aftas

Aftas podem ser emocional: entenda mais sobre essa relação

As aftas são um problema que pode incomodar e muito uma pessoa. Isso porque, essas feridas bucais que nada mais são do que pequenas úlceras, podem desenvolver dores na hora de se alimentar e até mesmo falar, gerando uma sensação de queimação. 

Justamente por esse incômodo, muitas pessoas fogem desse problema e tentam evitá-lo ao máximo, buscando correr de suas causas, como por exemplo, evitando a alimentação de comidas mais ácidas. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que o surgimento das aftas muitas vezes está ligada ao emocional. 

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre essas feridas que podem aparecer devido a aparelho dental invisível, mordidas na boca e comidas ácidas, mas também podem acabar se desenvolvendo por causa de estresse excessivo e questões emocionais, bem como entenda a importância da saúde mental para a saúde bucal. 

O emocional pode causar aftas na boca?

Cada vez mais as pessoas estão tomando consciência de como a saúde mental é importante, uma vez que o corpo mostra sinais muito evidentes quando a cabeça está sobrecarregada, com sintomas como:

  • Insônia;
  • Queda de cabelo;
  • Falta ou excesso de apetite;
  • Aftas.

Dessa forma, é importante saber que as causas específicas das aftas não são conhecidas. Isso significa que assim como é possível ter uma ferida no joelho por diversos motivos, como alergias e quedas, é possível desenvolver aftas por diversas razões, como prótese dentária e aparelhos mal colocados, mordidas nas bochechas e línguas, etc. 

Além desses motivos, que acabam sendo mais comuns, alguns estudos apontam a presença de aftas em decorrência de problemas como ansiedade e a depressão, ou até mesmo quadros de estresse extremos. 

Uma pesquisa realizada pela revista Journal of Oral Pathology and Medicine mostrou a influência da ansiedade, do estresse psicológico e da depressão sobre as aftas. Depois de dar aos participantes uma série de questionários e testes psicológicos, os pesquisadores determinaram que parecia haver uma relação entre o estresse e as aftas. 

Outro estudo também mostrou a relação entre as aftas e problemas psicológicos, onde, através de avaliações psicológicas e a medição dos níveis de cortisol na saliva (que pode indicar estresse) foi possível perceber o surgimento de aftas.

Vale lembrar que esse não é o primeiro nem o último problema bucal que se relaciona com questões de saúde mental. Toda a área da odontologia estética e tratamentos como a colocação de lentes de contato dental também são tentativas de aumento da autoestima, por exemplo. 

Como tratar as aftas causadas pelo estresse?

Assim como qualquer outro problema bucal, o melhor tratamento deve ser indicado por dentistas especializados, assim como acontece na avaliação de lente de dente, isso porque, apenas esses profissionais são capazes de ter um olhar analítico e identificar os melhores caminhos para exterminar doenças bucais e seus sintomas de forma efetiva. 

Entretanto, é necessário levar em consideração que muitas vezes as aftas vão embora sozinhas após alguns dias, ou até mesmo podem ser tratadas através de medicamentos como pomadas e lenços específicos para isso. 

Em suma, mesmo tratando as aftas de forma e eliminá-las diretamente, quando seus motivos são vinculados a questões emocionais, é fundamental procurar ajuda de profissionais da área para que, problemas com estresse, por exemplo, sejam controlados e assim o surgimento das aftas possam cessar. 

O que é estomatite aftosa recorrente?

A estomatite aftosa, ou afta como popularmente é identificada, é um problema de feridas na boca que tem como causa diversos motivos, o que a torna uma questão sem causa definida. Em suma, assim como aparece, a afta tende a sumir em pouco tempo sem que seja necessário tomar medicamentos ou ter grandes preocupações. 

Quando esse problema acontece de forma recorrente é preciso ficar atento, pois a afta pode ser a manifestação do seu corpo como um sintoma, indicando que alguma coisa não está certa, como por exemplo, altos níveis de estresse ou até mesmo algumas doenças mais sérias como o câncer de boca. 

Portanto, ao menor sinal de aftas recorrentes, não exite em buscar pela avaliação de um dentista, que por sua vez também poderá informar a necessidade de outros tratamentos e até mesmo a explicação de questões como clareamento dental antes e depois.

Somente dessa forma é possível realizar uma manutenção eficaz da sua saúde bucal e ter belos dentes e um sorriso estonteante para o resto da vida.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *