5 dicas para ter um espaço zen em casa

Você já pensou em ter um espaço zen em sua casa, mesmo que pequeno? Pois bem, ter um local como este é muito importante para repor as energias e livrar, tanto o corpo quanto a mente, dos estresses do dia a dia.

Nossa rotina é muito corrida e envolve trabalho, estudos, filhos, casa e muitos outros afazeres que sugam nossa energia e disposição. 

Se não temos um local apropriado para descarregar tudo isso, os sintomas de estresse começam a aparecer.

Muitas pessoas também desenvolvem outros problemas emocionais, como a síndrome do pânico, depressão, crises de ansiedade, e todos eles acabam por desencadear outros problemas de saúde diretamente em nosso organismo.

Sendo assim, para evitar esse emaranhado de situações negativas, é fundamental ter um tempo para cuidar da sua mente, e ter um espacinho exclusivo para isso em casa pode ajudar a cuidar de você.

Se você gosta de meditar, faz isso há um tempo ou está começando a fazer, leia este artigo. Vamos explicar o que é meditação zen, os benefícios de ter um espaço zen em cada e dar algumas dicas para criar o seu. 

O que é meditação zen?

A meditação zen, também conhecida como Zazen, é uma prática budista em que “za” significa sentar-se e “zen” um estado de meditação profunda.

Não é fácil explicar o conceito de zazen, visto que para compreendê-lo é necessário praticá-lo, de qualquer forma, está muito além do pensar e do não pensar, além de envolver muito mais do que o eu e o não eu.

Você pode se sentar sobre uma almofada em um piso tátil concreto, pois, na verdade, isso não importa muito, desde que você saiba praticar a meditação do jeito certo.

É a partir disso que sentimos todos os benefícios trazidos pela meditação, e dentre os que mais se destacam estão:

  • Melhora da concentração;
  • Desenvolvimento da compaixão;
  • Melhora dos relacionamentos;
  • Benefícios para a saúde.

O principal objetivo é fazer com que você seja um observador de si mesmo, além de reconhecer melhor tudo o que está a sua volta.

Durante a meditação, é muito importante deixar os pensamentos e sentimentos livres, ou seja, não tente controlá-los ou eliminá-los.

A respiração abdominal precisa ter inspirações mais longas e inspirações mais curtas. É assim que você alcança um estado de atenção e calma, aumentando a sensação de bem-estar.

O ideal é não se mover, a menos que você sinta um desconforto ou tenha algum problema, como dores nas costas. Se este for o seu caso, procure uma posição confortável para a meditação.

Não existe ambiente mais agradável e seguro para meditar do que a própria casa, principalmente se ele for bem limpo como produto de limpeza pesada. E vamos mostrar um pouco mais sobre os benefícios deste local.

Vantagens de ter um espaço zen em casa

Antes de falar sobre os benefícios de ter um espaço zen em casa, primeiro é importante entender o conceito deste local.

O espaço zen nada mais é do que uma área dedicada à meditação ou qualquer outra atividade que promovam relaxamento, como uma oração.

Você pode se inspirar nos jardins orientais, e incluir elementos naturais em seu espaço zen, como:

  • Plantas;
  • Fontes;
  • Cascatas;
  • Cristais;
  • Bonsais.

Mas, inspirando-se ou não nos jardins orientais, o importante é que seu espaço zen transmita paz e tranquilidade. 

Dessa forma, mesmo que você utilize para ler um livro ou comer o seu doce favorito, vai ajudar a renovar as energias.

Você também não precisa de um lugar muito grande para criar o seu espaço zen, visto que até mesmo que mora em apartamento pode construí-lo. Dessa forma, terá acesso a uma série de vantagens, como:

Redução do stress

A maioria das pessoas vive uma rotina agitada e precisam cumprir vários compromissos, seja no trabalho, consultas médicas para teste de audição frequência, estudos, entre outros.

Entretanto, apesar de tudo isso ser importante, acaba tornando o nosso dia a dia mais estressante. 

Mas, se você tiver um espaço zen dentro da sua casa, consegue se distanciar dos próprios problemas e criar um momento de conexão com o divino.

Aumenta sua disposição

Seu espaço de meditação em casa pode te ajudar a reduzir o estresse e as preocupações, por isso, vai dormir mais relaxado e acordar com mais disposição no dia seguinte.

