tamanho original da roda

O que acontece se alterar o tamanho original da roda e dos pneus?

Leia este artigo até o final e veja o que acontece se alterar o tamanho original da roda e dos pneus ? Saiba tudo como funciona

A seguir, daremos alguns conselhos sobre como modificar ou personalizar o tamanho dos pneus do seu veículo. Antes de mais nada, você deve entender como são as medidas de um pneu, vamos pegar o tamanho 205/55 R16 como exemplo. Essa combinação de números pode ser encontrada na lateral de qualquer pneu e se refere às medidas com as quais o pneu foi construído.

 

O primeiro número (205/55 R16) refere-se à largura do aro e esta medida é dada em milímetros, o segundo número ( 205/55 R16 ) é o perfil ou aspecto, e indica que tem uma altura correspondente a 55% com relação à largura, isso significa que a medida do perfil para este aro é de 112,75 mm. A última medida (205/55 R16) é o diâmetro do aro e é dada em polegadas. Confira as lojas de pneus Michelin.

 

Agora que sabemos como ele é composto e o que significa cada um dos números na lateral do pneu, vamos às perguntas frequentes que os clientes fazem.

O que preciso saber para alterar o tamanho dos pneus?

Antes de tudo você deve levar em conta qual é o tamanho original dos pneus do seu veículo, por quê? Engenheiros projetam carros com características específicas que incluem o tamanho dos pneus, e estes trabalham em harmonia com o veículo de tal forma que para não afetar ou alterar seriamente esse equilíbrio, certos aspectos devem ser levados em consideração para que não causem problemas no futuro levando a ter que comprar novos pneus novamente.

Quais são esses aspectos?

Ao aumentar muito a largura do pneu, teremos mais contato com o solo e um peso adicional da borracha do pneu, o que faz com que o motor e as peças que movimentam o pneu tenham que trabalhar mais para movê-los.

 

Além disso, em carros com direção mecânica, ele parecerá mais pesado e em carros com direção hidráulica, o esforço adicional será feito pelo sistema com o qual o carro trabalha. Em ambos os casos o desgaste das peças envolvidas será prematuro.

 

Se o que você busca é ganhar altura para o veículo comprando pneus novos, o que estaríamos afetando é a estabilidade do veículo, já que seu centro de gravidade seria mais alto.

 

Além disso, com a mudança inadequada no tamanho dos pneus, também estaria alterando os instrumentos de medição de velocidade e o odômetro do carro, o que daria uma leitura errada.

Então o recomendado é que se você for aumentar ou diminuir o tamanho dos aros, não ultrapasse (+/-) 2,5% do diâmetro original dos aros.

 

Vamos voltar ao nosso pneu de exemplo. Se tiver jantes 205/55 R16 no veículo e quiser que sejam mais largas, é preciso mudar a largura, poderia ser de 205 para 225, mas para estar dentro do intervalo de 2,5%, temos que ter em conta o tamanho do perfil, ou seja, esse segundo número, o “55”.

 

Conforme explicado anteriormente, este número corresponde à porcentagem da largura do aro e quando a largura aumenta, o perfil será afetado.

É melhor ou pior mudar o tamanho dos pneus?

Em alguns carros é recomendado aumentar um pouco a largura dos pneus para dar melhor estabilidade ao carro, já que muitos veículos vêm com pneus muito finos. O ledo negativo é o esforço adicional que o motor terá.

 

Deve-se notar que nem todos os veículos podem ser modificados, como veículos de gama alta como BMW, Audi, Mercedes Benz, Peugeot, pois estes possuem uma série de sensores que monitoram o diâmetro juntamente com o computador de bordo, a fim de determinar o funcionamento de diversos sistemas que o carro traz, como ABS, altura do veículo e outros.

 

Se você decidir realizar a compra de pneus novos para o seu veículo, é sempre melhor comprar primeiro os aros e depois os pneus. Para realizar o ajuste corretamente, existem vários aplicativos de calculadora de equivalência para celulares e computadores, basta inserir o tamanho dos pneus do seu veículo e eles lhe dão as melhores opções de medição para que você possa fazer uma alteração correta no tamanho dos pneus .

 

Lembre-se se você fizer uma alteração e achar que não foi a melhor e quiser fazer uma nova alteração, a medida que você deve tomar como referência é a original do carro.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.