que são coletados, será necessário entender como configurar e utilizar o Google Analytics em alguns passos simples. São eles:

Criar uma conta no Google Analytics

Para começar, primeiro deve-se criar uma conta na ferramenta. Conecta-se a uma conta Google e depois se acessa o site da ferramenta Google Analytics e se prossegue à configuração da conta.

No processo de configuração, será necessário especificar se a conta criada é para monitorar um website, como por exemplo, o de um auxiliar de enfermagem para cuidar de idoso ou aplicativo para dispositivos móveis.

Também será necessário criar um nome para a conta, especificar o URL (endereço) do site e qual o setor de atuação. Nota-se que, também, é preciso especificar o país e fuso horário para garantir a fidelidade nos dados de navegação e comportamento dos usuários no site.

Instalar o código de acompanhamento

Depois de aceitar os termos de serviço, será possível receber a tag global do site gtag. Ele é responsável por comunicar o site com o Google Analytics e enviar dados para ferramentas de monitoramento.

De forma resumida, existem duas maneiras bem simples de instalar a tag de acompanhamento do Google Analytics. A primeira é adicionar ela diretamente na seção <head> em todas as páginas do site.

Além de adicionar tags, também é preciso enviar alguns parâmetros para criar um alvo na plataforma, que é a desvantagem dessa abordagem. Caso o responsável pelo site não tenha conhecimento de como fazer, precisará de ajuda de um profissional.

A segunda maneira é por meio do Gerenciador de tags do Google. Essa é uma ferramenta que permite gerenciar todas as tags de um site, criar eventos, metas e muito mais sem mexer no código do site.

Além disso, é preciso usá-lo para gerenciar todas as tags do site, como Facebook Pixel, pixels de outros parceiros, entre outros usos.

Depois de escolher um método, adiciona-se o código de acompanhamento em todas as páginas do site. O próximo passo é verificar se a etiqueta está funcionando corretamente.

Usar o Google Tag Assistant para checar a tag

Tão importante quanto instalar tags no site, é garantir que ela funcione. Muitas vezes, as gtags são inseridas nos sites diretamente ou por meio do Google Tag Manager.

Mas acabam não sendo testadas, a análise acaba sendo esquecida e, ainda, quando é necessário analisar os dados, descobre-se que não funciona.

Como é uma extensão para o Google Chrome, ela está prontamente disponível e é muito útil. Seu uso é muito simples, basta clicar em seu ícone e habilitá-la.

Então, só se precisa de que se carregue a página que se deseja analisar, e a ferramenta informará quais tags estão ativas e funcionando no site e, além, se há algum erro.

Configurar o gerenciamento de usuários

É hora de configurar a visualização da propriedade. É possível acessar essa seção clicando em “Admin > configurações de visualização de propriedade”.

A visualização de propriedades basicamente permite que se escolham informações as quais se deseja ver para essa propriedade na segmentação de dados.

No submenu de configurações da visualização de propriedades, podem-se criar os filtros necessários e também se alterar informações como país, região, moeda, entre outros.

É possível, igualmente, ativar o rastreamento de pesquisa do site para visualizar informações sobre as pesquisas internas que os usuários fazem no site.

Os direitos de gerenciamento do usuário são opcionais em todos os níveis de acesso, e os usuários que tiverem acesso receberão um e-mail confirmando o convite e poderão visualizar os dados do site a partir dele.

Criar metas e configurar módulo de e-commerce

Agora, também, é preciso medir as ações que são importantes para o site. Seja preenchendo um formulário de contato, manifestando interesse em um produto ou até mesmo em uma venda.

Isso permite criar funis de vendas e entender a taxa de conversão do site, o custo por conversão e muito mais. 

Já a criação da meta depende de como foi instalado o código do Google Analytics. Se for feito diretamente na seção <head> do  site, é preciso criá-lo diretamente no site.

No entanto, se já foi usado o Gerenciador de tags do Google, basta criar uma meta por meio do Gerenciador de tags e ele se encarregará de enviar os dados para análise.

Quais os benefícios de utilizar o Google Analytics?

Com o Google Analytics, uma clínica de terapia ocupacional domiciliar pode obter uma compreensão mais completa de como os clientes interagem com sua empresa para oferecer experiências melhores e gerar resultados.

Por meio dessa ferramenta, é possível fazer medições voltadas aos sites e apps para saber o que está funcionando ou não. Dessa forma, tomar decisões estratégicas que sejam assertivas fica muito mais fácil.

Outro ponto positivo é usar os dados a favor da empresa, pois se por exemplo, uma auto escola notar que as páginas relacionadas a aula direção defensiva de seu site estão recebendo muitos acessos, será interessante criar formulários para possíveis interessados.

Além disso, usar os insights recebidos ajuda a empresa a estabelecer prioridades em otimizar assuntos, produtos, serviços e afins do seu site. Como é feito ainda neste exemplo da autoescola que possui páginas falando sobre assuntos como cnh especial moto

Considerações finais

Com relatórios personalizados, registro de eventos e transformações personalizadas, o Google Analytics oferece o equilíbrio perfeito entre análise de dados objetivos e criatividade para desenvolver informações e insights relevantes.

Tudo isso contribui para uma melhora gradativa dos acessos ao site de modo que possibilite às empresas a possibilidade de fidelizar e angariar mais clientes para elas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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