Você pode usufruir desse canto na sua casa, tanto de manhã quanto depois do trabalho. Você vai se sentir menos ansioso e disposto para as obrigações do dia a dia.

Melhora a concentração

Um dos grandes problemas do mundo moderno é que recebemos estímulos diferentes o tempo todo, por isso, é muito difícil se concentrar e prestar atenção em uma única informação.

Mas se você pode passar um tempo em um local tranquilo, com decoração de balão correspondente ao clima do local, pode prestar atenção aos sons da natureza, limpar a sua mente e aguçar a concentração.

Você pode caminhar descalço, ouvindo o som das águas, o canto dos pássaros e o som das árvores ao seu redor. 

E mesmo que você não tenha tudo isso a disposição pela natureza, como no caso de quem mora em apartamento, pode ouvir os áudios na internet.

Mas, para ter acesso a todos esses benefícios, é muito importante saber como constituir o ambiente zen da sua casa. Veja mais sobre isso no próximo tópico.

Dicas para criar um espaço zen perfeito

Você já conhece todos os benefícios que um espaço zen pode trazer para sua vida. Mas para aproveitar todas as suas vantagens, é importante saber criá-lo dentro de casa. E algumas dicas para isso são:

1.    Escolher um local adequado

Em primeiro lugar, procure um local que você goste de estar. Por exemplo, algumas pessoas constroem esse ambiente próximo às cozinhas planejadas com ilha, pois a cozinha é um local onde recebemos os amigos e a família.

Outros preferem criar o espaço zen na sacada ou até mesmo em um canto do quarto. O ideal é que o local tenha entrada de luz natural e possa comportar algumas plantas.

2.    Inclua elementos naturais

Não se esqueça de incluir alguns elementos naturais, como as plantas, depois elas ajudam a criar uma atmosfera de calma e tranquilidade.

Prefira espécies resistentes e que não necessitam de muitos cuidados, além disso, é importante que elas sejam vistosas.

Se o espaço for muito fechado, você pode providenciar conserto ar condicionado, mas nunca deixe de incluir as plantas vivas porque elas criam o clima perfeito, deixam o local mais bonito e ajudam a equilibrar suas energias.

3.    Prefira uma iluminação suave

Nós falamos que é muito importante que o local tenha acesso à luz natural, pois o Sol emite uma frequência relaxante.

Mas, não se esqueça de criar alguns pontos de luz indiretos, por meio de objetos como lanternas, abajures e velas. 

As lâmpadas podem ser de tons amarelados porque elas colaboram com o relógio biológico.

4.    Decore o espaço

Além das plantas, você pode decorar o seu espaço zen com outros elementos naturais, como água, pedras e cristais.

O barulho de uma fonte pode te ajudar a relaxar e ainda ajuda a umidificar o ambiente. 

Anote em um bloco de notas colorido outros elementos que você pode incluir, como cristais coloridos, se no de ventos, conchas e objetos de madeira.

5.    Escolha bem as cores

Geralmente, as pessoas não pensam de maneira consciente sobre a influência que as cores têm sobre nós, mas elas cumprem papel essencial na criação de um espaço zen.

Por exemplo, os tons mais claros tendem a criar uma sensação de que o espaço é um pouco maior, ao passo que os tons escuros podem criar a sensação de que o ambiente é pequeno.

Você pode escolher cores mais vibrantes e intensas, pois elas são ótimas para quem quer aumentar a energia e a vitalidade. 

Mas, se a intenção é criar um espaço propício para o descanso e o relaxamento, é melhor utilizar tons mais claros.

Aliás, em uma caixa de papelão pequena você pode reunir flores coloridas para contrastar com os elementos mais claros do seu espaço zen.

Conclusão

Em resumo, o espaço zen da sua casa pode ficar perfeito com as dicas que demos ao longo deste artigo. 

Procure escolher os elementos com calma, de modo a criar um ambiente de acordo com a sua personalidade e suas necessidades.

Todos os dias ele vai te ajudar a relaxar e a se sentir melhor, renovando sua energia e disposição para o dia a dia. Sua casa vai ser mais harmoniosa e irradiar energia positiva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.