A importância da personalização e experiência do cliente no sucesso das marcas

A personalização e a experiência do cliente são dois termos que devem ser visualizados e tidos como um dos mais importantes da atualidade. Tudo porque, um site de uma marca de manequim de costura, por exemplo, irá reter os interessados por mais tempo e a conversão acaba sendo maior.

Isso possibilita que eles verifiquem o que há no catálogo com facilidade e, como mencionado, as chances de fecharem as compras se intensificam. Aqui você verá isso e ainda terá contato com plugins que o ajudarão nessa tarefa. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.

A importância da personalização e experiência do cliente no sucesso das marcas

Não basta apenas oferecer um bom produto ou serviço, é preciso ir além, proporcionando ao cliente uma experiência única e personalizada. Um estudo recente apontou que 91% dos consumidores são mais propensos a comprar de marcas que lembram e reconhecem, além de fornecerem ofertas e recomendações relevantes para suas necessidades. 

Ou seja, a personalização não só é importante, mas, como dissemos nos parágrafos iniciais, pode ajudar no aumento das vendas. Some isso a relacionamentos duradouros com seus clientes, tornando-os leais e defensores da marca e você compreende os motivos pelos quais as empresas vão atrás desse detalhe. 

Quando o cliente se sente valorizado e compreendido, ele é mais propenso a permanecer fiel à marca e a recomendá-la a outras pessoas. Ao mesmo tempo, as redes sociais lhe dão a segurança para interagir diretamente com seus clientes, fazendo com que conheça suas preferências e necessidades. 

Comparativamente, se uma bomba de refrigeração dá suporte para máquinas de corte, auxiliando a refrigeração de brocas e melhorando sua vida útil, a personalização e a experiência têm essa equivalência nos endereços eletrônicos, pois auxilia na vida útil de cada link que é clicado. 

Esses dados, por sua vez, fazem com que as ofertas e recomendações sejam assertivas, aumentando a relevância e o valor para o cliente. E não para por aí! Pois o Instagram, Facebook, etc. moldam um atendimento mais eficaz e próximo. 

As marcas podem responder às perguntas e dúvidas com eficiência, mostrando que se importam com o cliente e estão disponíveis para ajudá-lo. As três últimas formas têm a ver com impulsionar o SEO do site e criar um conteúdo ‘de ouro’ para o público-alvo da marca. 

Tudo porque elas se tornam uma fonte confiável de informação para os seus clientes e leads. Isso pode levar a uma maior visibilidade nos resultados de busca do Google. E tão importante quando o SEO é a promoção desses textos, vídeos e imagens criados pela marca, aumentando sua exposição e compartilhamento nas redes sociais. 

Isso pode levar a um maior engajamento do público com a marca e, consequentemente, um aumento nas visitas ao site. Por fim, as redes sociais são excelentes coletores de feedbacks e opiniões sobre a marca, seus produtos e serviços. 

Plugins para ajudar na personalização e experiência do cliente

Esses plugins que apresentaremos, podem ser encontrados no WordPress e auxiliam os usuários na personalização e experiência do cliente. Em primeiro lugar, trago o WPForms, que gera formulários personalizados para os clientes entrarem em contato com a empresa de forma mais fácil. 

Em seguida e tão importante quanto o anterior, temos o Woo Commerce. Este é válido para quem tem e-commerce, pois permite criar uma loja virtual personalizada para a sua marca. Ele tem várias extensões disponíveis que podem ser usadas para personalizar ainda mais a experiência do usuário.

Ou seja, assim como um projeto de bombeiro é essencial na proteção contra incêndios em diversas edificações, um criador de site não pode imaginar deixar de instalá-lo. O mais conhecido de todos é o Yoast SEO. 

Ele ajuda na otimização de mecanismos de pesquisa e, consequentemente, no ranqueamento do site. Se seu conteúdo estiver com a cor ‘vermelha’, precisará melhorar termos como a quantidade de vezes que a palava chave foi usada, além de mais palavras de transição e, quem sabe, meta descrições para pontuar melhor no Google.

Os dois últimos são o LiveChat, que adiciona um chat ao vivo no seu site, ou seja, facilita essa dinâmica entre marca e consumidor, pois tira suas dúvidas no menor tempo possível e o OptinMonster, que além de aumentar as conversões em seu site, ainda permite que pop-ups sejam criados e personalizados. 

Enfim, dá para perceber que a personalização e experiência do cliente é como uma injeção de plástico, pois ambas podem ser moldadas e remoldadas para chegarem a um melhor resultado.

São pequenas nomenclaturas e possibilidades que colocarão sua marca no topo, com uma facilidade incrível e números ainda mais impressionantes do que jamais imaginou. Tenha reuniões constantes com todos os setores que irão conduzir essa personalização e, certamente, os resultados a médio e longo prazo virão.

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